O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

282 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

tomou assento em sessão de 1 do corrente como digno par eleito.
Á commissão de verificação de poderes.

2.° Da mesma camara, participando que o exmo. sr. Guilhermino Augusto de Barros, que na presente legislatura foi membro da camara dos senhores deputados, tomou as sento em sessão do 1 do corrente como digno par eleito.
Á commissão de verificação de poderes.

3.° Do ministerio da justiça, participando, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Ferreira de Almeida, que não consta que os empregados dependentes deste ministerio, e que exerceram funcções no ultramar, sejam devedores á fazenda publica.
Á secretaria.

4.º Do ministerio da marinha, remettendo, em satisfação no requerimento do sr. deputado Ferreira de Almeida, esclarecimentos ácerca do estado em que foram encontradas a corveta Mindello, e a canhoneira Mandovi.
Á secretaria.

5.° Do mesmo ministerio, satisfazendo ao requerimento em que o sr. deputado Ferreira de Almeida pede nota dos indivíduos que a titulo de praticantes têem feito serviço nas repartições de contabilidade d'este ministerio.
Á secretaria.

6.° Do mesmo ministerio, respondendo aos officios datados de 12 e 15 de janeiro ultimo que se referem aos requerimentos em que o sr. deputado Mariano de Carvalho pede que lhe sejam enviados os processos relativos á concessão do abastecimento das aguas de Loanda, á concessão do caminho de ferro de Ambaca e ao contrato das obras metallicas no Congo.
Á secretaria.

7.º Do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Ferreira de Almeida, esclarecimentos ácerca do monte pio de marinha.
Á secretaria.

8.° Da commissão do recenseamento eleitoral da freguezia e secção de Santa Izabel, solicitando uma relação de todos os srs. deputados residentes no quarto bairro, a fim de serem incluidos no recenseamento a que se está procedendo.
Á secretaria.

REPRESENTAÇÕES

1.ª Dos vimaranenses residentes na cidade do Porto, pedindo que seja convertido em lei o projecto que tem por fim desannexar o concelho de Guimarães do districto de Braga e determinar que elle fique pertencendo ao districto do Porto, para todos os effeitos administrativos e politicos.
Apresentada pelo sr. presidente da camara, enviada á commissão de administração publica, e mandada publicar no Diario do governo.

2.ª Da classe academica e commerciantes, naturaes de Guimarães e residentes em Coimbra, no mesmo sentido da antecedente.
Apresentada pelo sr. deputado Franco Castello Branco, enviada á commissão de administracão publica, e mandada publicar no Diario do governo.

3.ª Da sociedade Martins Sarmento, promotora da instrucção popular no concelho de Guimarães, no mesmo sentido.
Apresentada pelo sr. deputado Franco Castello Branco, enviada á commissão de
administração publica, e mandada publicar no Diario do governo.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PUBLICO

1.° Regueiro que se solicite do governo a informação que em 18 de maio ultimo pediu a commissão de obras publicas desta camara, ácerca do projecto de lei n.° 32-L. = a deputado, Conde da Praia da Victoria.

2.° Requeiro que, pelo ministerio da guerra, sejam enviados a esta camara os seguintes esclarecimentos:
I. Nota das cooperativas existentes nos corpos do exercito antes da ordem da inspecção de infanteria que as mandou dissolver;
II. Nota de requerimentos dirigidos ao ministerio da guerra, pedindo auctorisação para se fundarem cooperativas e do despacho que obtiveram;
III. Copia da ordem da inspecção de infanteria, mandando dissolver as cooperativas militares;
IV. Nota das cooperativas militares ainda existentes, e, podendo ser, um exemplar dos seus estatutos e relatórios. = José Frederico Laranjo.

3.° Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, sejam enviados a esta camara:
I. Os relatorios dos bancos agrícolas que se fundaram no paiz, em virtude das leis de 22 de junho de 18G6 e de 22 de junho de 1867;
II. No caso de não haver relatorios, nota das operações d'esses bancos, desde que se constituiram, com a designação das profissões dos individuos a quem fizeram emprestimos;
III. Nota dos capitães pertencentes ás misericordias e ás confrarias do paiz com a separação dos que estão em inscripções e dos que estão em dinheiro. = José Frederico Laranjo.

4.° Requeiro que, pelo ministerio da fazenda, sejam enviados a esta camara os seguintes esclarecimentos e documentos:
I. Nota da despeza feita com a commissão que foi dada a um empregado da caixa geral de depositos e economica para ir estudar a organisação das caixas economicas no estrangeiro;
II. Relatorio apresentado por esse commissionado. = José Frederico Laranjo.

5.° Requeiro que, pelo ministerio da marinha e ultramar, seja com urgencia enviada a esta camara no original ou por copia:
A consulta da junta consultiva do ultramar a que se refere o decreto de 12 de dezembro de 1885, que approvou o contrato para o abastecimento de agua na cidade de Loanda. = O deputado, José Frederico Laranjo.

6.° Requeiro que, pelo ministerio da fazenda, sejam enviados com urgencia a esta camara os seguintes esclarecimentos:
I.° Nome do empregado ou empregados reformados, depois da publicação do decreto de 17 de setembro ultimo, e actualmente encarregados de trabalhos extraordinarios para o mesmo ministerio;
II. Designação dos trabalhos acima referidos, mencionando-se os que se acham concluidos e os que se encontram em via de execução;
III. Importancia paga ou a pagar pelos mencionados trabalhos. - O deputado, Consiglieri Pedroso.

7.° Requeiro que, pelo ministerio do reino, sejam com urgência enviadas a esta camara as seguintes copias:
Copia da representação da commissão executiva da junta geral do districto do Vizeu, pedindo a convocação extraordinaria da junta geral do mesmo districto para se occupar