O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

cão com a de França e Inglaterra , ver-se-ie pelas estatísticas a este respeito, que a instrucçâo primaria em Inglaterra e França, tem uma deficiência extraordinária, comparada mesmo com a nossa (O Sr. Beirão: — Não é tanto assim).

O Orador: — Diz o nobre Deputado que não; pois eu apresentarei os documentos em contrario do que o nobre Deputado diz : o Sr. Deputado pôde dizer o que quizer, e eu posso dizer o que leio; nós vimos aqui para apresentar as nossas opiniões francas e sinceras , e não para ensinar n'uma escola : n'uma cadeira do magistério eu traclaria esla matéria d'outra maneira; porque estou habilitado para a Iractar do mesmo modo que o nobre Deputado, iras neste de que fallo, devo Iractal-a por outro modo,

O Sr. Pereira Pinto: — Os dous illustres Deputados, que me precederam, não discordam na adopção do syslenia métrico de França, ao qual serve de base o metro decimarnillionesima parle

Concordam igualmente, que as outras medidas de superfície, volume e peso se dedusarn do metro ou sejam suas funcções; que seus multíplices esubrnul-liplices sigam urna progressão decimal , os quaes tem, no sysU-ma metrologico francez, denominação particular , s>endo na progressão ascendente precedidos dos nomes gregos deca , hecío, kiol, miria , e na descendente dos nomes latinos dcci^ ccnli, iniUit conservando Iodos a redical da espécie de unidade. A Commissâo, tendo julgado conveniente seguir a nossa termologia actual , não deu ás differentes unidades da mesma espécie o nome da sua radical : e o que faz a divergência dos dous illustres Deputados.

No syslema métrico de França os multíplices do metro são 10, 100, 1000, 10000 metros que tem os denominações dedecametro, hectometro, kilome-iro, e mirhiinefn, servindo os dous últimos para rnedir as grandes distancias dos differentes logares do nosso globo, e mesmo para exprimir o valor absoluto dos diâmetros e volumes dos corpos celestes, que compõem o nosso systerna solar, e a distancia (jiie nos separa do sei, e dos outros planetas que ficam na immensidade do espaço. As divisões de melro na progressão descendente decimal são a decima, centessirna , millessima , tomando as denominações de decimetro, centímetro, milli-melro.

A Commissâo porem attendendo aos nossos antigos hábitos não se serve dos uuiliiplices de metro ou nova vara, dando-lhe nomes particulares, mas toma por unidade das grandes distancias a milha, valor do comprimento do minuto de meridiano terrestre, que e' de 1852 metros ou novas varas, três das tjuaes fazem a legoa de 20 ao gráo, que corresponde a três minutos de meridiano ou a 5556 metros, que faz 5082 da nossa vara actual ern uso.

Em quanto ás medidas de superfície, que entre nós teern sido até agora tão differentes como vagas e indeterminadas, a illustre Commissão tomou por unidade o quadrado, cujo lado se compõe de vinte metros ou novas varas que denomina aguilhada; parecia mais natural, e conforme ao systema decimal que esta unidade de superfície fosse o quadrado , que tivesse por lado dez metros ou varas. N." â l.

A unidade de capacidade e a mesma tanto para líquidos como para seccos, e igual ao litro de França , isto e', ao cubo, cujo lado ou aresta é a cen-tessima parte do metro ou vara nova, que sendo destinada para medida de seccos vai tomar o nome de maquia, a Commissão seguiu nesta medida a progressão ascendente e descendente do systema métrico de França, excepto na termologia; por quanto dez maquias fazem o alqueire, que corresponde ao decalilro; dez alqueires formam o sacco , que equivale ao hectolitro; e dez saccos fazem o moio, equivalente ao kilolitro ; á decima, centes-sirna millessima da maquia correspondem no systema legal de França o decililro , centilitro , mil-lilitro.

Pelo que diz respeito ás medidas de peso, a Commissão tomou por unidade o peso de agoa pura no estado de máximo de sua densidade, contida em um vaso cubico, cuja aresta ou lado é o decimo do metro ou vara nova, á qual deu a denominação de libra , que equivale ao kilogramo de França ; os seus muítiplices sào a arroba composta de dez arráteis ou dez kilogramos; o quintal de dez arrobas ou cem arráteis, ou c?m kilogramos: os seus submul-tipliccs na progressão decimal descendente são o rnarco equivalente ao hectograrno ; a nova onça que representa odecigrarno; oescropulo equivalente ao gramo; o decil que é o mesmo que o decigramo, e em fim o centil que representa o cenligramo.

Como os dous illustres Depulados se serviram em seus luminosos discursos dos termos scientificos de funcçâo e de expoentes, observarei que sendo o metro ou nova vara a base do systema métrico ou a sua unidade linear, as unidades de superfície, volume e p e ST> tem uma certa relação com o m Iro; assim o litro ou maquia sendo o cubo, cujo lado é a decima parte do metro ; esla decima parte e funcçâo do metro, porque delle se deduz oo faz parte; e o mesmo se deve entender a respeito das outras medidas.

Um dos illustres Deputados fez menção dos ex-poenies de uma progressão decimal: a nossa numeração, cuja base é o numero —10— é delia um exemplo : porque.em todo o numero composto de inteiros e decimaes entra nelle a base — 10 — elevada a uma potência designada pelo numero de algarismo*, que lhe ficam para a dir<_-ita mesma='mesma' que='que' no='no' segunda='segunda' numero='numero' _3.104.102='_3.104.102' jgual='jgual' entanto='entanto' _345645='_345645' quociente.='quociente.' por='por' se='se' lo1.='lo1.' expoentes='expoentes' primeira='primeira' _102='_102' _='_' mostra='mostra' _10na='_10na' á='á' a='a' os='os' e='e' em='em' assim='assim' equidifferença='equidifferença' o='o' p='p' donde='donde' progressão='progressão' vê='vê' _4='_4' estão='estão' serie='serie' igual='igual' _3.10004.1005.106.l='_3.10004.1005.106.l' da='da' _10='_10' base='base' _5.10i6.104.='_5.10i6.104.'>

Terminarei observando: 1.° que o systema me-trologico que a illtiítre Commissão nos propõe, e o systema legal de França, modificado em algumas de suas subdivisões, no qual sacrifica a sua termologia á nossa actualmente em uso, por entender que o tornava assim mais intelltgivel.