O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

222 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

gundo li algures, se encontram já em via de extincção. Montando-se ali, ou próximo da foz do Douro, officinas com altos fornos, e vindo era auxilio das industrias metallurgicas nacionaes a protecção pautal, as minas do Reboredo poderão um dia fornecer de ferro em bruto e traba lliado todo o roiuo, de onde saem annualmente, para compra d'este artigo cerca de 2:000 coutos do réis, poderão fornecer as nossas vastas colonias, onde ha tanto caminho de ferro a construir e tanto machinismo industrial a montar, e poderão, emfim, fornecer os mercados estrangeiros.

Ha tambem n'aquelle districto as já afamadas pedreira de marmores brancos, tão preciosos como os do Garrara, (Apoiados.) e de magnificos alabastros do S. Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro, mais vulgarmente conhecidas por pedreiras de marmore e alabastro de Vimioso.

E são ali notaveis as espaçosas grutas de paredes abobadas de alabastro, ornadas com caprichosos rendilhados do stalactites e stalagmites de todos os tamanhos; grutas tão bellas o curiosas, que, se houvesse próximo uma estação de caminho de ferro, formar-se-ía para ali uma constante romaria de nacionaes o estrangeiros, para as visitar. (Apoiados.)

Encontram-se ainda n'aquelle districto vestigios de ferro, prata e anthracite, espécie de carvão de pedra, e muitos outros minerios.

Pode-se avaliar da importancia dos jazigos mineraes que ali se encontram pelas informações colhidas no Inquerito industrial do 189O, do que tenho aqui algumas paginas, contendo os seguintes informes, que peco licença para ler á camara.
(Leu.)

Sr. presidente, é facto verificado e incontroverso que o districto de Bragança contém variadissimos elementos de riqueza, e que as suas producções se podem tornar consideravelmente mais abundantes do que o são hoje. Para isso é preciso valorisar convenientemente os seus productos, por forma a obter-se preços compensadores da exploração em mais larga escala do seu solo, que é vasto, e do seu sub-solo, tão opulento em mineraes. (Apoiados.)

Mas a este desideratum oppõe-se a falta do communicações rapidas e faceis. (Apoiados.)

Regiões assaz consideraveis, concelhos inteiros ha n'aquelle districto que vivem no mais apertado bloqueio. Por um lado a raia de Hespanha, e por outros as grandes distancias e os velhos caminhos accidentados quasi os isolam dos centros de consumo e de commercio.

A camara vae de certo admirar-se com os esclarecimentos que sobre a viação no districto de Bragança vou apresentar.

Tenho aqui o relatorio impresso do distincto engenheiro sr. Pedro Ignacio Lopes sobre a viação ordinaria do paiz em 30 de junho de 1893.

Recorrendo aos dados estatisticos que este instructivo documento nos fornece, vê-se que em 30 de junho de 1893 havia construídos no continente do reino 9:313 kilometros de estradas de primeira e do segunda ordem.

Há no reino só quatro districtos com maior extensão do que o de Bragança: são os de Beja, Lisboa, Santarem e Evora; Bragança occupa o quinto logar no tocante a extensão.

Ora, sendo dezesete os districtos administrativos do reino e senão doze mais pequenos do que o de Bragança, é este o que tom menor numero de kilometros de, estradas construidas.

D'aquelles 9:313 kilometros de estradas em conservação o districto de Bragança só tem 307 kilometros.

Todos os outros districtos têem maior número de estradas construidas do que elle; ha-os com metade ou menos da sua extensão, tendo todavia o dobro ou mais das estradas mais das estradas macadamisadas que possuo o districto de Bragança
quer dizer, têem proporcionalmente quatro, cinco ou seis vezes mais kilometros de estradas que elle.

Nada mais eloquente do que os números representativos dos factos que se desejam comparar.

Recorrendo á tabella estatistica da pag. 4.ª do relatorio do sr. Pedro Ignacio Lopes, vê-se que o districto de Bragança tem 6:665 kilometros quadrados de extensão e o districto de Vianna do Castello tem a terça parte, isto é, 2:238.

Pois o districto de Bragança tem apenas 307 kilomctros de estradas, emquanto que o districto de Vianna do Castello tem 388, quer dizer, proporcionalmente mais do triplo do que tem aquelle. O districto de Braga tem 2:730 kilometros de extensão, o de Bragança, como disse, 6:665; pois o districto de Braga tem, 603 kilometros de estradas, emquanto que o do Bragança tem só 307. O do Aveiro tem 2:925 kilometros quadrados de extensão e 586 kilometros de estradas. Se adoptarmos para comparação o numero do metros de estradas por cada kilometro quadrado, vê-se que o de Vianna tem 173, o de Braga 226, o do Porto 263, o de Aveiro 200, o de Vizeu 130, o de Coimbra 176, o do Santarém 131 e o do Lisboa 157, emquanto que o districto de Bragança tem só 46 metros de estradas por kilometro quadrado.

Poderia levar mais longe o exame da referida tabeliã, mas não o faço, para não cansar a attenção da camara.

Da desigualdade que tom havido na distribuição da melhoramentos publicos resulta que, havendo no paiz muitos districtos tão sulcados de estradas, que não só as povoações mais importantes d'elles estão ligadas entre si o com todos os centros de população, mas até as mais insignificantes aldeias e ainda as quintas dos particulares influentes são já servidas por estradas que o estado mandou construir, no districto de Bragança ha ainda dois concelhos que não estão ligados nem com a capital do districto, nem com o resto do paiz: são os concelhos de Vimioso e do Miranda do Douro.

(Interrupção.)

E o de Freixe de Espada á Cinta, segundo diz o illustre deputado o meu amigo sr. Lopes Navarro.

E no era tanto o concelho do Vimioso é dos mais ricos do districto, já pelas suas producções agricolas, já pela população commercial e industrial que contém; e o de Miranda é igualmente rico sob o ponto de vista agricola e possue a mais apreciada raça bovina do paiz, a chamada raça mirandeza; alem de que a sua capital, que é uma antiga cidade, foi já capital de provincia, séde de um bispado o praça do guerra com tres regimentos de guarnição.

Pois, apesar de tudo isto, fiquem sabendo a camara e o governo que no districto do Bragança ha ainda três concelhos que não têem estradas que os liguem com a capital do districto, nem com o resto do paiz. Não obstante, o estado não deixa de exigir aos habitantes d'aquelles concelhos as avultadas contribuições que os progressos da civilisação e os variados serviços da administração publica actualmente nos impõe.

A distribuição, sr. presidente, dos impostos progressivamente augmentados tem sido igual para todo o paiz; e o districto de Bragança tem tido n'ella a sua quota parte, e mais do que isso, desde que no tempo da administração do sr. conselheiro Dias Ferreira só mandou arbitrariamente sobrecarregar com 4 por cento a percentagem n'aquelle districto destinada aos encargos creados pela
extincta junta geral. A distribuição dos impostos, repito, tem sido igual para todos os districtos e aggravada para o de Bragança.

Na distribuição, porém, dos beneficios, dos melhoramentos de toda a ordem, todos os outros districtos têem tido o seu quinhão, maior ou menor: o quinhão do districto de Bragança ha sido sempre o mais pequeno.

Em abono d'este asserto basta que diga que aquelle districto é o unico cuja capital, Bragança, se encontra ainda