O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

o Parecer deve ser approvadp; e sobre tudo julgo ta ilibem que os Srs, Deputados, que já votaram nas eleições de 38 e 39 seriam altamente inconsequentes se'votasso-m etn sentido contrario.

O Sr. .Sintas : — Requeiro que a matéria sé jul* gúe discutida. , -

O Sr. Lacerda:-—Roqueiro que se contem os Srs. Deputados presentes-para verificar se estão 72..

( f^ozcs'.— Não são precisos ; bastam 37). .

O Sr. Presidente : —-Creio que não são precisos os 72 Srs. Deputados para haver votação.

O Sr. .Lacerda : — Peço a palavra sobre isso.

O Sr, Presidente:—Tem a palavra.

O Sr» Corrêa, de'Lacerda:—- Essa votação que lere logat na Sessão Extraordinária não pôde ré* gulatr hoje, porque então foi fundada na necessidade, «visto que só existiam em Lisboa 72 Deputados,' mas essa necessidade não sé dá hoje ,.-pois estão ern Lisboa mais de iÒO Deputados.... (Sumir r o prolongado).

O Sr. Presidente : •—Peço attenção. Não pôde haver discussão sobre isto. Ha uma resolução da

Camará , que não foi revogada , e que' consta "da Acta NiB 457 de Setembro passado, para que as votações se eífectuein , logo que esteja presenie una numero de Srs. Deputados, que constitua maiòrifi relativamente áquclle com que se abriu a Sessão. O Sr. Secretario vai verificar se ha ou não maioria.

O Sr. :Secretdrio Peixoto:—A Sessão abri'u-se com 73 Srs. Deputados, logo são precisos 38 que approvem , ou rejeitem :• estão.presentes 65.

Julgada a matéria discutida, foi approvada, quasi unanimemente, a primeira parte, dó .Carecer.

O Sr. Presidente : —~ A ordem do dia para a Sessão seguinte é — a 2,a parte do mesmo Parecer-— o Projecto'sobre as habilitações dos Alurnnos das Escolas de .Lisboa e; Porio —•. e leitura de Pareceres de CoYn missões. Está levantada u Sessâ. — Eram cinco horas e. meia da tarde.

O 1.° REDACTOR, ...

JT. B. '

, Presidência do Sr. Gorjâo Henriques.

Chamada — Presentes 87 sSrs. Deputados.

Abertura — A meia hora'depois do meio dia.

Acta-^— Sobre ella disse. .

O Sr. Felgueiras '—^Sr. Presidente, quando -se approvou o Parecer sobre a eleição de Goa, parece-me que o Sr. Secretario disse que se achavam - ,na •Sala 68 Srs., Deputados, e \. Ex.a disse «está ap-: provado.quasi unanimemente ».e parece-me que não ouvi ler na Acta esta reflexão; .pedia por tanto que se restabelecesse a verdade histórica, -declarando-se na Acta,>que o Parecer foi approvado quasi miam-mèmente; porque effectivamente.tres ou quatro Srs. e que ficaram assentados de-68 que se achavam presentes: creio que esta circumstancia e muito notável.

< O Sr. 'Presidente: — O facto é tal e qual; eu. notei á Camará que a cippfovação tinha sido quasijuna-nime. Ora o Regimento determina que em matérias graves, 'seja dito na Acta o numero dos que votam a favor, e contra; ainda que hoje senão possa fazer esta declaração com to:da .a exactidão, corntudo adoptando-se a Proposta do Sr. Deputado, para que -se declare que foi approvado quasi unanimemente,-diz-se a verdade, e cumpre-se o Regimento. (Apoiados).

Jlpprovou-se a Acta com cata emenda. Foram mandadas para a Meão.,' e mandadas lançar na *.4cia as seguintes:

DECLARAÇÕES DEVOTO. — l.a Declaro, que se estivesse presente" na Sessão passada, votaria pela ap-provação do Parecer da Commissão de Poderes sobre a nomeação de Goa. Sala da Camará, 30 de Janeito de 1B13. José Pimentei Freire, dlnnes de Carvalho, Cosia (Júnior.}

2.a Declaramos que, se estivéssemos presentes, votaríamos contra a eleição da índia. Sala dasSes--sões, 30 de Janeiro de 1843. Silva Cabral, Joa-

1843.

Bento Pereira , António Dias d' A%evedo, D, M9 Pereioa de Barros, A. X. da Silva, Fonseca Castello Branco, e Pereira dos- Reis,

- CoRRTiSPONDENClA.

Ministério da Justiça:—-JJm Officio$ declarando ler expedido as ordens necessárias para haver um quadro demonstrativo dos indivíduos indiciados e-eondeinnados por crime de contrabando de sabão desde o l.° de Janeiro de 1836 ate 31 dê Janeiro de 184S. — A Cornara ficou inteirada. • . '

Ministério da Marinha e Ultramar: — Uni QííU cio respondendo .à um Requerimento do Sr. Silva Sanches, em que declara que ,naq»ella Secretaria não ha informações de Chefes de Repartições, que digam respeito ás medidas extraordinaris ou Legislativas, que 0,Gòyérno'to;noti ha ausência das Cortes.—'A Camará ficou 'inteirada. • • '

Oito -Representações: — Dos Pliarmaceúticos do Fundão-, d« Chaves, deÀlèinquer, do Gavião, de Vianna do Aleintejo, da Torre de Moncorvo, do Porto, e de Vai de Passos, todas contra a pertençãò, que 'dizem téf o Cohselho de Saúde Publica, a_res-peito do~ preço, pôr que hão de ser satisfeitas as visitas das Boticas. —- A"1 Commissão de Saúde Publica.

Outro.: —r Apresentada pelo Sr. Pessauha ^ crri qne os, moradores das Freguezias de.Babe-é S.-Ju-liào, do Concelho de Bragança, pede m "ser allivia-dos do pagamento de imprimas aos seiis Parochos. —../í' Commissão Ecclesiastica.