O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 17

são que podesse, ainda levemente, offrnder a honra e brio do Exercito Portuguez , c dos honrados Militares a quem o Paiz deve a sua Independência 43 Liberdade. (Apoiados) O que t-u queria significar com a minha expressão foi, que só um acto de violência poderia curvar-me, ern quanto estivesse no Parlamento , a deixar do emiltir a minha opinião •com franqupza e liberdade. Isto se explica pelo momento ern que fiz esta allusão : eu respondia ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, que tinha arguido a Oppobiçâo, de ter feito guerra ao Regulamento do Douro, e disse enlão que se não podia fazer esta arguição , sem destruir a liberdade e inviolabilidade da Opposição que a Constituição garante

aos Deputados, e que para se conseguir este fim, seria necessário fazer-nos lançar d'estas cadeiras pelos seus Granadeiros, porque só a força podia resolver este problema : isto não tem applicação directa; e' uma recordação histórica, que infelizmente tem sido repetida muitas vezes.

O Sr. Moniz: — (O Sr. Deputado ainda não res-tituio o seu discurso.}

O Sr. Presidente: — Os Srs. Deputados que pertencem á Com missão Mixta, já ouviram que a réu-nião é depois d'amanhâ á uma hora da tarde.

A Ordem do Dia para Quarta feira, sãoCommis-sões. — Está levantada a Sessão.

Eram mais de cinco horas, da tarde.

N.° 2.

te 3 te Seoetâxo.

1841.

C,

Presidência do Sr. Pinto Magalhães.

hamada — Presentes 76 Srs. Deputados. Abertura — Ao meio dia. ^cío-*-Approvada sem discussão.

CORRESPONDÊNCIA.

Do Sr. Deputado Moniz : — Um officio parleci» pando que por mcocnmodo de saúde não pode comparecer á Sessão de hoje. — A Camará ficou inteirada.

Ministério do Reino: — Um officio parlecipando a recepção do officio desta Camará de 26 de Janeiro, incluindo a indicação do Sr. Deputado Pereira de Lemos, para que haja uma rigorosa fiscalisação sobre a idoneidade dos pertendentes aos logares de Fazenda, Administração e Justiça; e declarando que este objecto será tomado etn consideração por aquel-la Repartição. — A Camará ficou inteirada.

O Sr. StIvae Matta: — O Sr. Manoel Gonçalves Ferreira encarregou-me de partecipar áCamara,que por motivo de doença não pode comparecer á Sessão, nem á Commissâo mixta, de que faz parte.

A Camará ficou inteirada.

O Sr. Silva Carvalho: — N'uma das Sessões passadas pedi a V. Ex.a que quizesse ter a bondade de convidar as respectivas Commissões a ellegerem a-quelles de seus Membros que se hão de reunir com a Commissâo de Fazenda para tratarem do Orçamento. Se esta eleição está já feita, desejava que V. Ex.a os convidasse para se reunirem hojeáCommis-são de Fazenda.

O Sr. òbwza Azevedo: — Creio que nem todas aã Commissões fizeram já esta nomeação; a de Guerra e a de Administração Publica de certo a não fizeram ; portanto pedia ao Sr. Deputado que, podendo ser, sem inconveniente do serviço, addiasse essa reunião para outro dia.

O Sr. Presidente: — Então convido as Commissões para fazerem hoje essa nomeação. A ordem do dia de amanhã é a eleição do Presidente e vice-Pre-sidente: depois aerá a discussão e votação de alguns Artigo» que ainda restam do Projecto n.° 60, sobre o pagamento de dividas nacionaes: falta o §. único do Artigo 3.°, e os dous últimos Artigos. Depois, se houver tempo, se discutirá o Projecto n.° 65, sobre o imposto da transmissão da propriedade. Está levantada a Sessão. Era meia hora depois do meio dia.

Página 18

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×