O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

346

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORDS DEPUTADOS

verno são meios ordinarios de receita que nada affectam os recursos dos contribuintes.

Todos gostam muito de que se realisem todos os melhoramentos, e gostam muito mais de os ver realisados, não tendo sentindo os inconvenientes do augmento do imposto, nem tendo pensado nas difficuldades e sacrificios inseparaveis do seu pagamento.

Por este systema adiam-se as difficuldades para o futuro, mas chega o momento em que o adiamento encontra o termo, em que o que foi futuro se tornou presente. Qual é o resultado? O sacrificio é indispensavel, urgente, fatal.

O paiz pouco disposto a pagar melhoramentos que já possue, que se habituou a possuir de graça, que se esqueceu ter de pagar, e que vae pagar tanto mais caros quanto mais tempo estiver adiado o pagamento, luta contra o sacrificio que é indispensavel, e condemna necessariamente todas as illusões em que adormeceu agradavelmente para despertar pouco depois na triste realidade de sacrificios urgentes e muito aggravados.

Eu condemno este systema, e se a verdade, de primeira intuição, é que todas as despezas hão de ser pagas pelo paiz, não disfarcemos por fórma alguma, esta verdade, vote-se o imposto quando se decreta o melhoramento, crie-se a receita quando se vota a despeza. O systema contrario não me parece conveniente, não é prudente e póde ser muito perigoso.

Por isso eu chamo muito especialmente para este ponto a attenção do governo, que poderá adiar a despeza até crear os recursos, se quizer attender estas observações que lhe dirijo com a maior benevolencia e sinceridade.

Outro ponto, que não reputo menos importante, é a questão de methodo na construcção das diversas linhas ferreaes de que incontestavelmente o paiz não póde prescindir.

Mal podemos tratar este ponto sem a apresentação previa do plano ou rede geral dos caminhos de ferro portuguezes, e n'esta parte estou de pleno accordo com as reflexões apresentadas hontem n'esta camara pelo meu amigo o nobre ministro das obras publicas.

O que eu sinto é que tenhamos de discutir e de votar ainda este caminho do ferro antes da apresentação d'esse plano geral, que deve expor a directriz de cada linha, as diversas ligações e ramaes, as vantagens de cada uma, tornando assim bem patentes as rasões de preferencia que devem decidir-nos em relação á prioridade de cada construcção.

Para mim a apresentação d'esse plano geral é tão indispensavel, que deveria preceder a discussão do qualquer projecto de caminho de ferro. N'este assumpto, em que eu sou o primeiro a allegar a propria, incompetencia, o que ninguem póde estranhar, vejo-me forçado a suspeitar, com grande magua minha, que talvez, a maioria, dos meus collegas não tenha competencia superior á minha para apreciar questões scientificas especiaes, cuja solução é todavia de importancia capital para o paiz.

N'estas condições forçoso é reconhecer que o parlamento vota sem conhecimento de causa, porque vota sem terem sido apresentados os esclarecimentos indispensaveis para poder resolver com segurança não só sobre a precedencia que deve dar a uma ou outra linha, como sobre as vantagens ou inconvenientes que cada uma d'essas linhas póde offerecer.

Confesso a v. ex.ª que, sendo estranho ás condições technicas e incompetente para as avaliar, tenho por vezes sentido graves apprehensões, pelas informações que recebo das pessoas que a sciencia declarou competentes para entenderem d'estes assumptos.

Vejo por exemplo que se insiste com muita força pela conclusão do caminho de ferro do Algarve.

Esse caminho está votado pelo parlamento e já começado, de via larga como caminho de ferro de primeira ordem.

Sabe V. ex.ª o que me dizem pessoas competentes? Afirmam e garantem, que se o governo portuguez concluir o caminho do Algarve nas condições em que vae começado, se o dotar com todo o material circulante para uma boa exploração, e depois d'isso quizer dar de graça este caminho e material circulante a uma companhia, impondo-lhe unicamente a condição de o explorar em boas condições, não encontra companhia que o queira por tal preço, isto é, que o acceito de graça só com a obrigação de o explorar regularmente!

Sujeitarmo-nos a ouvir das pessoas que scientificamente estão auctorisadas para conhecer d'estes assumptos, noticias desta ordem, declaro a v. ex.ª que é extremamente desagradavel, sobretudo a proposito de obras tão dispendiosas que por causa d'ellas podemos comprometter as finanças do paiz.

Todos estes inconvenientes desappareceriam, se á apresentação e votação de cada, proposta tivesse precedido a apresentação da rede geral, expondo a natureza, vantagens e inconvenientes de cada linha a construir.

Assim todos feriam elementos de apreciação e motivos para decidir com conhecimento de causa; por emquanto votâmos ás cegas, e ouvimos estas o outras amabilidades.

Já que me referi ao Algarve, declaro a v. ex.ª e muito especialmente aos dignos representantes da provincia do Algarve, meus collegas n'esta casa, que não me opponho á construcção do um caminho de ferro para o Algarve, porém entendo que um caminho de ferro que não communica com a rede geral, não póde nem deve ser considerado de via larga nem caminho de primeira classe. (Apoiados.)

E a esse respeito, permitta-me v. ex.ª dizer incidentemente que, tendo nós n'este paiz um caminho de ferro de via reduzida ainda em ponto muito pequeno, posso affirmar a v. ex.ª e á camara que tenho encontrado n'esse caminho muito melhores condições de exploração e de brevidade do que existem em todos os outros tanto no de norte e leste como nos caminhos de ferro ultimamente explorados por conta do governo. Posso demonstral-o á evidencia, se for preciso.

Ora, sr. presidente, se esses caminhos reunem ás condições de construcção mais barata e mais rapida todas as condições indispensaveis para transito e para commodidade, creio que os primeiros interessados em pedirem caminhos de ferro, por este systema, são aquelles que desejam a implantação rapida das coinmunicações a vapor nas diversas localidades.

Sr. presidente, postas estas considerações, chamarei ainda a attenção do governo unicamente para a questão do methodo.

Não póde haver, na minha opinião, systema mais prejudicial do que principiar caminhos de ferro e deixal-os incompletos.

Um caminho de ferro de via larga e considerado de primeira ordem, que se destinasse unicamente ao serviço ou ás communioações internas de Portugal, seria, na minha opinião, uma perfeita loucura; uma construcção tão cara, tão difficil, como é um caminho de ferro de primeira ordem, só se justifica pela sua ligação com a rede europeia.

N'estas condições, póde ser que eu diga tambem uma blasphemia; e outra vez lembro a falta que se dá em mim de habilitações especiaes para estes assumptos, mas referindo-me a informações obtidas de pessoas competentes, com as quaes tenho discutido quanto a minha incompetencia o permitte, a opinião que sustento deve ter rasões solidas em que se firme.

O prolongamento do caminho de ferro do Douro até á fronjteira para ligar em Salamanca, que é tambem o ponto de ligação que este projecto apresenta para o caminho de ferro da Beira Alta, ficaria uma linha internacional, que, embora não fosse definitiva, nem a melhor em relação ao porto de Lisboa, é incontestavelmente muito melhor o muito mais internacional do que a communicação actual por Badajoz e Madrid.