O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

251

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

tração. A historia e a opinião publica hão de qualifica-la como merece. O paiz ha de fazer-nos justiça a todos (apoiados).

Como questão de moralidade, esta concessão é um acto de inqualificavel favoritismo.

Como questão de legalidade, já mostrei que as leis do paiz foram directamente offendidas. O decreto de 31 de dezembro de 1864 entrega ao parlamento a resolução definitiva d'estes assumptos.

Como questão de conveniencia publica, creio ter mostrado que n'esta concessão foram offendidos importantissimos interesses do estado. (Apoiados.)

Vote a camara como quizer. A maioria póde estar do lado do governo; mas o numero não dá rasão. (Apoiados.)

Rasão ha de da la o paiz a quem a tiver.

As nações pequenas, mais do que os grandes e poderosos estados, carecem de manter pura a sua administração, immaculado o seu credito, elevado o nivel da moralidade, vivos e energicos no coração do povo os sentimentos de abnegação e de patriotismo. (Apoiados.)

Se perdem a noção do dever, se se engoliam no pegão

da immoralidade, se deixam que a indifferença geral e o egoismo das má3 paixões apaguem nas consciencias todos os estimulos do bem, todo o criterio da justiça, ai d'ellas e ai dos governos que as encaminharam a esse abysmo da irremediavel perdição. (Apoiados. — Muito bem, muito bem.)

(O orador foi comprimentado por grande numero de srs. deputados.)

O sr. Manuel d'Assumpção: —... (O sr. deputado não restituiu o seu discurso a tempo de ser publicado n'este logar.)

O sr. Teixeira de Vasconcellos: — Requeiro a V. ex.ª que sejam aggregados á commissão diplomatica os srs. Ferreira de Mesquita e Julio de Vilhena, sendo um d'estes srs. deputados para tratar de assumptos do commercio, o outro de questões de direito.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã & a continuação da que vinha para hoje.

Está levantada a sessão. Eram cinco horas da tarde.

Sessão de 4 de fevereiro