O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

do eleuos por differentes Proviticias ; e desejava também saber, se a esta remessa precedeu outra j que entendo devia precede-la, isto é, a relação daquel-las Assembléãs , onde não hoiive eleição primaria, ou ohde ella foi annullada em virtude da resolução da Camará.

O Sr. Secretario Pereira dos Rei&: -^ Já se ré* m et teu i

O Sr. Èebello Cabral ; — Á Corntisisêâo de Vê-fificaçâo de Poderes ha rnuíto tempo que tinha dado o seu Parecer sobre essas Assembl*?as primarias; e logo que se approvarain todos os Pareceres da (Jornmissâò , julgo que não era preciso dar úrn especial. Devo porem certificar a Camará de que o Official Maior da Secretaria, na conforrnidajde da approvaçâò desses Pareceres, redigiu Um Officio pá» rã ser mandado ao Governo, Officio que eu vi j e cuja exactidão verifiquei*

Leu-se na Mesa a nova redacção do Requèrimen* to do Sr. Fatistiho da Gamai

Foi àpprovado. ,

O Sr. Gavião:—-Marido para a Mesa um addi-tãrnento ao líequesimento do Sr. Deputado Fausti-no dti Gama,$ e peço à sua urgência.

E' o seguinte

REQUERIMENTO : — Roqueiro se peça ao Governo := 1.° = Cópia do Decreto ou Ordem, que mandou armar os Cidadãos da Capital nos d.ias 8 e 9 de Fevereiro ultimo.r— Q.° = O Mappa Demonstrativo de arnlafiientos, que nesse dia se distribuíram, e dos que se torhoram a receber. = 3.° = Relação dos Empregados Públicos, que foram suspenso*, ou demilhdos dos seus Empregos desde o dia 7 de Fevereiro ultirrioale ao dia 10do iridicado rnez» •—O Deputado, Gavião.

sip/irovoít-se lanto a urgência corno o additá-mento.

O Sr. Baptista Lopes: -± E' paia mandar para a Mesa um Requerimento, p diudo certos esclarecimentos. ( Publicar-se-ha quando tiver segunda leitura.)

O Si'. Secretario Pereira doe Reis: -í-Tenho a informar oSr. Cardoso Castel-Branco, de que mandei examinar á Secretaria, seeffectivamènte se expediu o Officio, a qúc S. S.a se referiu , è soube que sèex-pediu no dia l." do corrente.

O Sr. Presidense:—^Wa\ !êr-se u'm OffiriodoMi-histcfiò da Marinha.

CÓRttÉsrONDKNCÍ.Í. , ,

Uin officio do Ministério da Marinha è Ultra* mar:—• Kerhettendo uma cópia d'uma informação do Procurador Geral da Coroa sobre a espécie de poderem ou ,41 ao coritinrfar na Representação Na^ ciònal os Deputados das Profincias Ultramarinas,' por terem sido eleitos quando vigorava ouíra Lei.-

O Sr. Rèbello Cabral: — Peco que,seja femeiti-dò á Co m missão (de Verificação de Poderes, para ser- tomado na consideração devida quando seoccu-pTíf «!a questão geral e por ventura constitucional sobre se os Deputados do Ultramar pentencentês á Legislatura passada podem continuai na presente.

O Sr. Cardoso Casteí-Branco :\~ Desejava saber qUaf a interferência que tem o Procurador Geral da Coroa em matéria de eleições?

O Sr. Presidente: — E já tempo de passar á ordem dó dia: os Srs. Deputados podem árnarihâ falia r a este respeito.

O Sr. Almeida Garveit: — Peço a V. Ex.a ténliá á bondade de mandar ler novamente o officio que aqui senão ouviu bem.

Leu-te novamente o offício, e á requerimento de .alguns Srs. Deputados não se lhe deu destino , ficando sobre a At e fa para amanha se lhe dar.

ORDEM r>o DIA.

Continuação de eleições d& Cbmmtssoes. Ô Sr. Presidente : — Vai eleger-se a Comrnissãò Ecclésiasticá , que e' composta de 7 Membros.

Procedeu-se ao escrutínio: entraram na iirna 83 listas — brancas 11 — irregulares % -+• maioria abso'-luta 36 — saíram eleitos Os Srs. Yas! Preto ......... .......... 61 votos

Ânnes de Carvalho............, 60

Bispo de Malaca................. -57

Corrêa de Lacerda I.......... i . õ|>

Cabrita........ ó... ; .....;.. = . 55

Fonseca Casteílo Bfanco....... .. 54

M. J. da Costa.............I,. 52

O Sr. Presidente : —— Vai eleger-se a Comrriiseãò de Marinha que também é composta de 7 Mera-brõi.

Prbcèdéu-se ao escrutínio: entraram na urna 72! listas-—brancas 7 — irregulares \ «—maioria absoluta 33 — saíram eleitos

Os Srs. Costa Carvalho. ^. :. ».......... 61 votos

Amarai ', ..'...................è l

Falcão..............-----..... 59

Queifoga ..;.................. 53

Pereira Ba f ros. ................ 43|

Gavião....................... 4o*

Barreto Feio, ......-----.......49

O Sr. Gavião participou que a Commissáo 'd*Es» tatislica estava instalada,, e norhearú seu Presidente o Sr. Baptista Lopes —- Secretario o Sr. D. João d\4%evedo ~ e Relator elle Sr. Gavião.

O Sr. Rèbello Cabral participou que a Commjs" Mo de Legislação estava instalada ^ sendo da l.a Secção Presidente o Sr. Felgueiras-—Secretario o Sr. Fortuna —e Relator elle Sr. Rebclln Cabral ^—e da ^.a Secção Presidente o Sr. Aforonha •— Relator õ Sr. Lopes Branco---e Secretario o Sr. Ris* quês.

O Sr. Silva Cabral participou que a Commissãô de Administração Publica se achava instalada, e tinha nomeado seu Presidente o Sr. Monsinho dC*Al-buguerque — Secretario n Sr. Emílio Brandão — è Relator elle b Sr. Silva CàbraL

O Sr. Castilho participou quê rt Comrnissãò dê Comrnercio e Artes estava inttaladfai,' sendo Presidente o Sr. Graride—- Secretario o Sr. Silva e Cunha—Relator elle Sr. Castilho.

O Sr. Grande tíommunicoú que ã Commissáo de ínstruccâo Publica se achava instalada , tendo nomeado seu Presidente o Sr. Fonseca Magalhães — Sècretatio o Sr.. Castilho — e Relator elle Sr. Grande.

O Sr. Presidenlé:— Ã Comrnissãò qtiê sé vai eíe-gêr , ê a Còmmisíão do Ultramar ? que também sé compõe de 7 Membros.

Corrido o escrutínio achoú-sè qUe entraram na urna 80 listas —•- bfantas 15 — inaioria absoluta 3$ •^•saíram eleitos

Os S>s. Sola......................... 57 votosi

Gualberto Lopes.'.............. 55