O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

420 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso proferido pelo sr. Ministro da Justiça (Manuel d'Assumpção) na sessão de 8 de fevereiro e que devia ler-se a pag. 407, col. 2.ª

O sr. Ministro da Justiça (Manuel d'Assumpção): - Levanto-me simples e strictamente para responder á pergunta, que directamente fez ao governo o illustre deputado, que acabou de fallar. Perguntou s. exa. se é intenção do governo fazer discutir nesta sessão o orçamento para 1886-1877.
Declaro a s. exa. e á camara, que é intenção do governo fazer discutir esse orçamento n'este anno. S. exa. sabe bem, como parlamentar antigo que é, como conhecedor profundo da historia política d'este paiz, que não é o partido cuja política o governo representa, aquelle que mais se tem esquecido do cumprimento d'esse preceito constitucional. (Apoiados.)
E se ha alguem que possa ser accusado de se esquecer d'esse preceito constitucional, não promovendo em tempo opportuno a discussão do orçamento, não é de certo o partido que ou represento no governo. (Apoiados.)
O illustre deputado, que acaba de fallar, sabe de certo qual é o partido que mais se tem esquecido desse preceito, e póde chamal-o opportunamente ao cumprimento desse dever.
Com respeito ás outras considerações apresentadas pelo illustre deputado, tenho simplesmente a dizer que não me parece seja agora occasião para responder-lhe. (Apoiados.)
Ainda a camara não teve tempo para apreciar essas medidas, nem as commissões deram os seus pareceres. O illustre deputado está no seu direito de levantar as questões que muito bem lhe aprouver, mas ha de reconhecer tambem que o governo está no seu direito de não ir por agora para o campo a que o chamam, esperando occasião marcada pelo regimento para discutir essas medidas, e posso assegurar ao illustre deputado que terá então resposta cabal e digna.
Vozes: - Muito bem, muito bem.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.