O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 26 —

Eu não quero entrar no exame de todas essas monstruosidades, vicios e illegalidades que se deram nesta, eleição, notarei panas algumas que fizeram mais impressão no meu animo, e que me induziram a votar no sentido da nullidade da-eleição, espero a resposta áquellas que já teem sido apresentadas por alguns Srs. Deputados, e espero que outros que teem estudado mais a materia, e examinado melhor os documentos, todos, apresentem ainda mais algumas.. São fallarei nessa singular arithmetica no numero certo dos 103 votos para cada um dos 3 grupos de Candidatos explicada pelo illustre Relator da Commissão, fallando da eleição de Leomil; acredito, se quizerem, que essa repartição mathematica perfeitamente igual dos votos que se deu naquella Assembléa, seria motivo de suspeita se o divisor fosse 8, e que deixa de o ser sendo 12;, mas até se explicou este facto pela moda das transacções! Ignoro e mesmo custa-me a crer que este methodo de transacções esteja em moda; mas desejo, e desejo-o muito sinceramente que tal moda do numero exacto de votos, repartido por 2, 3 ou-mais grupos, não se generalise; (Apoiados) que se não aposse tal moda do systema eleitoral; esta moda ainda tem muito pouco uso por ora; e oxalá que não vá por diante, porque se póde generalisar a tal ponto que annulle ou anniquille completamente o Systema. (Apoiados) Em tendo todos os Candidatos de todos os Partidos igual numero de votos a eleição não dá resultado, não ha eleição, (Apoiados) esta moda oreio eu que é muito nova; e não lhe desejo numerosa propagação. (Apoiados)

Não entrarei tambem no exame das provas que demonstram que em muitos Concelhos, que em muitas Assembléas do Circulo Eleitoral de Lamego houve interferencia abusiva da Auctoridade; houve promessas, ameaças com o recrutamento e com o augmento das contribuições, e finalmente se empregaram meios de coacção moral, e violencia moral. Os documentos que se tem apresentado, mais ou menos concludentes, senão produzem uma prova juridica, senão trazem comsigo o cunho de uma evidencia mathematica, trazem pelo menos o de uma grande probabilidade. Não entrarei no exame do que se passou nos Concelhos de Armamar, Sinfães, e em muitos outros, nem mesmo me demorarei nos factos que tiveram logar no Concelho de Aregos onde estão provados por testimunhas as violencias que alli houve, aonde appareceu tambem uma nova moda; onde a Auctoridade fez assignar as listas pelos Eleitores a quem as distribuía a fim de saber se esses Eleitores tinham, ou não cumprido as suas determinações.

A Lei manda que o voto seja secreto; manda que as listas não tenham signaes; mas não se podia lembrar que o Administrador de Aregos havia de exigir de cada um dos votantes que votasse em si mesmo em quinto logar Votação perfeitamente innocente, falla de modestia completamente desculpavel, porque os nomes a mais não são contados. Mas tambem optimo segredo de escrutinio! Grande respeito pela legalidade, este que não podendo marcar as listas, as faz assignar!....,

Mas passando de leve por tudo isto; entretanto não posso deixar de chamar a attenção da Camara para o. que se passou na Assembléa de Moimenta da Beira. Alli apparecem factos notaveis, apparece em primeiro logar que concorreram á urna quasi todos os recenseados, á excepção de um pequeno numero de 20 ou 30, os recenseados oram 630 a 610, o numero da, listas que se dizem entrarem na urna foi de 602, apparece uma votação quasi unanime a favor dos Candidatos alli. votados, estes obtiveram de 600 a 580 votos.

Ora se esta quasi unanimidade não é por si só argumento concludente contra a eleição, pelo menos impõe forte suspeita, porque eu sempre que vejo completa uniformidade no votar desconfio da verdade da eleição. Para mim, a maior prova de que houve liberdade na eleição, é quando a votação se divide, é quando se mostra pelos resultados que todas as opiniões, que todas as fracções politicas maiores ou incolores com as suas maiores ou menores influencias concorreram á urna, e ahi manifestaram a livre expressão dos seus desejos. Mas esta uniformidade perfeita é repugnante á natureza dos homens reunidos em sociedade, que revelam sempre por pequenos que sejam os grupos, diversidades de gostos, de desejos, de opiniões. Até aqui a suspeita fundada no que consta das proprias actas; agora outras que derivam do testimunho positivo dos Parochos. Apresentam-se os Attestados dos parochos de Arcozello, Cabaços, Arcos, Ariz, Castella, Pera-Velha e S. Martinho; Lodos estes declaram e affirmam cada um em relação á sua freguezia, uns que faltara, um numero certo de Eleitores a votar; outros não declaram numero certo mas affirmam de lembrança que faltaram a votar de tantos a tantos Eleitores; ha um só — o do Villar que affirma que todos os recenseados da sua Parochia foram á urna.

O caso é que ainda tomando só os numeros certos e tomando os minimos dos que attestam de lembrança, temos que faltaram mais de 100 Eleitores, quando pela acta consta que faltaram apenas 20 ou 30 recenseados que deixaram de votar. Mas argumenta-se contra os Attestados dos Parochos, e diz-se que não fazem prova contra as actas, porque estas fazem prova provada. E diz-se tambem que os Attestados são filhos do espirito de facção, que todos estes Parochos estavam com o espirito fascinado a ponto de que não tiveram vergonha de declarar perante os seus Parochianos uma cousa perfeitamente falsa, e que era desmentida logo pela consciencia de todos. Se estes Attestados não viessem recair-sobre uma eleição já altamente suspeita pelo facto da unanimidade da votação, eu tambem não os acreditava como prova plena, mas acredito estes Attestados como uma grande prova de suspeita, quando veem recair sobre uma eleição tão desusadamente unanime.. Ora quando estes Attestados veem recair na eleição de um Conselho que apresenta 600 e tantos recenseados, quando o Decreto Eleitor declara que este Conselho tem 1765 fogos, não póde este facto tambem deixar de produzir outra forte suspeita sobre essa eleição. Eu já pertenci a uma Commissão de Recenseamento no Bairro Alto. Esta Commissão que recenseou todos os Eleitores de um, dos bairros da Capital dos mais populosos, não chegou a recensear 2500 Eleitores; e o Bairro Alto tem para cima de 10 mil fogos. Pois em Moimenta da Beira o numero dos recenseados é muito superior em relação á população calculada pelos fogos; é muito superior do que a que se encontra n'um dos Basrros mais. populosos da Capital..

É este ainda outro motivo de suspeita. Felizmente descobriu-se em Moimenta da Beira uma pequena California, e escuza de dizer-se que é a Capital quem