O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24)

estarem em ^branco, e três irregulares, mhwam el-leitos com a maioria absoluta

Os Srs-. Marcelly Pereira com ..,...... 68 votos

• Mesquila^e Solla............... 66

Barão de Fornos d'Algodres..... 64

Ferreri .-----.................. 64

Vasconsellos e Sá ...» .......... 64

Barão de Campanhã..........• • 63

Qtieiroga...................... 63

Pereira Pinlo................. 63

Pereira de Barros.............. 62

O Sr. Rebe.llo Cabral: — Marido .para á Mesa o Parecer da Cora missão de Poderes sobre as eleições de S. Thome e Príncipe que se reduz ao seguinte (Leu-o, e tfdle se dará conta, quando tiver segunda leitura.)

••Eu mando-o para a Meza, e V. Ex.a lhe dará o destino que for conveniente : aqui pôde suscitar-se urna questão por ventura política, e de grande magnitude, e a Comrnissão não insta péla discussão já, até porque lhe consta que ha informações importantes do chefe do Ministério Publico em oppo-sição talvez á opinião, que parece aqui apre~seníar-se. A Cominissão só se prestou a dar oseu Parecer á vista das bases que lhe foram presentes, e não

-da questão verdadeiramente Constitucional, que.se possa apresentar.

O Sr. Presidente:—Fica sobre a Meza para ser examinado pelos Srs. Deputados. — Vai proceder-se á eleição da Commissão Diplomática que é composta de 7 membros.

Corrido o escrutino verificou-se terem entrado na urna 78 listas, das quaes se inutilisaram 8 por v z-r em em branco , e uma por estar irregular, <_ p='p' com='com' a='a' absoluta='absoluta' maioria='maioria' sahi-ram='sahi-ram' eleitos='eleitos'>

Os Srs. Fonseca Magalhães com........í)5 votos.

Vaz Preto, .......______..... 55

Pereira Ferraz................55

Castilho.... •..................55

•Vasconcellos e Sá..........'„.. 54

Brandão e Mello........^ ..... 52

F. M. da Costa............... 52

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia para amanhã é a continuação da eleição de Commissões.— Está levantada a Sessão — Eram 3 horas e um quarto da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N." 5.

1842.

Presidência do Sr. Gorjão Henriques.

hamada—Presentes 72 Srs. Deputados.

Abertura — As li horas e um quarto da manhã.

Acta— Approvada.

O Sr. Presidente: — Determina o Regimento, que na Acta se declare o numero dos Srs. Deputados, que assistiram á Sessão, bem como os nomes dos que faltaram por impedimento leginrito, o\\ sein elie; para se poder levar a effeito esta disposição do Reífirnento e' necessário-estabelecer u?n methodo

O.

a fim da Mesa podeX conhecer, quaes são aquelles Srs. , quo estiveram presentes á abertura da Sessão, e aquelles que entraram depois. O resultado praticado ate' agora de se deixar isto unica-mente ao cuidado da Mesa, parece-me insumciente, porque são clifferentes as portas, que conduzem a esta Saia, e não é possível , quando se está n'uma discussão , a ver quantos Srs. Deputados entram ; assim como também depois de lida a Acta, e começados os primeiros trabalhos da Carnara, muitos Srs. Deputados entram e sahem , por consequência é diffi-cultoso á Mesa o fazer isto, portanto desejaria d'a« qui por diante, que os Srs. Deputados -q«e não estiverem presentes á Sessão , queiram, ou dirigir-se á Mesa dizendo que compareceram , ou por urn dos Conlinuos da Sala faz«r constar á Mesa que compareceram ; porque deste modo se evitará, que sejam dados como faltos alguns dos Sr?., que realmente não faltaram, mas entraram depois: igualmente desejaria , quedas escusas enviadas pelos Srs. Deputados á Mesa, dando o motivo porque, não comparecem, sejam mandadas á Mesa antes de se .entrar ria ordem do dia.

CORRESPONDÊNCIA.

Um Ojficio do Ministério da Marinha c Ultra» mar: — Remeltendo 120 exemplares da Conta Geral da despeza daquelle Ministério no anno económico de 1-839 a 1S40 para serem distribuídos pelos Srs. Deputados. — Mandados distribuir. .

Ministério do Reino:—Pedindo quo se remetia áquelle Ministério uma Relação dos Srs. Deputados que sendo Empregados em alguma das Repartições dependentes daqueHe Ministério, preferem receber o subsidio ern logar do ordenado : e declarando.se igualmente o dia em que cada um começou a vencer o subsido. — A"1 Secretaria.

Do mesmo Ministério: — Remettendo os papeis que se receberam do Governador Civil de Braga, a respeito do Cemitério daquella Cidade satisfazendo assim ao requerimento do Sr. Gavião na Sessão de 30 de Setembro, e 23 de Outubro do anno passado. — Â* Secretaria.

Do Sr. Deputado Lui% Brandão de Mello:----

Participando que por doente não comparece hoje á Sessão.—Inteirada.

Do Sr. Deputado Jeronyrno Dias d? Azevedo: — Remetlendo a Proposta da Assemblea da Regôa a re?peito dos vinhos do Douro para sereni presentes á Comímssão respectiva logo que se nomear.

O Sr. Presidente: — Estou presente, que já'nesta Casa se resolveu , que as Propostas enviadas pelos Srs. Deputados, mas não feitas na Camará, fossem admittidas; se a Camará convém em que se siga este precedente, dá-se destino a esta Proposta do Sr. Depuiado. (Apoiados).

O Sr. Gavião: — Isso já. foi decidido sobre uma Proposta que aqui mandou o Sr. Barão de Leiria , estando fora da Camará.