O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

APPENDICE Á SESSÃO N.º 23 DE 28 DE FEVEREIRO DE 1898 384-Q

praças publicas como um calloteiro, como um insoluvel, como um desprezivel sem brio nem dignidade, até que a final se afundasse de vez n´um monte de miseria, n´um mar de lama, sem que se empregasse nenhuma tentativa para o salvar! Era a isto, a esse estado que a opposição queria que o deixassemos chegar? Era então, quando já nenhum remedio houvesse que se lhe havia de acudir ?

Que patriotismo é este? Que patriotas são estes que nos accusara e censuram! (Apoiados.) Cautela! Cautela, que o paiz está alerta e a todos vê e julga! Não estejamos aqui tão despreoccupadamente e só por politica a assoprar o incendio! Não estejamos a brincar com o fogo que nos póde queimar a todos... Uma faulha, as vezes, basta para produzir labaredas que tudo destroem, e que só muito sangue apaga! Haja prudencia! O fogo é perigoso, queima, não o ateiem!

Uma voz: - Mas depura, e algumas forças tambem não era mau!

O Orador: - Depura, talvez; mas destroe e consome, com certeza! E o peior é, que no caso presente, sobre os seus montes de cinzas ainda quentes, póde cair e desapparecer, abrazada para sempre, uma gloriosa nacionalidade inteira, pagando as faltas de meia duzia de culpados. (Apoiados.} Eis o grande, o incalculavel perigo!

Que se queimam, que se afundem e desappareçam os partidos politicos, que se enforquem e abrazem alguns homens, se o merecem, e se tiverem de ser victimas da sua propria obra, isso pouco importa! O que importa e muito e tudo, é que só salve a nação, é que com elle se não queime, afunde e desappareça, esta nossa gloriosa, tradicional, altiva e nobilissima nacionalidade portugueza, que já deu leis ao mundo e descobriu mundos! (Apoiados.)

Vozes: - Muito bem, muito bem.

(O orador foi comprimentado pelos srs. ministros e por quasi toda a camara.}