O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

paiz dividido em tres circumscripções territoriaes, norte, centro e sul, a cada uma das quaes corresponderia uma divisão activa e outra de reserva.

Cada circumscripçao de divisão dividir-se-hia era duas de brigada, comprehendendo cada uma destas seis de regimento ou de districto de recrutamento e reserva.

O territorio das ilhas adjacentes comprehenderia dois commando militares: Açores e Madeira.

Nos Açores haveria dois districtos de recrutamento e na Madeira um.

A cada districto de recrutamento e reserva corresponderia um regimento de infantaria do activo e outro de reserva, com o mesmo numero.

Os districtos de recrutamento e reserva proveriam ao recrutamento e mobilização dos regimentos activos e de reserva correspondentes e, dentro dos seus recursos, ao recrutamento e mobilização das outras armas e serviços.

A distribuição das tropas activas seria feita precedendo consulta da commissão superior de guerra só em circumstancias anormaes as unidades activas de qualquer das circumscripções territoriaes poderiam ser fraccionadas com caracter permanente fora d'ella.

Cada divisão activa comprehenderia:

1.° Uma companhia de sapadores mineiros;

2.° Um regimento de artilharia de campanha a nove baterias, constituindo tres grupos e uma de deposito;

3.° Um regimento de cavallaria a quatro esquadrões activos e um de deposito;

4.° Duas brigadas de infantaria, de tres batalhões. Cada batalhão teria quatro companhias.

As tropas activas independentes comprehenderiam:

1.° Uma companhia de sapadores mineiros, duas de ponteneiros, uma de telegraphistas e uma de caminhos de ferro.

O regimento de engenharia, alem das oito companhias citadas, teria ainda na sua composição uma de conductores e outra de deposito.

2.° Dois grupos de tres baterias de artilharia a cavalla, dois grupos em tres baterias de artilharia de montanha e dois regimentos de artilharia de guarnição, comprehendendo cada um delles uma companhia de deposito e dois batalhões a quatro companhias.

3.° Duas brigadas de cavallaria ou tres regimentos e quatro esquadrões.

4.º Nove batalhões de caçadores a quatro companhias, tendo cada um d'elles um pelotão de sapadores, outro de cyclistas, e cada companhia uma secção de metralhadoras.

As tropas do exercito activo destinadas á guarnição das ilhas adjacentes constariam de tres regimentos de infantaria, de tres batalhões, e de tres companhias de artilharia de guarnição.

A composição das tropas de engenharia, artilharia e cavallaria de reserva seria vazada era moldes parecidos com os da constituição das tropas activas, tendo em vista na composição dos quadros o que a este respeito prescreve a organização de 1899.

Sr. Presidente: contra a organização em tres divisões activas e tres de reserva só tenho ouvido produzir argumentos, que me parecem de pouco valor. Entre, elles, este: que, conjugando o invasor o ataque em dois pontos da fronteira, as tropas activas e de reserva das respectivas circumscripções seriam insufficientes para o repellir. Com-prehendia-se que assim fosse se no nosso paiz houvesse distancias, mas bordado como está de linhas ferreas, cuja rede tende a ampliar-se, a divisão de reserva da circumscripçao territorial poupada á invasão acudiria em poucos dias a qualquer das outras.

E depois... diga-me o nobre Ministro conscienciosamente, com quantas divisões conta na organização de 1899?

Com seis, não é verdade? Quatro activas e duas de reserva.

É o proprio relator, que eu sinto não ver presente e que muito estimo e considero como uma das mais formosas intelligencias da geração moderna, que o diz no seu excellente discurso de estreia. (Apoiados).

O Sr. Francisco Xavier Correia Mendes: - O Sr. Garcia Guerreiro não está presente por motivo de serviço publico. Estou eu para o substituir, embora modestamente.

O Orador: - Peço perdão... com todo o relevo que V. Exa. costuma dar aos diversos assumptos.

Sr. Presidente: se a organização de 1899 só conta seis divisões, quatro activas e duas do reserva, e merece tantos elogios á illustre maioria, não é de estranhar que eu tambem me contente com seis divisões, tres activas e tres de reserva.

Justificarei agora algumas disposições da organização que esbocei, e que differem radicalmente da organização do Sr. Conselheiro Sebastião Telles.

Começarei pelo numero de batalhões de cada regimento. Adoptei tres, encostando-me assim á organização allemã e mantendo o que entre nos actualmente existe. E certo que n'aquella poderosa nação ha regimentos a dois batalhões, quarenta e ura, se não me engano. Tal medida porém é transitoria, iio futuro terão a mesma constituição dos 175 restantes. Na Allemanha a transição de mais batalhões, baterias e esquadrões para unidades superiores faz-se por juncção e gradualmente, á medida que os recursos do Thesouro o permittem.

A constituição dos regimentos a tres batalhões está em harmonia com o regulamento táctico da arma. É emfim pelo numero de batalhões, de baterias e de esquadrões, que geralmente se avalia a força de qualquer exercito.

O que é indispensavel é que em cada regimento, seja qual for a organização adoptada, se mantenha a força precisa para constituir um batalhão, pelo menos. Isto é relativamente fácil desde que hajft no effectivo a força dotada no orçamento e que o licenceamento seja feito por turnos. Digo mais, Sr. Presidente, se conseguissemos ter um bom campo de tiro e em cada regimento de infantaria o effectivo de um batalhão e em cada regimento de cavallaria o effectivo de dois esquadrões, talvez pudéssemos prescindir das escolas praticas destas armas. O regimento é a verdadeira escola de applicação do official e do soldado e só num bom campo de tiro se pode conjugar a resolução de problemas tácticos com a applicação do fogo ás verdadeiras distancias. (Apoiados.)

Não contesto que as escolas praticas tenham prestado muitos e assignalados serviços. Em Mafra já estive e pude avaliar quão intelligente e proficuo é o trabalho do illus-trado pessoal permanente, digno a todos os respeitos do apreço publico. É certo, todavia, que se as forças com os respectivos quadros pudessem concorrer annualmente ao campo de tiro a instrucção seria mais complexa e aproveitaria a maior numero.

Organizei os regimentos de artilharia de campanha a nove baterias activas e uma de deposito, reunindo as primeiras em grupos de tres. O commando de cada grupo pertenceria a um major. E este o typo de grupo modernamente preconizado. A illustre commissão da guerra, de acordo com o Governo, propõe que na organização, a que vamos regressar, seja facultativa a constituição dos grupos de artilharia de campanha a tres e duas baterias. Quer dizer que os regimentos terão oito baterias activas, o que não tem justificação. Se a illustre commissão quer attender, dentro de certos limites, justas reclamações, complete a sua obra propondo o augmento de uma bateria era cada regimento. Assim ficaria cada grupo com tres baterias, total trinta e seis, e o material, encom-