O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

bem não é possível desconsiderar os dos voluntários. Não foram só 7:500 homens que fizeram toda a guerra: e pergunto eu quem defendeu a Ilha da Praia?. Não foram os voluntários?.. Sr. Presidente, é preciso que um projecto, quando tracte de recompensar , recompense todos os que estiverem em igualdade de circumstancias. (apoiado)

Disse o Sr, Deputado, que se fosse possível, que o exercito urna vez fosse indifferente á política, nós estávamos n'urna anarchia. Sr. Presidente, eu não conheço revolução nenhuma popular senão a de 9 de Setembro: as duas deCaslello Branco, a de Es-trcmoz, o passeio dos marochaes e militar tudo, e outras muitas. Nào quero com isto fazer offensa a

ninguém.....— «se fosse possível que o exercito

fosse indifferente á política, nós estávamos na anarchia!....»— Ru faço mais justiça ao born senso do povo portuguez (apoiado) osenso publico está muito-mais adiantado....—Eu estigmatiso todas as revoluções ainda que ellas sejam feitas pelos paisanos : por serem paisanos não teem direito de fazer revoltas, e o exercito o mesmo —e estimo aquelle Governo que empregar meios, que desfaçam toda a revolta, (apoiado)

O Sr. Presidente:—Eu não posso consentir, que a discussão vá além da do adiamento, (apoiado) Gumpre-me observar isto, desejando muito que não tenha logar uma segunda advertência. E tenho outra vez a lembrar, que a questão versa sobre — se este projecto deve ser adiado até á discussão do orçamento.—E debaixo deste ponto de vista, que os Srs. Deputados devem olhar a questão quando falla-rem. (apoiado)

O Sr. Ministro do Reino: — Sr. Presidente, os mais competentes para failarem neste objecto são sem duvida os meus dois collegas os Srs. Ministros da Guerra, e o da Fazenda; porque este projecto, como se tem ponderado, pode olhar-se por duas partes— por a parte da renumeração de serviços militares , e por a parle da Fazenda. Como porém os ditos meus dois collegas se não acham presentes, no estado em que marcha a discussão, eu julguei dever pedir a palavra; sentindo que se tenham t rã-sido á mesma' discussão differentes objectos que me parece não virem muito para a questão, (apoiado). A questão é unicamente o adiamento. Eu não posso deixar de dizer que sinto que sobre este projecto não tivessem sido ouvidos os dois meus collegas da Guerra , e da Fazenda, porque se o tivessem sido, talvez a discussão seguisse outro caminho ; mas como o não foram , e se pede a opinião do Governo , eu não posso deixar de dizer — que quando se tractar effecti-vamente deste negocio, quando tiver de dar uma opinião sobre elle, não terei duvida nenhuma em votar pela matéria do projecto. Mas considero na realidade, que elle contém uma questão de fazenda e que por este lado não deixo de achar alguma razão ao Sr. Deputado que propoz o adiamento temporário, para que seja considerado quando se tractar da discussão do orçamento (apoiado). E sabido que o Governo apresentou já o seu sistema de fazenda , que esse sistema tem certas bazes : ora e*tas bazes podem sem duvida ser alteradas pelo qoe está disposto neste projecto (apoiado): mas isto não será tanto por o que contém só em si, porque a despeza que hade haver, sendo eile approvado , é pequena, mas porque sou informado que se pertendem apre-

VoL. l / — .1 ANKIttO — l 845.

sentar vários additamentos a favor de outra? classes, a respeito das quaes eu também entendo que alguma cousa se deve fazer (apoiado), e quando á discussão viessem esses additamenioa de certo que a Commissão de Guerra não estaria desde logo habilitada para poder dar a sua opinião sobre elles. Se aqui se apresentasse alguma cousa a respeito dos juizes que se acham em iguaes circumstancias, espor ventura a Camará desde logo habilitada

tara

para entrar nessa questão?., (\dpoiado). Ora seguindo mesmo os princípios da Commissão, eu intendo que convém muito apresentar uma medida geral (apoiado), uma medida que não só comprehen-da as remunerações por serviços militares segundo as differentes épocas marcadas no projecto, mas ainda outras (apoiado), e que possa comprehender as outras classes que se acham nas mesmas circumstan-cias (apoiado). Por tanto acho muito conveniente approvar-se o adiamento temporário (apoiado). E neste meio tempo pôde a Commissão de Guerra de accordo com a de Fazenda (apoiado), e mesmo ouvida a de legislação por a parte jurídica, apresentar em poucos dias uma medida que abranja todas as classes; e isto que se faça até se discutir o orçamento, e logo que este se discuta, tractar deste negocio (apoiado).

Sr. Presidente," e agora não posso deixar de aproveitar esta occasião para rogar á illustre Conimissão de Fazenda que haja de occupar-se incessantemente da queatão de Fazenda, e dar o seu parecer sobre o orçamento (apoiado). Este objecto é o que mais deve chamar a attenção da Camará (apoiado). Todos sabem, que é um negocio que nào pôde espaçar-se desta Sessão para outra: é necessário que esta legislatura, que acaba este anuo, dê á nação o documento autheutico de levar a effeito o discutir o orçamento : (apoiados) , o Governo pela sua parte trabalhou para o apresentar nos termos mais simples e mais claros que dar se pôde; estimará ainda ser esclarecido pela Camará sobre este importante objecto, mas eu pedia á Commissão, que apresentasse quanto antes o seu parecer.

Concluindo digo, que estou de acordo com as idéas apresentadas pela illuslre Commissão de Guerra pelo que diz respeito á remuneração de serviços, nào só relativos á época de que setra^ta no projecto, mas mesmo relativos a outras épocas ; estou mesmo de accordo em que se remunerem lambem os servi* cos de outras classes. .Vias quizera, que toda esta questão fosse tractada ou conjunctamente, ou depois do orçamento. Esta é a opinião que eu emilto co-aio membro do Governo, sentindo muito não se. acharem presentes os meus dois collegas com', os quaes desejava conferenciar; mas parece-me que estarão de accordo com as idéas que acabo de apresentar á Camará.

O Sr. Pítia de Castro:—Tendo presente varias reflexões que V. E x.* fez sobre a marcha q>ie tem levado esta discussão, limitar-me-heí meramente a fallar sobre o adiamento apresentado pelo illustre Deputado que encetou esta discussão. Dois motivos apresentou S. Ex.a para fundamentar o adiamento : — 1.°, o não sivacbar presente nenhum membro do. Ministério;—2.°, o augniento de despeza que o projecto trazia, e por consequência não convir discuti-lo antes do orçamento : o primeiro motivo cessou por se-nchar presente o Sr. Ministro do lleino,