O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 21
SESSÃO DE 26 DE MAIO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
José de Mello Gouveia
Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 94 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Braamcamp, Azevedo e Cunha, Gonçalves de Freitas, Barros e Sá, Fontes, Santos Lessa, Serpa Pimentel, Telles de Vasconcellos, Pinto Carneiro, Sousa Azevedo, Zeferino Rodrigues, barão das Lages, Freitas Soares, Abranches, Ramiro Coutinho, Fortunato de Mello, F. J. da Costa e Silva, Bicudo Correia, Soares Franco, Posser, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Ferraz de Miranda, Sousa Machado, Mamede, Lobo d'Avila, Sousa Pinlo Basto, José Estevão, Figueiredo de Faria, Casal Ribeiro, Lacerda (D. José), Frazão, Latino Coelho, Silveira e Menezes, Nogueira, Justino de Freilas, Freitas Branco, Teixeira dc Sampaio Júnior, Peixoto, Pinto Martins, Pedro Roberto, Moraes Soares, Thomas de Carvalho, Blanc (Viriato) e visconde de Pindella.
Não compareceram—os srs. Correia Caldeira, Dias de Azevedo, Antonio Feio, Gouveia Osorio, Pinto Coelho, Teixeira da Motta, Garcia Peres, Silva Cunha, Folque, Bivar, Barroso, Paiva Pinlo, Costa Lobo, Pulido, Fonseca Coutinho, Noronha e Menezes, Maia, Dias Ferreira, J. M. de Abreu e Rojão.
Abertura—á meia hora da larde. Acla—approvada.
DECLARAÇÕES DE VOTO
1."—Declaro que na sessão de hontem votei conlra a moção do sr. deputado Pinto Coelho cm todas as suas parles.
Lisboa, aos 25 de maio dc Í860.=Fernando Luiz Mousinho de Albuquerque, deputado por Leiria.
2.*—Declaro que votei a favor da moção do sr. depulado Pinlo Coelho, apresentada na sessão dc hontem, salvo o primeiro considerandum.- 3."—Declaro que na sessão de hontem votei contra a proposla do sr. Pinto Coelho e votaria pela do sr. Arrobas.
Camara, 26 de maio de 1860.=Ferraz de Miranda.
4.*—Declaro que se eslivesse presente á sessão de hontem votaria tanlo contra a moção do sr. Arrobas, como conlra a do sr. Pinto Coelho, sendo o meu volo a publicação de todos os documenlos concernentes á moeda falsa, com as clausulas indicadas na proposta 'do sr. João de Mello.
Lisboa, 26 de maio de 1860.=Jose Estevão.
5."—Declaro que se se votasse a proposla do sr. Pinto Coelho por quesitos, como requereu o sr. Arrobas, approvava a primeira parte que diz: Yol. IV—Maio—1860
«Considerando que nada resulta d'clles em relação ao objeclo em discussão;»
E que rejeitava a segunda parte que diz:
«Considerando que a publicação seria por agora ao menos inconveniente.»
Declaro que se se propozessem á votação as propostas dos srs. Xavier da Silva e Arrobas, as approvava com toda a força da minha convicção.=-F. L. Gavieho.
Mandaram-se lançar na acta.
DECLARAÇÕES
1."—Do sr. Freitas Soares, de que o sr. Cabral de Noronha não tem podido concorrer ás sessões por incommodo de saude.
A camara ficou inteirada.
2."—Do sr. Rebello Cabral, de que o sr. Dias de Azevedo continua doenle desde a ultima participação que fez a seu respeito, e é por isso que tem faltado e continuará a faltar ás sessões da camara.
A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1.°—Do ministerio da marinha, dando os esclarecimento^ pedidos pelo sr. Abranches, acerca do eslado do cofre da fazenda publica da provincia de S. Thomé.
Para a secretaria.
2.°—Do mesmo ministerio, participando que foram expedidas as ordens convenientes para se poder satisfazer ao requerimento do sr. Arrobas, em que pede os balancetes da lhesouraria geral e recebedorias particulares da provincia de Cabo Verde.
Para a secretaria.
REPRESENTAÇÕES
1."—Da camara municipal de Alijó, pedindo que a estrada que ha de ligar Traz-os-Montcs com o Minho passe pela aba do Marão, entroncando ao poente de Padorncllo na estrada que ali sc acha conslruida.
Foi remettida ao governo.
2."—Da camara municipal da Feira, pedindo a reforma das leis do recrutamento.
Foi á commissões de administração publica e de guerra.