O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(3)

1845—1846, para ofíiciaes em diversas cormmssões, 104:000^000 de reis; para officiaes en> disponibilidade 74:000^000 de reis; e 104:000$000 de reis para despezas diversas; isío e, roais 107:000^000 de reis do que o votado na ultima lei do orçamento.

É preciso, que nos desenganemos de que precisamos entrar n'um caminho de severas e reaes reformas. Estamos a gastar com o exercito quasi me-lade da nossa receita ; e não ternos exercito. Não devemos exigir sacrifícios do Paiz em proveito d'uma classe, nem onerar os vencimentos de todos os outros funccionarios, considerando, que só os militares preslam serviços. JNão e assim. O illustre Deputado achou conveniente eximir do pagamento de emolumentos as condecorações dadas aos militares. E os outros empregados? Pois não são serviços feitos ao estado os prestados por elles l Alguns ha, que precisai!) muitas vezes d'uma coragem superior á do militar ; porque a coragem civil e'virtude muito mais difficil do que a coragem militar.

Este terreno é escorregadio; n>as eu não tenho medo de entrar nelle; e e preciso, que nelle entremos leal e francamente. A Commissâo de guerra não pôde vir aqui todos os dias propor augmentos de despeza sem ser ouvida a Commissâo de Fazenda, nefji o Governo. Como está presente o Sr. Ministro do Reino, espero, que não deixará passar esla questão sem dizer qual e a sua opinião a este respeito: se desposa a doutrina deste projecto, e*já tomou em consideração oaugmento dedespeza, que elle occasionará ; e, n'uma palavra, se entende, que na occasiâo em que se tira 30 por cento ás classes inactivas, nas quaes ha officiaes generaes reformados, se ha de conlar aos nobres militares, que fizeram a campanha da restauração, o tempo de serviço pelo dobro.

O Sr. Ferreri:— Sr. Presidente, vejo pela discussão, que eu estava em ume perfeita illusão: tinha a persuasão de que os serviços do exercito eram tantos e tão transcendentes, que qualquer proposta rasoavel, que viesse a esta Camará, fosse para os remunerar, fosse paia dar urna demonstração do apreço em que eram tidos, (que como tal eu só considero a proposta de que se tracta) seria não só acolhida com benevolência, mas apoiada eapplau-dida espontaneamente; não aconteceu pore'm assim : esses sentimentos já estão esquecidos, o que não admira, porque a ingratidão e desgraçadamente uai sentimento predominante. Eu não posso deixar de me oppôr com todas as minhas forças ao adiamento proposto; o augrnento de despeza de que se tracta, e tão mesquinho, tão miserável, que na realidade não vale a pena fazer disto uma questão. Qual será o official, que quererá passar para essas infelizes classes inactivas? Nome que, quando escri-pto, devia ser cercado de uma tarja de Judo, como se costuma fazer nos artigos necrologicos, porque depois de se relatarem serviços e virtudes termina com a morte ; e assim acontece ás referidas a quem a fome leva áquelle termo. E certo , que a concorrência de muitos meios elevou a Raiaha ao Throno , donde felizmente reina sobre os portugue-zes ; é cerio , que a concorrência de muitos meios trouxe a liberdade ao nosso Paiz; porém e certo, que o exercito foi o principal agente para obtermos estes dous grandes bens. Negar-se-ha , que foi o

S.KSSÃO N.° 24.

exercito, e o exercito s<_5 com='com' luctas='luctas' bravos='bravos' do='do' exercito='exercito' acompanharam='acompanharam' dade='dade' deu='deu' forro='forro' estaríamos='estaríamos' portanto='portanto' reunida='reunida' nas='nas' interesses='interesses' zelando='zelando' duvidar-ge-ha='duvidar-ge-ha' ao='ao' usurpação='usurpação' dizer='dizer' hoje='hoje' ás='ás' famosa='famosa' na='na' cora='cora' acha='acha' núcleo='núcleo' grito='grito' aanar-chia='aanar-chia' nação='nação' terceira='terceira' que='que' actualmente='actualmente' dos='dos' ainda='ainda' duvida='duvida' fosse='fosse' mãos='mãos' praias='praias' nós='nós' mim='mim' porto='porto' adiamento.='adiamento.' se='se' expedição='expedição' rejeito='rejeito' para='para' sê='sê' camará='camará' conservaste='conservaste' domincíeio='domincíeio' não='não' contra='contra' _='_' a='a' desembarcou='desembarcou' os='os' é='é' ilha='ilha' partidos='partidos' juntamente='juntamente' o='o' p='p' hidifferente='hidifferente' cu='cu' devido.='devido.' ha='ha' possível='possível' quem='quem' passivo='passivo' da='da'>

O Sr. Presidente: — A questão vai tomando uaia direcção differente da que deve ser; vejo que se vão excitando susceptibilidades. (O Sr. Ferreri: — Houve provocação.) Não ouvi, que o Sr. Ávila produzisse uma só asserção provocadora. Desejo pois, que a questão se limite ao adiamento; porque algumas conclusões se teem tirado muito forçadas.

O Sr. A vi la:-~» Agradeço a V. Ex.a a justiça , que acaba de fazer-rne; e sinto ver»me forçado a entrar em algumas explicações, que farei com moderação.

Argumentou-se debaixo da hypothese de que eu fora ingrato e falto de consideração para com o exercito. Eu não soltei uma expressão pela qual se podesse entender, que desconhecia os eminentes serviços do exercito: o que fiz foi exigir, que fossemos eoherentes com os princípios aqui estabelecidos ; que cotn a mesma coragem com que havíamos recusado uma ténue pensão á viuva d'um empregado, que prestou serviços ao Paiz, por ser no orçamento o logar próprio para Irartar essa questão, com a mesma obrássemos agora; porque devemos sor justos para todos. Esle foi o fundamento do meu adiamento; e os Srs. Deputados, combatendo-o, soltaram proposições, que não podem passar sem correctivo; principalmente o Sr; Ferreri, que tinha, e tenho por homem eminentemente sensato e moderado. Este Sr. Deputado avançou uma proposição, que não posso deixar de censurar altamente. Pois um membro do parlamento vem dizer, que se o exercito se tivesse mantido indiffe-rcnte ás nossas questões políticas, a anarchia reinaria no Paiz ?

O Sr. Ferreri;— Eu disse: se fosse possível o exercito ser indifferenle.. ..

O Orador: — Não só e possível; é necessário e indispensável; o exercito e' uma força passiva, só para fazer respeitar as leis; (apoiados) esta e' que e' a doutrina. (O Sr. Ferreri: — Estou d'accordo ; já rectifiquei a minha expressão). E preciso que estas proposições não saiam sem o mais completo correctivo.