O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 2

SESSÃO DE 5 DE FEVEREIRO DE 1858.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede.

Antonio Pequito Seixas de Andrade

Chamada — presentes 59 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Castro e Abreu, Thedim, Azevedo e Cunha, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, D. Antonio da Costa, Serzedello, Fontes Pereira de Mello, Sousa e Menezes, Pinto d'Albuquerque, Castro Guedes, Barão das Lages, Carlos Bento, Conde de Valle de Reis, Cunha Pessoa, Faustino da Gama, Alves Vicente, Chamiço, Pinto Tavares, Rebello Cabral, Roboredo, Sousa Machado, Honorato Ferreira, Pinto Magalhães, José Estevão, Ferreira Pinto Basto (José), Luciano de Castro, Sá Vargas, Teixeira de Queiroz, D. Luiz da Camara, Vellez Caldeira, Brown, Trindade Sardinha, Mendes Leite, Miguel do Canto, Robocho, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, Sena Bello e Thomás de Carvalho.

Não compareceram—os srs. Braamcamp, Abilio Costa, Geão, Correia Caldeira, Heredia, Antonio Emilio Brandão, Girão, Duarte de Campos, Barros e Sá, Cunha e Sá, Seabra, Barão d'Almeirim, Dias e Sousa, Bento de Castro, B. F. da Costa, Seixas e Vasconcellos, Possolo, Barata, Vivião Pessanha, Bivar, Barroso, Francisco Carvalho, F. C. do Amaral, Nazareth, Dias Grande, Zuzarte, Fonseca Coutinho, Alves de Sá, Almeida Pessanha, Benevides, Ferreira de Castro, Banha, J. J. de Matos, J. M. d'Abreu, Delorme Colaço, Latino Coelho, Oliveira Baptista, Ferreira Pinto Basto (Justino), Matoso, Aboim, Sousa Cabral, Rebello da Silva, Tenreiro, Passos (Manuel), Sousa Feio, Paulo Romeiro, Balthasar de Campos, Jacome Correia, Placido d'Abreu e Coelho de Carvalho.

Abertura,—á uma hora da tarde. Acta—approvada.

CORRESPONDENCIA.

Declarações.

1. ª—Do sr. Paes de Figueiredo, participando que o sr. Oliveira Baptista não comparece á sessão de hoje, e a mais algumas, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2. ª— Do sr. Trindade Sardinha, de que o sr. Dias Grande não comparece á sessão de hoje por motivo de saude.

A camara ficou inteirada.

3. ª — Do sr. Rodrigues Leal, de quo o sr. Paulo Romeiro não póde comparecer na sessão de hoje por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

Vol. III—Fevereiro—1858.

Officios.

1. ° — Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de João Luiz Camillo de Miranda.

A commissão de guerra.

2. º— Do mesmo ministerio, satisfazendo a um requerimento do sr. Rebello Cabra), em que pede differentes esclarecimentos, sobre o serviço de saude do exercito.

Para a secretaria.

O sr. Pegado: — Vou ler e mandar para a mesa um projecto de lei, para se crear um jornal official. (Leu.) Ficou para segunda leitura.

O sr. Fernandes Thomás: — Mando para a mesa dois requerimentos, pedindo esclarecimentos ao governo; e igualmente mando a seguinte

Nota de Interpellação.

Requeiro a V. ex.ª tomar parte na interpellação que o sr. deputado Luciano de Castro pretende fazer ao sr. ministro do reino. Fernandes Thomás.

Mandou-se fazer a communicação.

O sr. Bettencourt: — Mando para a mesa um parecer da commissão de obras publicas, e um requerimento pedindo esclarecimentos ao governo.

O sr. Maximiano Osorio: — Mando para a mesa o seguinte requerimento, e nota de interpellação.

Requerimento.

Requeiro que pela secretaria d'estado das obras publicas se remetta a esta camara a copia da correspondencia e portarias dirigidas ao director das obras publicas no districto de Villa Real, desde 12 de agosto até 31 de dezembro do 1857, e bem assim da correspondencia do director para o governo durante o mesmo praso.

E logo que este pedido esteja satisfeito:

Nota de Interpellação.

Pretendo interpellar o ministro das obras publicas, sobre o estado em geral das obras publicas na provincia de Traz os Montes, e com especialidade sobre a morosidade da estrada de Villa Real á Regoa. ='Maximiano Osorio = Aristides Abranches= Victorino de Barros.

O requerimento mandou se expedir; e da nota de interpellação mandou-se fazer a communicação.

O sr. Victorino de Barros: — Mando para a mesa o seguinte requerimento, e nota de interpellação.