O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

foi destinada pelo Estado para as obras publicas d'aquelle districto.

Todos os annos, como a Camara sabe, se vota uma certa verba para os differentes districtos, pois succede que no de Portalegre chega a não se gastar metade dessa verba!

Isto é extremamente agradavel para os Governos, que são solicitados para satisfazer as necessidades de outros districtos, no que respeita á viação, o que se faz com o dinheiro da verba votada para o districto de Portalegre.

Nesta epoca o Sr. Ministro tinha facilidade em proceder aos arranjos nas estradas, visto que, devido á crise de trabalho, andam muitos trabalhadores sem occupação.

O Sr. Presidente: - Deu a hora de se entrar na ordem do dia.

O Orador: - V. Exa. lembra-me que deu a hora e eu vou por isso concluir já, limitando-me a pedir ao Sr. Ministro da Guerra que se digne communicar ao seu collega das Obras Publicas as considerações rápidas que fiz, para que S. Exa. lance olhos misericordiosos para o estado lamentavel das estradas no districto de Portalegre, e para que mande um engenheiro subalterno, que possa auxiliar o director das obras publicas, visto que temos um quadro de engenheiros civis e militares bastante numeroso.

O Sr. Presidente: - Deu a hora de se passar á ordem do dia; os Srs. Deputados que tiverem documentos a apresentar, podem mandá-los para a mesa.

O Sr. Visconde da Torre: - Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro que, pelo Ministerio das Obras Publicas, me seja enviada com urgencia a copia do parecer da commissão encarregada de consultar sobre a vantagem ou desvantagem da demolição do antigo castello -Torre de Menagem - da cidade de Braga. = Visconde da Torre.

Mandou-se expedir.

O Sr. Moreira de Almeida: - Mando para a mesa os seguintes

Requerimentos

Requeiro que, pelo Ministerio do Reino, me sejam enviados com urgencia os seguintes documentos:

Copia dos contratos de arrendamento dos predios no Largo do Carmo e Largo de S. Domingos em Lisboa, onde funcciona o Lyceu Central.

Copia dos relatorios que nos tres ultimos annos escolares tenham sido dirigidos pela reitoria do Lyceu Central de Lisboa, á Direcção Geral de Instrucção Publica, sobre a execução do actual regimen do ensino secundario.

Requeiro que, pelo Ministerio do Reino, me seja enviada relação nomiaal dos professores provisorios ou auxiliares do Lyceu Central de Lisboa, com a copia dos respectivos despachos ministeriaes de nomeação.

Requeiro que, pelo Ministerio das Obras Publicas, me sejam enviados com urgencia os seguintes documentos:

Nota das despesas, por annos economicos, com a construcção do edificio, na cerca do Convento de Jesus, destinado a Lyceu de Lisboa.

Nota das despesas por annos economicos, feitas pelo Estado no edificio do Carmo e de S. Domingos, onde funcciona o Lyceu de Lisboa. = J. A. Moreira de Almeida.

Mandou-se expedir.

O Sr. Silva Telles: - Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro que, pelo Ministerio do Reino, me sejam enviados, com a maior urgencia, os seguintes documentos:

1.° Um exemplar do projecto do decreto que introduz alterações na actual lei de instrucção secundaria;

2.° Copia do officio enviado ao Conselho Superior de Instrucção Publica acompanhando o mesmo projecto;

3.° Copia do parecer do Conselho Superior e de quaesquer outros pareceres individuaes apresentados sobre o mesmo assumpto. = Silva Telles.

Mandou-se expedir.

O Sr. Anselmo de Andrade: - Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro que, por intermedio do commissario régio junto da Companhia dos Tabacos, me sejam enviados os seguintes documentos:

1.° Conta demonstrativa do producto liquido do fabrico e venda de tabaco, a que se refere o artigo 5.° das bases annexas á lei de 23 de março de 1891, nos ultimos cinco exercidos;

2.° Conta da divisão e applioação desse producto nos mesmos exercicios;

3.° Nota das quantidades de tabaco em folha adquiridos pela Companhia em cada um dos mesmos exercicios, com designação do custo e proveniencia;

4.° Existencia do tabaco em folha na posse da Companhia no dia 31 de março em cada um dos mencionados exercicios;

5.° Existencia de tabacos manipulados, na posse da Companhia, tambem em 31 de março dos mesmos exercicios. = O Deputado, Anselmo de Andrade.

Mandou-se expedir.

ORDEM DO DIA

Continuação da discussão do projecto n.° 3 (organização do exercito)

O Sr. Presidente: - Continua no uso da palavra sobre o projecto de lei n.° 3 o Sr. Pereira dos Santos.

O Sr. Pereira dos Santos: - Sr. Presidente, corria sereno e meigo o mez de abril no doce bem estar que nos proporciona a ociosidade, quando ao entrar o me, de maio começou uma guerra cruenta e desapiedada. Não era uma guerra que a opposição levantasse contra o Governo; era uma campanha empenhada pelo partido progressista contra os decretos publicados pelo partido regenerador relativamente á pasta da Guerra. Na minha qualidade de advogado officioso tratava de defender o partido regenerador dessas accusações, quando nesta altura surgiu a tempestade na commissão de fazenda.

Aqui fico eu com a palavra engasgada durante tres a quatro mezes. Realmente, não ha situação mais dolorosa para quem tem a honra de ser membro desta Camara do que ficar com a palavra reservada de um dia para o outro, mas ficar com a palavra reservada quatro mezes é quanto se pode imaginar de peor.

Eu fiquei com palavra cortada porque o Governo, em face dessa tempestade que surgiu violenta na commissão de fazenda, entendeu por bem procurar por todos os modos ver se aplacava as paixões que se manifestaram e lembrava-se naturalmente deste principio de que depois da tempestade volta a bonança, e poderia vir mais tarde á Camara com uma atmosphera mais pacifica e continuar os trabalhos parlamentares.

O que o Governo conseguiu está bem demonstrado pelo que se passou nesta casa nas ultimas sessões, e eu receei