O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 293 )

O Sr. Lacerda: — Sr. Presidente, vou fallar contra esta eleição com muita mágoa por terem, seguin-do-sè a minha opinião, de se,r excluídos delia Cavalheiros a que voto muito respeito, e a quem tenho cm muila contemplação, e também porque ouvi já aqui insinuar, fallando-se da eleição de Goa, que se pertendia excluir da Representação Nacional um distincto Cavalheiro, que não tem assento nesta Camará, t: a ella e chamado pela presente eleição. Sr. Presidente , respeito e pre'xo no coração o Sr. Passos-Manoel, e desde já declaro que, rejeitado o Pajecer da Commissão, faço sinceros e ardentes votos para que S. Ex.a alcance ser novamente eleito, mediante uma eleição que possa e mereça ser approvada. Julguei dever dar esta explicação, por isso mesmo que mais de uma vez tem sido indicada como acintosa a declaração feita por alguns Deputados de rejeitarem e combaterem a eleição de Goa.

igualmente sinto ler de me affastar do Parecer da Commissão composta inteiramente deCoilegas e amigos, a quem tanto' e tanto respeito; mas na verdade para mim está primeiro de tudo o que julgo o meu dever.

, -Sr. Presidente, deixando maior exórdio, e cingindo-me á questão..julgo que-V. Ex.a me permit-tirá que, por via de esclarecimentos que pude obter a respeito desla questão , eu suba á origem verdadeira do Estado da índia relativamente ás eleições: e tanto mais julgo isto necessário quanto vi que o illuslre Membro1 da Commissão , que acaba de fallar, insiste excessivamente na-impossibilidade de que nas Provinciaes das Novas Conquistas se verifique regularmente esta eleição, (O Sr. Mendonça: — Á palavra). Quando em 1836, e' isto, Sr. Presidente, o que lenho podido colher de cartas que me forarn presentes, de diffcrentes informações, e ate' de Documentos que existem no Archivo desla Carnara ; quando em 1836, dizia eu, teve logar a eleição de Goa,, tinha sido este acontecimento precedido de outro que poz em desordem os Estados da índia. Se por ventura, Sr. Presidente, no pouco que vou dizer sobre tal assumpto mencionar o nome de algum indivíduo, declaro que pertendo significar as cousas, e de maneira nenhuma offen-der pessoas. Na e'poca indicada, .tinha lido Ingar uma revolta nos Estados da índia conira o Prefeito que então alli regia, e os Partidistas deste Prefeito vendo que , se as eleições se fizessem debaixo da influencia do Conselho Provisório ^ seriam vencidos , e viriam a ser eleitos homens que não favoreciam seus planos, que os não apoiariam ern Portugal; e vendo ao mesmo tempo que, se perdessem essa eleição, perderiam corn ella a influencia que elles se haviam a todo o custo proposto ganhar, e exercer nos Estados da índia, que fizeram ? Empregaram todos os meios ao seu alcance para que na parte das Velhas Conquistas, aonde exerciam maior influencia os Eleitores, não accudissem á urna, a fim de que se acreditasse por esta sorte que os Povos da índia não queriam nada corri o Governo Provisional, e tudo queriam com o Prefeito qae se tinha retirado de Goa, e se. achava em Damão. Com effeito os Partidistas do Prefeito conse-seguiram que em alguns Concelhos os Eleitores não comparecessem, nem a eleição se realizasse, mas não poderam conseguir que outro-tanto aconteces-VOL...I.'— JANEIRO — 1843.

se em todos os Estados da índia. As ordens do Governo Provisional foram observadas nas Novas Conquistas e nas Ilhas de Goa. Então appareceu uma -eleição que deu em resultado a nomeação, dos Srs. Deputados Xavier Botelho, e Manoel Duarte Leitão. Esta; eleição veiu á Camará, e foi approvada como devia ser, e só hoje pela primeira vez se poz ern duvida. E isto, Sr. Presidente, muito para notar, e não menos que se allegue a falta de comparência naquella eleição dos Cidadãos de alguns Concelhos. Islo não estabelece precedente, por que fez-se a convocação, que falta agora. Se enlão não compareceram os Eleilores, é por que não quize-ram ; hoje queriam, mas não os admit-lvram , nem se quer os convocaram. Aquelles, e não estes, cederam do seu direito, e por tanto aquella eleição caminhou regularmente. Daqui data a origem dos ódios entre os homens influentes nas Velhas e Novas Conquistas: aquelles não perdoaram, nem perdoarão nunca aos seus adversários a victoria que delles houveram. -

Sr. Presidente, b que levo observado e tão exactamente verdade que, tendo chegado á índia o Barão de Sabroso, e curnprindo-lhe proceder a novas eleições, os Partidários do Prefeito, já então restituídos em virtude da annistia dada pelo Barão, conseguiram dominar p Conselho convocado pelo mesmo Barão, e no qual elle imprudentemente os ad-mittira, e pretextando impossibilidade que não exis-^ tia, e exaggerando as difficuldades que se davam, e facilmente podiam vencer-se, fizeram tomar a resolução de que não se procedesse a eleição nas Províncias das Novas Conquistas, mas se representasse ao Governo para que providenciasse de futuro.