O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

raias; ainda que nos fossetnos pôr os negócios públicos no milbor estado de andamento possiVei.para os trazer á posição conveniente, isto que teria sido féUo emdous ou três an-rros, viria a ser destrui* do em 6 ou 7 mezes; porque atraz de nós viria ainda uma outra Administração que poria tudo na mais completa dezordem, e mizeria, como agora está succedendo (apoiadoj e então digo^eu que de na--dá servia.

O Ministério actual depois dos factos que tem tido logar, depois das divizões parlamentares que tem havido, tem perdido toda a confiança dopaiz, e não pode já por modo nenhum prehencher as indicações de que foi incarfegado, elle não pôde cumprir a sua missão, ha de desacreditar a> maioria que ó sustenta, em cujos membros elle exerce s.ua acção; o Ministério attual não pôde ptehencher as-indicações deste tempo, o meu desejo e que se mude e&ta Administração vá ella seja para quem for.

Ainda duas palavras sobre o Projecto dos Foraes. Sr. Presidente, o Projecto dos Foraes tem já dado lugar a vários acontocimensos : eu creio que d'uma cabeça tam mnocente como a do Sr. Ex-Vlmiitro da Fazenda não podia saliír este tal Projecto dos Foraes ; ainda que S. Ex.a tenha certa tendência para as finanças, não acredito na sua jurisprudência, não acredito que este Ministro tivesse feito este Projecto de Foraes, o que é impossível (apoiado}. Eu estive 5 annos na Universidade, e não sou capaz dó fazer um Projecto de Foraes, não acredito por tanto que S. Ex.a viesse aqui trazer este Projecto de Foraes sem o ter primeiro mostrado aos seu* amigos; e'impossível. Entretanto S. Ex.ae'escolhido COCHO victitna expiatória, e este Ministro retira-se deixando oPaiz n'um estado; nem eu sei que diga, n'um de....de prosperidade; ficando em seu logar um cavalheiro il-lustre que é capaz de satisfazer cabal, e intelligente-menle á sua missão , pelo menos assim o julgo.

Este Projecto de Foraes apresentou-*se como medida financeira, isto é, um meio para pagar tributos, e vem junto com este outros Projecto* lambem para pagar tributos; ora, o que é que se faz cota este Projecto de Foraes ?.... Querendo elle que se paguem tributos vai tirar os meios de pagar tributos a quem por elle e pelos outros é ohrigado a pa« gar esses tributos (apoiado}. Eu, Sr. Presidente, tomara já ver por este Projecto de Foraes os senhorios armando os seus cavalleiros para irem fazer a guerra á Hespanha; pó ré'm no momento em que se organizar tal exercito podemos todos ficar certos que estes Ministros não podem ser Ministros; porque no tempo das facções do feudalismo o Poder não e' pouco recommendavel (o Sr. Conde da Taipa — apoiado). Concluo com o apoiado do Sr. Deputado, pois que deu a sentença a esta Administração.—(hila* ridade).

O Sr. Presidente: — A hora está a dar, não sei se o Sr. Ministro pediu a palavra para alguma mo-Çào de ordem, ou se a pediu como Membro do Ministério para fallar nesta matéria.

O Sr. Ministro da Justiça : — Eu, Sr. Presidente, pedi a palavra sobre a ordem, porque observando eu que uma das accusaçòes que se tem feito ao Governo, tem sido o silencio que tem guaidado o

J

Ministério, segundo dizem, os Srs. Deputados; os Oradoies que, tem taUada, tem sido quasi todos .da opposição: tendo somente fallado unr Membro do Ministencr^seguniUi a ordem da mscripçao; eu pedia a V. Ex.**que consultasse a Camará se convinha que eu fallasse primeiramente, alterando-se a ordem d'inscripçãq, a fira de poder responder ás arguições dos illusties Oradores: (O Sr. J. Estevão, S. Exi* segue»se agora, e então pôde fallar). Ainda me não toca a palavra, porém lenho muito desejo em fallar, poique tenciono dizer licitas verdades, e verdades bem. amargas.

O Sr. Presidente,: — En$o eu.propon.hp á Camará, uma moção de.ordem, e é, se concede que se d.é a palavra primeiro ao Sr. Ministro,, alterando-se a ordem da. inecripção.

O, Sr. Gorjâo: — Eu não quero estabelecer diffe-rença da hypothese de haver o jyiiniptrQ, da Coroa pedido a palavra eni certo logar. a querer alterar A or.de.in, da m&cripção, alterando o, direito que adqui-rju, e que outros adquiriram, ou aquella hypothese ejn que qualquer dos Srs. Ministros nã.o se tendo uiAcrjpto,, pejje a palavra no momento em que entende dever fatiar couio Ministro da Coroa: o que emendo é qu,« estes usos pão são muitp justificados pela boa rasão, e observância regulamentar, não, tra,cto pois agora disso, e direi antes que eu tendo muitissjuio goíto, e desejo de ouvir oFSí. IVJtnistro da. Coroa que^ acaba de fallar, só tenho a observar que] taJ.vea S. Ex-a teaha notado que ha uma. parte desta Camufla que peitende fazer terminar a discussão, e então S. Ex.a não, queira deixar de faílar, o que eUj entendo muito necessário. Sr. Piesidente, a. Camará^ Cota como ha pouco se disse devidida não em duas opposiçòes, maà etu tces; eu considero as du.as, permanentes, e considero uma volante, ou provisória, (mtuios apoiados) a esta opposição pertenço ea , Sr. Presideate, é poc consequência necessário que esta oppoaição nãa &Ó emita a sua opinião em uma questão ião grave; mas se defenda das increpações que lhe foram feitas, por pai te do Ministério deen-voka com as oppusições permanentes: por consequência faltem todos quantos quizerem ; mas eu lambem desejo fallar alguma cousa, e declaro â face do Paiz que, se não fallar agora é, porque me não deixam, mas não faltará occasião para o fazer.

Q Sr. Ministro da Justiça : —* Sr. Presidente, quando eu tíz este Requerimento, não tive em vista que se fechasse a discussão depois de eu fallar, nem me parece que a Camará tivesse dadq ppr discqtida uma questão tão importante: e por isso nae persuado que os receios do Sr. Deputado sãp infundados, porque julgo que deve continuar ã discussão.

O Sr. Ferrer; — Se o Sr. Mini&tro pede que se prorogue a Sessão, peço a V. Ex.a que corçsuhe $ Camará se quer prorogar a Sessão (ttpQiadqs).

O Sr. Ministro da Justiça: — A hova está dadft e não tenho grande empenho em fallar lipje; ama* nhã o farei se poder.