O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

• ( 94 )

•suo da 'Camaráj verificou-se -em ambas dias não ha- da Camará. A O.r^eiA do Dia é a cc-ntinunçáp da v>cr numero ícv&t, que coitstiluisse votação pró ou mesma; eslá fechada a Sessão. — Eram quatro ho-

conlrn.

O Sr. Presidente: — Como deu a hora, amanhã será novamente submetlida esla Propo&ta á discussão

rãs da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTQO FREIRE DE MACEDO.

Presidência do Sr. Rebcllo Cabral.

_ ' hamada — Presentes 51 Srs'. Deputados. Abertura — Aos três quartos depois do meio dia. Acta i— Approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

OirFicio.—Do Ministério da Guerra, acompanhando \inia Proposta de Lei, que tem por fim au-ctorisar o Governo a despender as sommas. que forem precisas para levar a efíeito a troca das Patentes dos Oíuciaes Estrangeiros que serviram no Exercito Libertador, e se acham unidos ao Exercito. — A's Commissões-de Guerra e do Orçamento—E se transcreverá quando se discutir o respectivo Pa-vecer.

O Sr. Secretario Corrêa Caldeira: — Os Srs. Deputados Costa Carvalho, e Silva Vieira participaram á Meza que não podiam comparecer á Sessão por incommodo de saúde.

O Sr. Presidente:—.Ficou pendente da Sessão anterior a conversa parlamentar suscitada pelo Sr. Agostinho A lhano, sobre a qual ha de recair a votação, somente em razão da Moção do Sr. Carlos Bento. Este objecto foi tocado hontem, logo.na primeira parte da Ordem do Dia, ficando por isso, sem se ciarem, as palavras pedidas para antes da Ordem do Dia. Como a Camará declarou urgente este objecto, dispensando-se ate o Regimento para seguir nova forma, parece-me que será da intenção da Câmara que este objecto se decida desde já f Muitos apoiados) sem com tudo ficarem prejudicadas as palavras aos Srs. Deputados, que as pediram para usarem da sua Iniciativa na primeira parte da Ordem do Dia. Ê nesse sentido que vai proseguir a discussão nos termos em que se achava, e para isso passa á.ler-se a Moção mandada pára a Mexa pelo Sr. Deputado Xavier da Silva, sobre a qual ainda não houve vencimento as duas vezes que se pôz á votação, porque não houve 37 votos pró ou contra.

Foi Lofra admittida por 51 v.otos vontra 4.*. a Proposta tíí/.SV.. Xavier da Silva (Vid. Sessão de hon~ tem) ™ E considerada carno Emenda á do Sr-. Carlos tienLo. - - ,

O Sr. P&reira , de Mello: — (Sobre, a , Ordem) Marido'para a. Meza a seguinte

PROPOSTA, r—«A Camará dos Deputados,, satisfeita com as explicações dadas pelo Governo, e aguardando as Propostas de Lei que lhe são promettidas sobre o mesmo objecto, passa á'Ordem do-;. Dia. » — Pereira de j\4-ello> • . .:. ..,.:!.

Fo-i admittida por 48 votos .contra ,3—, E:\tarn-. bem considerada como .Emenda á 'do Sr...Carlos Bento. • . , • . . ':,.'"

O 'Sr.' Xavier da Silva: — Sr; Presidente, na Sés-

1851.

são de hontem já foi dicto quanto era necessário sobre esta questão, por quanto a Gamara possuida da conveniência de que o Paiz tivesse conhecimento das intenções do Governo, e do Parlamento sobre este assumpto, resolveu que se dispensasse o Regimento, permittindo que podesse tomar parte na Interpella-ção qualquer Membro d'èsta Casa, e deixou correr a discussão mais tempo do que seria conveniente, por isso que as explicações primeiramente, dadas pelo Sr. Ministro da Fazenda deram logar a equívocos. O Governo explicou depois um pouco' melhor, especialmente o Sr. Presidente do Conselho, o que se ti-. vesse acontecido antes de eu haver tomado a palavra, de certo não me teria sido, necessário entrar na questão com tanto calor, o que teve logar por haver sido provocado com as explicações, e interrupções do Sr. Ministro da Fazenda. Pouco tenho a dizer sobre a questão, e como depois ,que. a Gamara me fez a honra de admittir á discussão a minha Pró-, posta, foi apresentada e admittida hoje • a do .meu illustre Amigo,,., o Sr. Deputado pela Estremadura, e tendo para mim que a do Sr. Pereira de Mello in* volve o mesmo pensamento com. mudança de expressões, ainda que me pareça, que a minha Proposta seria a mais conveniente; farei .nesta occasião o.q.úe fiz ha poucos dias com, o illustre Deputado pelo Douro, quando apresentou, uma Emenda ,do Adiamento que propuz sobre a auctorisação para a reforma das Repartições da^Marinha. Para que questionar palavras ? O Paiz o que precisa é que se empregue o tempo convenientemente e que se façam cousas úteis. Para mostrar que na apresentação da minha Proposta só tive em vista- o:,bem do Paiz, ainda que não fi.ze.ram. justiça ás minhas, intenções os que duvidaram dos meus bons desejos, peço a V. Ex.a que haja de consultar a Camará se permitte que retire a minlía Proposta, o que simplifica a discussão e evita mais uma votação.
Consultada a Camará, concedeu que fosse retirada a Proposta do Sr, Xavier, da Silva. . , •