O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

- 172 -

N.° 21.

SESSÃO DE 26 DE JANEIRO.

1854.

PRESIDENCIA DO SR. SILVA SANCHES.

Chamada — Presentes 68 srs. deputados.

Abertura — A meio hora depois do meio dia.

Acta — Approvada.

Entraram durante a sessão os srs. Pereira Forjaz e Magalhães Coutinho.

Faltaram com causa justificada os srs. Affonso Botelho, Vasconcellos e Sá, Sousa Pires, Archer, Castro e Abreu, Mello e Carvalho. Corrêa Caldeira, Cesar de Vasconcellos, Macedo Pinto, Lage, Lousada, D. Antonio José de Mello, Camarate, Pitta Arrobas, Fontes Pereira de Mello, Brayner, Saraiva de Carvalho, Dias e Sousa, Bazilio Alberto, Custodio Gomes, D. Francisco de Almeida, Francisca Damasio, Maya (Francisco), Silva Pereira (Frederico), Palma, Soares de Azevedo, João Nuno, Celestino Soares, Lobo de Avila, Pessanha (José), Pestana, Baldy, Faria de Carvalho, Ribeiro de Almeida, Tavares de Macedo, Sá Vieira, Moniz, Placido de Abreu, Moraes Soares, Nogueira Soares, Pinto da França, Simão da Luz, e Northon.

Faltaram sem causa conhecida – os Srs. Adrião Accacio, Alves Martins, Cunha Sotto-Maior, Quelhas, Antonio Emilio, Antonio Feyo, Calheiros, Themudo, Lopes de Mendonça, Pereira de Menezes, Arystides Ribeiro, Carlos Bento, Conde de Saldanha, Pinto Basto (Eugenio) Faustino da Gama, Bivar, Pegado, Pessanha (João), Honorato Ferreira, Silva Pereira (Joaquim), Sousa Pinto Basto, Ferreira de Castro, Silvestre Ribeiro, Cardoso Castello Branco, Albergaria Freire, Passos (Manoel) e Visconde de Castro e Silva.

O sr. Presidente; — O sr. Visconde de Villarinho de S. Romão dirigiu-me, para eu apresentar á camara, uma memoria, cujo objecto é pedir que se discuta o projecto para a abolição dos vinculos; discutida que se torna cada vez mais urgente, porque a doença das vinhas obriga a reduzil-as a terras de pão, o que faz variar a especie em que tem de ser pagos os foros; e além disso precisa de vender algumas propriedades hoje vinculadas,.para com o seu producto poder cultivar outras.

Esta memoria fica sobre a mesa para poder ser examinada.

O sr. Rivara: — Parece-me que seria conveniente que esta memoria fosse impressa no Diario da Camara na sua integra, por isso que convém que seja examinada por todos, visto que, pelo extracto que della fez s. ex.ª, ella me pareceu importante.

O sr. Presidente: — Como ámanhã é que tem de dar-se-lhe destino, então consultarei a camara a esse respeito.

O sr. Presidente: — A grande deputação que ha de apresentar a Sua Magestade El-Rei Regente a resposta ao discurso da corôa, no dia e hora que por Sua Magestade fôr designado, será composta, além da mesa, dos srs. Nazareth, D. Diogo de Sousa, Antonio Emilio, Paiva Barreto, Resende, Ortigão, Sarmento Saavedra, Celestino Soares, J. M. de Abreu, e Forjaz.

Vou tambem communicar á camara a nomeação de algumas commissões, que se decidiu fosse feita pela mesa.

Commissão eleitoral.

Os srs. Antonio José, d'Avila.

Corrêa Caldeira.

Elias da Cunha Pessoa.

Santos Monteiro.

Casal Ribeiro.

Rodrigues Sampaio.

Pinto d'Almeida.

Commissão de petições.

Os srs. Vellez Caldeira.

Castro Lemos.

Sarmento Saavedra.

Cunha Sotto-Maior.

Sousa Cabral.

José Maria d'Abreu.

Soares d'Albergaria.