O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

352

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Osorio de Vasconcellos, pronunciado na sessão de 5 de fevereiro, que devia ler-se a pag. 257, col. 2.ª, d'este Diario.

O sr. Osorio de Vasconcellos: — Cumprindo as

prescripções do regimento, começo por ler a moção que vou mandar para a mesa.

«A camara lamenta que o governo não tivesse sujeitado ao exame do parlamento as concessões do caminho de ferro de Cacilhas a Cesimbra e do ramal da Quinta do Conde ao Pinhal Novo.»

Sr. presidente, vae adiantado o debate, a maioria resolveu em sua alta sabedoria a prorogação da sessão até que esta questão fosse votada; e na verdade, seria necessario que eu tivesse um coração muito duro e empedernido, para tentar abusar da benevola attenção da assembléa.

Serei pois o mais brava e contraido possivel nas minhas considerações. E seguindo-me a fallar ao illustre deputado da maioria o sr. Marçal Pacheco, devo comprazer-mo duplamente, porque s. ex.ª não sé foi um auxiliar efficacissimo das minhas idéas, e não tambem porque o governo apoiou, applaudiu e festejou o nobre deputado, acarinhando-o o ameigando-o como quem se 63tá revendo. (Apoiados.)

Ha, puis, a maior concordancia de idéas e affectos entro o illustre deputado, o governo e a maioria.

As idéas apresentadas pelo illustre deputado tiveram a sancção governamental, sancção clara e explicita pelos apoiados que receberam e que pelos modos caíram espontaneos dos bancos ministeriaes. (Apoiados.)

Não felicitarei o governo, mas felicito a opposição. (Muitos apoiados.)

Nós deputados da opposição levantando esta questão não quisemos ver pessoas, quitarmos apenas ver uma questão importantissima, questão A qual te prendem altos interesses do estado. (Apoiados.)

Se nós quizessemos usar de argumentos pessoaes, V. ex.ª, sr. presidente, que é parlamentar antigo, V. ex.ª que já nos viu na liça, que se ignora quaes na armas que sabemos manejar quando queremos, V. ex.ª poderia dar testemunho insuspeito de que a questão teria tomado um feição muito diversa d'aquella que assumiu.

V. ex.ª poderia testemunhar que nós, oh homens da communhão reformista, eramos bem capazes de romper as fileiras ministeriaes deixando a escorrer sangue certos athletas que não fazem medo. (Apoiados.)

Bom que da parte da maioria e do governo não se levarem recriminações. (Apoiados.) Haja prudencia e discrição, porque, se ousam provocar estejam certos que saberemos retorquir-lhes ás bravatas. (Apoiados.)

Se a maioria vê no modo pacifico, talvez demasiado pacifico, por que tomos levado esta questão, um signal da fraga se a do covardia, de horror, tenor e desanimo; engana-se Nós podemos dizer que n'esses jardins de Galaad ainda ha perfume?, o que es homens que outr'ora, ainda não ha muitos annos, souberam manejar a palavra o flo-