O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Irico com a sua denominação filosofia não devia ser adoptado nos estados portuguozes, e acabou pedindo uma resolução formal da Camará sobre este assumpto; por consequência parece-me que posso fallar tanto sobre a matéria, como sobre n ordem. Não tratarei de objectos, que já forarn debatidos, e que já foram tractados pormirn com muita insuf-ficiencia, rnas tractados pelo meu nobre amigo o Sr. Beirão- com muita eloquência ; portanto não e sobre esse ponto que me demorarei, mas sim sobre o fazer na tabeliã a confrontação do systema métrico, e termologico a fim do povo se acostumar e familiarisar com a nova nomenclatura dos pesos e medidas.

Tenho ouvido dizer que ha grande vantagem em adoptar as antigas denominações, pó que os povos estão acostumados aellas. Ha nisto um grande erro de facto, que já foi perfeitamente ponderado pelo orador, que fallou no mesmo sentido, que eu. As medidas e pesos como aqui se propõem, passam a representar outra cousa diversa. E se o Sr. Deputado, que anteriormente fallou, emittiu a opinião, de que desejava que esta lei sahisse daqui ainda quando imperfeita, uma vez que se determinasse o principio, quaesquer que fossem as consequências, eu declaro que, pela minha parte, não desejo que cila saia senão, quanto possível, perfeita. Desejo que esta questão progrida, porque nos tem esclarecido, e o povo também se esclarecerá n'uin objecto que tem tanta relação com as suas mais vilães necessidades; mas não quero que passe uma lei que na practica não possa ser adoptada.

Quanto ao systema gerol, reconiieço com os oradores , que me precederam, que senão pôde alterar a denominação de vara: curvo-me ante a resolução da Camará. Entretanto, renovo a declaração que honlem fiz, de não suppôr que com esta re.soluçâo se julgue prejudicada a adopção de um systema filosófico e de uma lingoagem análoga á de França. O illuslre Deputado que me precedeu, fallando sobre a ordem, emittiu a opinião de que a votação do art. %.° prejudicara a adopção de qualquer ou-iro systema filosófico, em relação ás combinações dos pesos e medidas. Invoco, pore'm , a memória da Camará ; peco-lhe que se recorde de que ella pareceu annuir á minha declaração, de que eu snppunha possível, mesmo adoptando a palavra vara, seguir a totalidade da denominação filosófica.

Sr. Presidente, eu sinto, que se vão augmentar as difticuldadcs para a adopção di-ste systema ; porque a sua vantagem principal é a uniformidade da nossa lingoagem com a dos povos cultos, que a tem adoptado; por quanto supponho, que a maior parte dos povos que tem adoptado o systema métrico, o tem adoptado com esta nova lingoagem. fhlo é um argumento mais a meu favor : isto rnos-!ru que estas cousas senão fazem de meias; que quando se deslroe um elo da cadeia, deve-se romper a cadeia inteiramente. Pareceu-me ouvir que na Bélgica se linha adoptado o systema métrico ífomo aqui se propõe, mas com difTereutos denominações. Não era essa a idéa que eu tinha ; e examinando novamente, achei a confirmação da minha idéa, isto é, que foi adoptado integralmente; por exemplo, no diccionario da industria e com-mordo de 1841, n'um artigo de Francoeur, diz-se i?so mesmo.

SESSÃO N.° 81.

O Sr. Fonseca Magalhães: — Assim foi adoptado ; mas nas mesmas repartições publicas se está pelas denominações particulares.

O Orador: — Agradeço essa informação, que e' um novo argumento, em favor da minha doutrina. Eis-ahi o que se pôde fazer: tudo o que são providencias da auctoridade é conforme com o sistema métrico; tudo o que são applicações practicas deixa-se á faculdade e á natureza das cousas. A Bélgica pôde considerar-se como o Reino mais corn-mercial e industrial da Europa; isto e, a terra em que 33 relações de indivíduo a individuo, de povo a povo são mais intimas, e onde essa alteração nos pesos deve ter produzido um cataclysmo do género, que aqui se annunciou ; e entretanto essa terra adoptou um sistema inteiramente novo, e não desdenhou adoptar também a sua nomenclatura.

Ora agora, independentemente desta disposição legal, podem tòmar-se providencias, em Virtude das quaes se conservem os antigos usos durante um pe-riodo momentâneo, não em relação a um ou dois dias, mas á vida das nações; porque, repito, estes objectos que têem de mudar inteiramente o modo de ser d'uma porção importante do nosso estado social não passam de chofre; e' preciso passar pelas forcas caudinas da necessidade do tempo para chegar a um resultado certo. É por isso que se tinha proposto que, juntamente com as novas denominações, que se considerassem legaes, houvesse uma espécie de designações permittidas, que fossem validas em todos os contractos dos particulares; e mesmo que para o futuro houvesse tabeliãs comparativas dos dois sistemas nns repartições publicas, e nas academias, para os povos se irem acostumando ab alto á nova linguagem ; e que, passndo certo praso, essas novas designações fossem obrigatórias.

Não e só a Bélgica que tem adoptado esta nomenclatura; geralmente em toda a parte onde o sistema métrico selem introduzido, tem sido com a linguagem própria. E já não vamos na vanguarda desta imitação : o sistema métrico e francez, é da Bélgica, e do Grão-Ducado de Baden, de Lausan-na, e d'oulros pontos, inclusivamente mesmo a Dinamarca: quero dizer, já um grande numero de nações, que representam um papel importante na Europa, têem uniformado os seus pesos e medidas.