O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(31)

6.°' Às participações destes acontecimentos, e designadamente os officios do Juiz de Direito de Mofmenta da Beira, se algum tiver dirigido ao Presidente da Relação do Porto, ou ao Governo; e bem assim os do Governador Civil de Vizeu também ao Governo, ou ao dito Juiz.

7." Se, como é de crer, o Governo deu algumas providencias acerca de todos estes acontecimentos , e quaes foram.

Requeiro igualmente, que os officios , ^e esclare» cimentos que peço, se remetiam a esta Camará a proporção que se forem tfpromptando. Camará dos Srs. Deputados em Q de Agosto de 1842. ==/. G. da Silva Sanches. ^

A Camará consultada approvou a urgência, e o requerimento.

O Sr. Presidente :—E' preciso tomar uma decisão sobre o officio do Ministério da Marinha-de que ha pouco se fallou ; eu entendia que se devia mandar á Commissào de Poderes para o tornar em consideração quando se traolar díi questão geral. (Apoiado}.

A Camará consultada iínntfiu. O Sr. F. Pereira Magalhães: — Pedi' a palavra para fazer uma declaração. Sr.-Presidente, eu costumo ser rnuito exacto no comprimento de meus deveres; tendo-se dado uma hora certa para se abrir a Sessão, tenho-me aqui apresentado á hora marcada porém ba dias tenho vindo um pouco mais tarde porque estou encarregado de uma Com missão filantrópica, á qual devo assistir uma parte da manhã ; portanto desejo que a Camará fique entendendo que quando eu vier mais tarde da hora é porque estou occupado nessa Commissão.

O Sr. Presidente: — A Camará fica inteirada. O Sr. -D. João d* Azevedo : —Mando para a Mesa um Requerimento, que peço que seja inserido no Diário do Governo; e o seguinte:

REQUERIMENTO : — Requeiro , que pela Repartição competente do Ministério da Fazenda se peça ao Administrador Geral das Alfândegas do.Norte uma Nota declarativa de praia ou ouro em barra , que pela Foz do Porto tem sido enviada para fora do Reino desde Fevereiro ultimo ate á data do presente. — J). João d'Azevedo.

O Sr. Presidente: — Fica para^ segunda leitura. O Sr. Albano: — Eu requeiro a urgência deste Requerimento.

Foi approvada a urgência, e logo O Sr. Albano disse:— Mando para a Mesa um additamento a esse Requerimento, o qual também peço, que seja declarado urgente, e impresso no Diário do Governo; e o seguinte

REQUERIMENTO:—Requeiro, que se peçam ao Governo, e com urgência:

l.9 Cópias das Portarias, que em princípios de Fevereiro próximo pretérito foram expedidas pelo Tliesouro Publico ao Conselheiro Director da Alfândega Grande de Lisboa , e Ho Administrador Geral das Sete Casas, para se suspender a execução de Cr-densde Pagamento anteriormente expedidas aos The-soureiros daqueíias Casas Fiscaes , ou de quaesquer disposições, qu

2.°- A designação das pessoas, ou Estabelecimentos, a quem respeitavam laes Disposições, ou Ordens de Pagamento.

3.° Cópia das Portarias, que poucos dias depois foram expedidas, suspendendo a execução das anteriores.

4.° O estado do Pagamento relativo aos mezes de Novembro e Dezsmbro, feito ás Classes Inactivas até princípios dê Fevereiro em todas as Contadorias de Fazanda do Reino, com a designação da importância, ao menos approximada, do que estava ainda por fazer naquella e'poca. — Albano.

A Camará consultada, approvou também a nr* gencia do additamento ; e em seguida appro«oM-o, bem corno o Requerimento do Sr. D* João d* Azevedo, O Sr. Presidente: -— Deu a hora, a que se deva entrar na Ordem do Dia ; estão muitos Srs. Deputados inscriptos; porém fica-lhes reservada a palavra para amanhã; vamos á Ordem do Dia, que é a eleição da Commissão d'Agricultura.

SEGUNDA. PARTE DA ORDEM DO DIA. Continuação de eleições de Commisoôes. Procedesse á nomeação da Commissão d'Agri* cultura , composta de 7 Membros.

Corrido o escrutínio com as formalidades, qu& dispõe o Regimento, colheu-se, e proclamou-se o se-guinte resultado :

Listas recebidas na Urna,.................. 8$

Inutilizadas por serem brancas.............. SÓ

Ficaram................................. 63"

Maioria absoluta,......................... 3&

Alcançaram esta, e por isso ficaram eleitos os Srs. João Bernardo de Sousa com.... 06 votos*

Pessanha.................... 55

Pereira Rebbello.............. 54

Coelho de Campos............ 54

Barbosa da Cunha.....•...... 53

Mathias AyresSeíxas.......". .. 51

O Sr. Silva Cabral: — Peço a V. Ex.a que queira ter a bondade de mandar ler pelo Sr. Secretario a relação das Cornrnissões que faltam a nomear» (O Sr. Secretario leu,) Peço agora a V. Ex.a que proponha á Camará se consente que as Commissôes, d'lnfrações, e tíspecial dos Vinhos, sejam nomeadas por escrutínio, e o resto pela Mesa; isto mes« mo se tem feito nas diversas Legislaturas. (Apoia* dos.)

O Sr. Ávila: — Parece-me que a Camará deve trocar a Commissão dos Vinhos, pela de Saúde Publica, porque esta tem d'examinar a parte do Orçamento do Ministério do Reino que lhe diz respeito ; a pratica tem sido que todas aquellas Cornrnissões a quem é commettido o exame do Orçamento, sejam sempre nomeadas por escrutínio, no entre tanto para tnim é indifferente que seja nomeada pela Mesa ; eu tenho bastante certesa de que a Mesa ha-de ser nimiamente escrupulosa nessa nomeação ; mas eu proponho que sejam nornoadas por es-crutiuio as duas Counmisàões d'Infracçôes, e Saúde Publica, e as Jos Vinhos, e outras sejam nomeadas pela Mesa, porque realmente e preciso que não gastemos mais tempo com estas eleições. (Apoia' dos.) _'•'.;•