O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

341

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Seria isso muito preferivel a construir caminhos de ferro por pressões politicas, e dispensar-nos-ía de perder tempo em discutir primasias, que se levantam necessariamente todas as vezes que se trata d'este assumpto. Estou convencido que não precisaria agora de recordar a necessidade da conclusão do caminho de ferro do Douro.

Eu confio, porém, que o illustre ministro das obras publicas, que tão bem apreciou n'esta casa a verdadeira questão dos nossos interesses internacionaes em materia de caminhos de ferro, eu confio que o distincto engenheiro, que na associação dos engenheiros civis portuguezes tão calorosa e eloquentemente tem defendido a conveniencia da conclusão da linha do Douro na direcção de Salamanca, e que como director que foi d'essa linha, melhor do que ninguem póde avaliar a sua importancia e o seu futuro, se, como espero, não mudou de opinião, se apressará a mandar proceder aos competentes estudos, e a trazer aqui a respectiva proposta de auctorisação para a sua construcção, satisfazendo assim não só os legitimos interesses e aspirações das provincias do Douro e Traz os Montes, e da cidade do Porto, que se confundem com os do paiz inteiro, mas tambem correspondendo aos desejos da nação vizinha, que n'este ponto se acham tanto em harmonia com os nossos mais caros e mais vitaes interesses.

Vozes: — Muito bem.

Leu-se na mesa a seguinte

Proposta

Proponho que seja eliminado o § unico do artigo 1.° e todas as disposições correlativas, e que o projecto volte á commissão, a fim de ser redigido em harmonia com as propostas. = Illidio do Valle.

O sr. Ministro das Obras Publicas: — (S. ex.ª não restituiu o seu discurso a tempo de ser publicado n'este logar.)

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é a continuação da que estava dada para hoje. Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Rectificação

Na sessão de 6 de fevereiro, pag. 328, columna 2.ª, linha 34, no discurso do sr. Bivar, onde se lê: — «... sempre tenho approvado com enthusiasmo melhoramentos d'esta importancia; porque, quaesquer que sejam os encargos que elles trazem comsigo, é certo, mais cedo ou mais tarde se converter em outros tantos elementos de receita », etc. — Leia-se: — «... sempre tenho approvado com enthusiasmo melhoramentos d'esta importancia; porque, quaesquer que sejam os encargos que elles trazem comsigo, é certo que mais cedo ou mais tarde se convertem em outros tantos elementos de receita», etc..

Sessão de 11 de fevereiro de 1878