O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

lados, Empregados aposentados; são muitos homens que tem servido o Paiz com zelo e dedicação, a quem , por causa das nossas apuradas circums-tancias se entende, que e necessário cortar ainda alguma cousa nos seus vencimentos, para que o pouco que ha se possa repartir com igualdade. Não c por consequência nesta situação de penúria, n'u-ma situação de sacrifício, que se hão-de conceder vantagens a uma só classe.

Disse o Sr. Deputado, que as reformas são um castigo, não são um castigo, Sr. Presidente, porque quando eu vejo a importância da verba de des-peza que ha pouco notei e os Srs. Deputados sabem muito bem, que a razão doaugmenlo é por os muitos officiaes reformados que tem sido nomeados para commissôes, addídos a praças e nenhum ha, que não esteja n'um destes casos, não posso reputar as reformas um castigo. Não direi mais a respeito do adiamento. Agora quando eu pedi a palavra foi unicamente para repeliir a nódoa d'ingratidão que se quiz lançar sobre mim, e da qual me pareço, que estou complelamente justificado, e repito que eu reconheço que o exercito tem feito grandes serviços ao seu Paiz, eu fui testemunha occular d'uma grande parte desses serviços. Mas sejamos justos, não foi só o exercito, que fez serviços na campa-nhã da liberdade ; aos voluntários que andavam com as armas na rnão também se deve muito (apoiado) também, Sr. Presidente, são dignos de louvores, e considerações, (apoiado) e para estes, Sr. Presidente, as condecorações foram bastante escacas, (apoiados) Para o exercito houve mais liberalidade: os capitães de 1828 eram coronéis em 1834, e tinham duas e Ires commendas; por tanto, Sr. Presidente, e necessário que nos ponhamos no verdadeiro caminho; tracta-se de recompensar os serviços feitos na guerra, e' necessário, que se recompensem todos, (apoiado) mas não só os serviços feitos no campo, mns todos e quaesques serviços, fosse qual fosse a situação ern que se praticaram. (apoiado)

Pois então, Sr. Presidente, o primeiro serviço que e preciso fazer, a primeira recorr,pen?a que esta Camará pôde dar, é não appro\ar este projecto, que importa uma contribuição lançada sobre todo o Paiz, que todo soffreu as consequências da guerra civil, que todo cooperou para a expulsão do usurpador, em proveito d'uma só classe, que só fez o seu dever, e que já está muito e muito recompensada, (apoiados)

Espero que a Camará a este respeito me tracte com mais justiça do que fui traclado por os Srs. Deputados, qtic acabaram de faltar oppondo-se ao adiamento.

O Sr. Presidente: — A discussão tem marchado um pouco fora do seu caminho. Entretanto eu não podia deixar de consentir, que o Sr. Ávila seguisse a vereda que seguiu, pois que em vista do que se tinha dito, S. fíx." estava obrigado* a dar urna explicação, (apoiado) Essa explicação deu-a , e o Regimento a permilte. — Agora eu devo lembrar, que o que está em discussão é o adiamento deste projecto ale' á discussão do orçamento: peço aos Srs. Deputados, que tem de fallar, se restrinjam a isto tão só e unicamente, (apoiado) Eu espero que não seja alterado o systema que esta Camará tem seguido ate hoje, de levar todas as discussões SESSÃO N.° 24.

com placidez, (apoiado) Esta placidez é que eu espero , que não seja alterada, (apoiados)

O Sr. Miranda: — Sr. Presidente, confesso a V. Ex.a, e á Camará que não tinha tenção de fallar nesta matéria , e quando se tractasse de votar votaria negativa , ou approvativamente segundo os argumentos, que se apresentassem d'um , e d'outro lado, e votaria pelo que fosse, ou eu entendesse mais justo. Mas, Sr. Presidente, eu fui obrigado a pedir a palavra em vista de uma expressão apresentada pelo Sr. Ferreri, expressão que declaro me magoou bastante: nem eu esperava que o Sr. Ferreri lançasse a luva a todos aquelles que soffreram pela causa da Rainha , que morreram por ella , e outros que perderam as suas casas. O Sr. Deputado disse — que se tinha enganado, quando imaginou que a proposta da Commissão não seria combatida ; que o combater a proposta era uma ingratidão.— O Sr. Deputado não tem razão para dizer isto, e eu vou apontar alguns factos que o provam, Sr. Presidente, a Nação não tem sido ingrata, a Nação tem sido mais que generosa : o Sr. Deputado sabe muito bern que os inililareá lêem tido quasi todos mais talvez de três postos : urn Collega do S. Ex.a assim m'o affirmou. Isto e quanto a pot-tos ; e a respeito de condecorações lambeu) tem lia-vido bastantes; de que é piova mesmo o illustre Deputado, cujo peito se vê delias coberto; achando-se no mesmo estado muitos outros senhores militares. E que são essas condecorações, que tanto honram, senão a paga de serviços feitos ao Paiz pelo tributo de sangue que lhe deram , tributo este que para mim e o mais sagrado 1 (apoiado) Mas , Sr. Presidente, nem por isso outros que tiveram iguaes serviços, tiveram ignaes recompensas; e se eu olho para elles, vejo-os bern limpos de condecorações: fallo, Sr. Presidente, dos voluntários (apoiado) ; dos voluntários que na sua maior parte, aquelles que não morreram no campo, teem morrido de fome, e muitos dos que existem andam talvez pedindo esmola, (apoiado)

Eu quizera , Sr. Presidente, que a Cornrnissão de Guerra tivesse também ern consideração estes serviços, (apoiado)

Ora tractando este negocio pelo lado da despe-za.....Eu não sei o que se segue a respeito de reformas de militares; mas se estiver enganado, o Sr. Barão de Leiria , homem entendido nesta matéria, me ellucidará. — S. Ex.a dis«:e que não havia mais augroeuto de despesa: pois eu estou persuadido que sim, e estabeleço uma hypothese. — Eu creio que um militar que t^m 35 arinos de serviço e reformado no posto immediato, e com o soldo desse posto immediato — será isto exacto7.. (O Sr'. Barão de Leiria: — É). Logo ha augniento de des-peza. E então se pela lei, que existe jó ha esse augmento quando o militar completa os S5 annos, mandando este projecto, que se conte o tempo dobrado desde certa e'poca ate'outra certa e'poca, dará isto logar a que muitos que só lêem 31 ou 3-2 annos de serviço, se lhes contem logo 35. E eis-ahi como necessariamente ha augmento de despeza; sendo sem duvida exacto que este projecto importa urna contribuição para a Nação, contribuição que eu não posso votar sem saber se ha meios para isso.