O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 10 —

nheiros, ou que fizerem serviço como, taes; e o ele Conductores de trabalhos: e no segundo O numero de Escrivães pagadores, Amanuenses, Apontadores de differentes classes, Vigias ou Olheiros, e outros Empregados com vencimento effectivo. — Vasconcellos e Sá.

Foi admittido, e approvada sem discussão.

O Sr. Secretario (Rebello de Carvalho): — Os Srs. Deputados que tiverem de mandar para a Meza declarações de que algum Sr. Deputado não póde comparecer ás Sessões, tenham a bondade de as mandar logo no principio da Sessão, para se poder dar conta dellas 11.7 occasião competente.

O Sr. Julio Maximo: — Peço ser inscripto para tornar a iniciativa do Projecto sobre a abolição do monopolio do sabão.

O Sr. Placido de Abreu: — O Sr. Deputado Magalhães Coutinho encarregou-me de participar á Camara que não póde comparecer á Sessão de hoje.

O Sr. Corrêa Caldeira: — Sr. Presidente, tendo recebido ultimamente um documento importante para a questão que vai ventilar-se — a validade das eleições de Lamego — documento que é um Instrumento de justificação perante o Juiz de Direito da Comarca de Rezende, a Requerimento do Reverendo Abbade de Penude, Alexandre de Santo Thomaz Pereira, no qual se provam os vicios, e irregularidades insanaveis que houve na Assembléa Eleitoral de Azegos e Rezende, Circulo de Lamego; mando este documento para a Meza, pedindo que seja remettido á respectiva Commissão, que, me parece, não deixará de o tomar em seria consideração; e não o apresentei mais cedo, porque só agora me foi entregue.

O Sr. Cunha Sotto-Maior: — Pedi a palavra para participar a v. Ex.ª que eu não concorri com a Deputação nomeada, porque só tive conhecimento della pela leitura do Diario de hoje.

PRIMEIRA PARTE DA ORDEM DO DIA.

Eleição da Commissão Administrativa.

O Sr. Presidente: — O Presidente da Camara, e o Sr. 1.º Secretario são Membros natos desta Commissão, que sendo composta de 5 Membros temos por isso a eleger 3.

Procedeu-se ao escrutinio, e tendo entrado na urna 83 listas, das quaes 6 em branco, sairam eleitos com a maioria absoluta:

Os Srs. Visconde da Junqueira, com.....69 votos.

Faustino da Gama............. 68 »

Honorato Ferreira............ 53 »

O Sr. Salvador da, França: — Pedi a palavra para participar que a Commissão nomeada pela Meza para tomar, conhecimento do Processo relativo ao Sr. Adrião Accacio, acha-se installada; e nomeou para Presidente o Sr. Baldy, e a mim para Secretario; reservando para mais tarde a nomeação de Relator, quando se haja tomado algum conhecimento do negocio.

SEGUNDA PARTE DA ORDEM DO DIA.

Discussão sobre o Parecer relativo á eleição do Circulo de Lamego.

É o seguinte:

Parecer: — (N.º 2-F.) — A 2.º Commissão de Verificação de Poderes, tendo, examinado attentamente o Processo Eleitoral relativo ao Circulo de Lamego, N.º 20, vem agora dar-vos conta do que em centrou, e emittir a sua opinião.

O Circulo de Lamego foi dividido em vinte e quatro Assembléas Eleitoraes, nas quaes o numero dos votantes foi de 6:369, e os mais votados, que reuniram além de um quarto da totalidade da votação, os Srs.

Antonio Pinheiro da Fonseca Osorio, com 3:835 votos

Barão de Lazarim................... 3:748 »

Antonio Sarmento de Saavedra Teixeira. 3:678 »

José de Vasconcellos Noronha e Menezes 2:991 »

Perfazendo o numero dos 4 Deputados, que pertencem a este Circulo Eleitoral,

O Cidadão immediato em numero de votos, foi o Sr. Antonio Dias Oliveira, que obteve 2:467 votos.

Na Assembléa do apuramento foram apresentados Protestos e Contra-protestos, dos quaes, e dos documentos que a elles se referem, a Commissão se occupará successivamente.

No Protesto apresentado naquella Assembléa pelo Conde de Samodães, Francisco, e mais 13 Cidadãos, portadores de Actas, reclamam todos elles por treze differentes motivos, e principalmente, pela nullidade da eleição da Assembléa de Piães, uma das duas em que fôra dividido o Concelho de Sanfins. Reclamam igualmente os Cidadãos Jeronymo de Almeida Castro Mendonça Castello Branco, e Rodrigo Maria Cortez Machado, aquelle Membro que foi da primeira Meza Eleitoral da Freguezia de Piães, e o segundo similhantemente Vogal da Commissão de Recenseamento do Concelho de Sanfins, contra o procedimento do. Administrador do mesmo Concelho, por isso que fazendo entrar força armada na igreja de Piães, dissolveu a Meza Eleitoral, que alli existia presidida por Joaquim Macario do Amaral, ao qual e a José do Nascimento de Azevedo Coutinho, Membro da dita Meza fizera o dito Administrador prender, installando na Presidencia de uma nova Meza Eleitoral a Manoel Pereira de Vasconcellos. Em reforço a este facto foram presentes á Commissão os attestados seguintes. Do Parocho da Freguezia de Piães, que certifica por lhe constar, (não se tendo aliás achado presente) o facto da dissolução da Meza pela força armada, bem como de ler fugido em consequencia disso a maior parte do povo. Do Parocho de Tarouquella (que tambem não foi presente) affirmando constar-lhe não lerem concorrido a Piães os Eleitores da sua Parochia. Do Parocho de Sozêllo, que dirigindo-se á dita Assembléa Eleitoral, a ella não chegara por lhe constar o occorrido dando isso causa a tambem deixarem de ír votar alguns dos Eleitores da sua Parochia. Finalmente do. Parochia de Espadanello, que diz ler-lhe constado o occorrido por occasião de ír para a eleição, e que os Eleitores que o acompanhavam fugiram ao receber a noticia, dando isso logar a terem comparecido poucos votantes. O. Presidente da Meza, substituida á primeira, mostra por documento datado de 9 de Dezembro, ultimo haver recebido de Victorino Pinto da Cunha, Presidente da Commissão do Recenseamento de Sanfins, um officio, da data já lembrada, e que a junta, em original, para ír presidir á Assembléa de Piães, fazendo-se-lhe remessa dos respectivos cadernos de recenseamento.