O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

279

esta graduação foi recommendada em portaria do ministerio da marinha e ultramar:

Senhores, o horrivel quadro que vos fica exposto é sufficiente para essa illustrada camara fazer idéa do barbaro e despotico caracter do actual governador, que não tem na bôca senão a ameaça e o terror.

Senhores, o estado em que se acha Timor é similhante a uma mina, a que falta só quem lhe chegue o fogo. Acabou-se o socego, perdeu-se a segurança, cessou a protecção da lei e só reina a vontade apoiada pelo rigor, militar. Uma sublevação geral que ameaça a perda da colonia é o futuro que se espera pela exasperação a que vão chegando os animos.

Nunca em Dilly se ouviu fallar em bandeira hollandeza, hoje olha-se para ella como amparo e refugio dos males que pesam sobre este desgraçado povo.

Dignae-vos, senhores, attender e fazer cortar de prompto os males que affligem estes povos, emquanto é tempo, porque o soffrimento tem limites, e póde o remedio vir em tempo que já não aproveite.

Praça e villa de Dilly, 23 de setembro de 1863. = José Caetano Barbosa, major da guarnição de Timor.

Documento A

Copia — Repartição do gabinete — Extra. — Ill.mo sr. — O alferes Vianna que vae nomeado commandante dos presidios de Laga e Lantem, apresentará a v. s.ª o Dahollo (que entendeu depois dever chamar-se D. Gabriel), a fim de que v. s.ª o mande passar pelas armas, como motor e chefe da sublevação que teve logar em Laga, fazendo v. s.ª proceder ao seu fusilamento ahi perante o arraial, ou aonde entender mais a proposito; e por essa occasião v. s.ª fará constar que a sorte que espera todo e qualquer individuo que entender, desobedecer e rebellar-se contra o governo de Sua Magestade Fidelissima, esquecendo-se de que é vassallo e tributario da corôa portugueza, será aquelle o seu destino, certos de que para rebeldes e chefes de revoltas não ha garantias que não sejam as da lei marcial.

Deus guarde a v. s.ª Residencia do governo em Castro Lahane, 17 de junho de 1863. = Ill.mo sr. Duarte Leão Cabreira, major commandante da força de operações a leste; = José Maria Pereira de Almeida, governador de Timor.

Copia — Repartição do gabinete — N.° 12 — Ill.mo sr. — Accuso a recepção do officio de v. s.ª de 15 do corrente por mim recebido hoje ao meio dia, e com elle me foram presentes as duas mulheres, as quaes tiveram o competente destino, com um par de machos aos pés, bem como se me apresentou o alferes Purificação Fiquei sciente pelo sem officio que nada havia em Laga, e bem assim da sua resolução de lhe impor a respectiva multa, que approvo; bem como remetto a v. s.ª a nomeação junta para tenente coronel regente de Laga a D. Gaspar Maria Ximenes pelo que v. s.ª já vê que tomei como proposta a idéa por v. s.ª apresentada a similhante respeito no seu citado officio.

Emquanto á captura dos dois rebeldes sargento mór e cabo superior, será de conveniencia lhe mande ahi fazer aquillo que no meu officio d'esta data ordeno a v. s.ª mande fazer ao Dahollo, que depois se denominou Gabriel.

Deus guarde a v. s.ª Dilly, 17 de junho de 1863. = Ill.mo sr. Duarte Leão Cabreira, major commandante das forças a leste. = José Maria Pereira de Almeida, governador de Timor.

Documento B

Copia — Secretariando governo de Timor. — Ill.mo sr. — Determina s. ex.ª o sr. governador, que logo que ahi se apresente o alferes do batalhão defensor João Joaquim Fernandes Vianna, conduzindo preso o principal de Laga D. Gabriel, vulgo Dahollo, v. s.ª o mande fusilar immediatamente, dando logo parte de assim o ter executado. A execução convem que seja feita por soldados europeus.

Deus guarde a v. s.ª Dilly, 23 de junho de 1863. = Ill.mo sr. commandante do 3.° districto. = José Caetano Barbosa, secretario do governo de Timor.

Está conforme, salva a redacção, por não ser copiado á vista do original. = José Caetano Barbosa, major ex-secretario do governo de Timor.

Documento C

Copia — Presidio de Laga. — Ill.mo sr. — Com maior satisfação, accuso a recepção do officio de v. s.ª de 23 do corrente mez, e em resposta tenho a dizer que chegou a este presidio o alferes João Joaquim Fernandes Vianna, ás sete horas da noite do dia 29, e que me entregou Dahollo, chefe de rebellião, e no dia seguinte ás nove horas da manhã teve logar a sua execução como determina o citado officio, e em seguida foi sepultado. O fusilamento foi feito pelos soldados do batalhão defensor, assistindo a este acto todo o arraial.

Deus guarde a v. s.ª Presidio de Laga, 30 de junho de 1863. — Ill.mo sr. secretario do governo. = Francisco dos Santos Smith, commandante do 3.° districto.