O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 3 DE FEVEREIRO DE 1888

Presidencia do exmo sr. José Maria Rodrigues de Carvallo

Secretarios os ex.mos srs. Francisco José de Medeiros José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral

SUMMARIO

Dá-se conhecimento do tres officios, sendo um do ministerio da guerra, acompanhando uma nota dos contratos de valor superior a réis 600$000, effectuados pelo mesmo ministerio; e dois do ministerio da fazenda, com esclarecimentos requeridos por alguns srs. deputados. - Tem segunda leitura, e é admittido, um projecto de lei do sr. Barbosa de Magalhães. - Requerimento de interesse publico apresentado pelo sr. João Arroyo, e diversos requerimentos do interesse particular mandados para a mesa pelo sr. D. Jorge de Mello. - Justificações de faltas dos srs. Bandeira Coelho. José Maria du Andrade, Vasconcellos Gusmão e José Maria de Alpoim. - Declarações de voto dos srs. Antonio Carrilho e José Maria de Alpoim. - Proposta de aggregação apresentada pelo sr. Eduardo Villaça e approvada pela camara. - O sr. Baracho apresenta uma proposta, fixando a hora da abertura da camara, e pede a urgencia. A camara admitte-a, e approva a proposta em votação nominal, a requerimento do sr. Luiz José Dias. - Projecto do lei apresentado pelo sr. Baracho, que em seguida expõe algumas considerações relativamente ao cabimento pura a reforma, e chama a attenção do governo para alguns factos graves que diz terem occorrido em Mafra. - O sr. ministro da justiça explica a rasão da não compareceria dos seus collegas da marinha, guerra e reino; e o sr. ministro da fazenda responde a alguns dos pontos de que tratara o sr. Baracho - Incidente sobre se se deve ou não passar á ordem do dia resolvendo se a final no sentido afirmativo.
Na ordem do dia continua em discussão o artigo 1.º do projecto de lei n.º 6, contribuição industrial, e usa largamente da palavra, defendendo-o, o sr. Baptista de Sousa. - Segue se o sr. Firmino João Lopes, que, por estar a hora adiantada, pretendo ficar com ella reservada para a sessão immediata. - Levanta-se questão acalorada sobre este ponto, resolvendo-se por ultimo que se desse a palavra aos srs. deputados inscriptos para antes de se encenar a sessão. - O sr Pinheiro Chagas dirige uma pergunta ao sr. ministro da fazenda, que lhe responde em seguida. - Refere se aos novos acontecimentos de Ovar o sr. João Arroyo, a quem responde o sr. ministro da fazenda. - Declarações do sr. Serpa Pinto. - Incidente sobre a concessão da palavra ao sr. Albano de Mello e outros srs. deputados inscriptos. - Em vista da agitação da assembléa, o sr. presidente levanta a sessão.

Abertura da sessão - As tres horas e vinte minutos da tarde.

Presentes á chamada 63 srs. deputados. São os seguintes: - Moraes Carvalho, Serpa Pinto, Alfredo Brandão, Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Baptista de Sousa, Oliveira, Pacheco, Antonio villaça, Pereira Borges, Tavares Crespo, Moraes Sarmento, Antonio Maria de Carvalho, Simões dos Reis, Santos Crespo, Firmino Lopes, Francisco Beirão, Castro Monteiro, Fernandes Vaz, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Sá Nogueira, Pires Villar, João Pina, Souto Rodrigues, Dias Gaitas, João Arroyo, Vieira de Castro. Teixeira de Vas-concellos, Correia Leal, Joaquim da Veiga, Simões Ferreira, Amorim Novaes, Ferreira Galvão, José Castello Branco, Pereira de Matos, Elias Garcia, Abreu Castello Branco, Figueiredo Mascarenhas, Vasconcellos Gusmão, José de Napoles, Ferreira Freire, José Maria de Andrade, Oliveira Matos, Rodrigues de Carvalho, José de Saldanha (D.), Simões Dias, Santos Moreira, Julio Graça, Julio Pires, Julio de Vilhena, Poças Falcão, Luiz José Dias, Bandeira Coelho, Manuel José Correia, Brito Fernandes, Marianno de Carvalho, Marianno Presado, Matheus de Azevedo, Pedro Victor, Dantas Baracho, Estreita Braga e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Albano de Mello, Mendes da Silva, Alfredo de Mello, Antonio Centeno, Ribeiro Ferreira, Gomes Neta, Guimarães Pedroso, Fontes Ganhado, Jalles, Pereira Carrilho, Hintze Ribeiro, Miranda Montenegro, Augusto Ribeiro, Victor dos Santos, Bernardo Machado, Lobo d'Avila, Conde de Castello' de Paiva, Conde de Villa Real, Eduardo José Coelho, Elvino de Brito, Madeira Pinto, Estevão de Oliveira, Feliciano Teixeira, Mattoso Santos, Fernando Coutinho (D.), Freitas Branco, Almeida e Brito, Francisco de Barros, Francisco Mattoso, Francisco Ravasco, Lucena e Faro, Soares de Moura, Severino de Avellar, Gabriel Ramires, Sant'Anna e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Baima de Bastos, Franco de Castello Branco, Santiago Gouveia, Menezes Parreira, Rodrigues dos Santos, Sousa Machado, Alfredo Ribeiro, Alves Matheus, Silva Cordeiro, Oliveira Martins, Jorge de Mello (D.), Alves de Moura, Avellar Machado, Ferreira de Almeida, Eça de Azevedo, Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Laranjo, Alpoim, Barbosa de Magalhães, Pinto Mascarenhas, Abreu e Sousa, Lopo Vaz, Mancellos Ferraz, Manuel José Vieira, Pinheiro Chagas, Marcai Pacheco, Miguel da Silveira, Miguel Dantas, Pedro( Monteiro, Sebastião Nobrega e Visconde de Silves.

Não compareceram á sessão os srs.: - Antonio Castello Branco, Campos Valdez, Antonio Candido, Antonio Ennes, Mazziotti, Barros e Sá, Augusto Pimentel, Augusto Fuschini, Barão de Combarjua, Conde de Fonte Bella, Eduardo de Abreu, Elizeu Serpa, Emygdio Julio Navarro, Góes Pinto, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Guilhermino de Barros, Candido da Silva, Cardoso Valente, Searnichia, Izidro dos Reis, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Jorge 0'Neill, Barbosa Cellen, Pereira dos Santos, Guilherme Pacheco, José Maria dos Santos, Santos Reis, Vieira Lisboa, Manuel Espregueira, Manuel d'Assumpção, Pedro de Lencastre (D.), Vicente Monteiro, Visconde de Monsaraz, Visconde da Torre e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio da guerra, remettendo nota dos contratos de valor superior a 500$000 réis que obtiveram approvação por este ministerio até 31 de dezembro de 1887.

A commissão de fazenda.

Do ministerio da fazenda, remettendo as informações requeridas pelo sr. João Arroyo, relativamente ás fabricas de tabacos.

A secretaria.

Do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. Ruivo Godinho, os numeros do Diario do governo em que saíram publicadas as contas do thesouro em dinheiro desde fevereiro de 1886 até 1887 nos cofres do continente, e até setembro do referido anno nos cofres das ilhas adjacentes, agencia em Londres o consulados, achando-se em apuramento as restantes conta até actualidade.

A secretaria.

Segunda leitura

Projecto de lei

Senhoras. - Está quasi encerrada em todos, os districtos do reino a reunião ordinaria das juntas revisoras para a inspec-
21