O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

410 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio do reino, remettendo a acta do processo eleitoral de um deputado ás cortes pelo circulo de Macau.
Foi enviado á commissão de verificação de poderes.

Do mesmo ministerio, participando que não é possivel enviar o processo requerido pelo sr. deputado Ignacio de Casal Ribeiro, porque nenhum processo se instaurou especialmente para a creação dos novos concelhos do Sobral de Mont'Agraço e da Arruda dos Vinhos, determinada pelo decreto de 23 de março ultimo.
Para a secretaria.

Do mesmo, ministerio, remettendo os documentos pedidos pelo sr. deputado Ruivo Godinho em sessão de 13 do corrente mez.
Para a secretaria.

Do ministerio da marinha, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Roberto Alves de Sousa Ferreira, copia dos dois officios circulares expedidos no corrente anno pela direcção geral da marinha aos chefes dos departamentos maritimos ácerca da pesca.
Para a secretaria.

Da commissão de inquerito parlamentar aos negocios do syndicato de Salamanca, remettendo os documentos, actas e inqueritos, que são os primeiros trabalhos da commissão parlamentar, nomeada para estudar os negocios das linhas ferreas de Salamanca a Barca d'Alva e Villar Formoso.
Para a secretaria.

Segunda leitura

Proposta

A camara, mantendo as tradições revolucionarias do periodo glorioso de 1834, e prestando n'este sentido, homenagem ao benemerito reformador Joaquim Antonio de Aguiar, que extinguiu em 28 de maio do mesmo anno as ordens religiosas em Portugal, delibera fazer-se representar no cortejo civico que vae realisar-se em Coimbra no dia 28 do corrente, para o que nomeia uma commissão composta de representantes de todos os agrupamentos politicos, representantes no parlamento, em que se divide a familia liberal, e officie n'este sentido á commissão que promove o cortejo. = O deputado por Lisboa, Manuel de Arriaga.
Consultada a camara, não foi admittida á discussão esta proposta.

REPRESENTAÇÃO

Dos empregados da repartição de fazenda do districto do Porto pedindo augmento de vencimento.
Apresentada pelo sr. deputado Adolpho Pimentel e enviada á commissão de fazenda.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PUBLICO

Requeiro que, pelo ministerio da fazenda, seja informada esta camara sobre os effeitos da lei promulgada em 11 de março de 1884 (Diario do governo n.° 63 do mesmo mez); respectivamente ao emprestimo para a continuação das obras das levadas de irrigação na ilha da Madeira. = José Julio Rodrigues, deputado da nação.

Requeiro seja, pelo ministerio do reino, enviada com a possivel urgencia a esta camará a representação que ao governo dirigiu a junta geral do districto do Funchal, com o respectivo informe da auctoridade superior do districto, solicitando varios melhoramentos, taes como, organisação hydraulica, navegação costeira, replantação das serras, mercados o armazens para productos commerciaes, estações chimico-agricolas, etc., documentos estes que foram remettidos ao ministerio supra referido, em maio ou junho de 1889. = José Julio Rodrigues, deputado pelo circulo do Funchal.

Requeiro seja enviada, pelo ministerio das obras publicas, e com a possivel urgencia, a esta camara, a nota de todos os projectos destinados a executar na ilha da Madeira, cujos estudos estejam concluidos e já approvados pela junta consultiva de obras publicas e minas, com designação do custo approximado das respectivas estradas. - José Julio Rodrigues, deputado pelo Funchal.

Requeiro seja enviada a esta camara, e com a possivel urgencia, pelo ministerio da marinha, copia da nota enviada pelo governador civil do Funchal áquelle ministerio, em 1889, sobre o projecto da associação commercial da ilha da Madeira ácerca da navegação costeira d'esta ilha, com designação de lotações, horários, roteiros, etc., respectivos áquella navegação. = José Júlio Rodrigues, deputado pelo Funchal.
Mandaram-se expedir.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS

Declaro que faltei ás sessões nos dias 23, 24 e 26 por motivo justificado. = Antonio Manuel da Costa Lereno.
Para a secretaria.

O sr. José Julio Rodrigues: - Pedi a palavra para mandar para a mesa alguns requerimentos, pedindo informações por varios ministerios sobre diversos assumptos, respectivos á ilha da Madeira.
Não os leio para não cansar, a camara, mas especifico summariamente a materia a que se referem.
E nada tem que ver a politica com estas minhas explanações.
O objecto, a que se reportam é, porém, do maximo interesse e opportunidade para a ilha, a que me honro de pertencer, não só pelos laços politicos, que explicam a minha presença n'esta camara, como tambem por ter ali nascido e ali conservar familia. Creio, portanto, estar desculpado, se peço a attenção da camara por alguns minutos, defendendo interesses dos meus constituintes.
A ilha da Madeira é, como todos sabem, uma das mais bellas dependencias portuguezas, infelizmente bastante esquecida, para o que ella exige e merece.
Tratando-se por vezes, com tanto afinco, de advogar interesses, que estão a duas mil leguas de distancia da metropole, não é muito que advoguemos outros não menos dignos e que estão quasi ao pé da porta.
A ilha da Madeira é uma região esplendida; chamam-lhe a flor do oceano, a perola da coroa portugueza e tudo o que a nossa philologia póde exprimir, para o caso; de mais suave e de mais formoso.
No emtanto está por assim dizer meio abandonada pela metropole, a despeito de muitos contos de réis, que ali se gastam annualmente, em parte sem proveito, por motivos que é inutil expender agora.
Seja, porém, como for - e ninguem dirá que não sou condescendente-o que é certo, é que está necessitada de um grande numero de melhoramentos materiaes, que, a não se effectuarem no tempo proprio, correm risco de apparecer - quando não houver já quem possa gosal-os - com esperança de lhes usufruir os proveitos, que se resumem na riqueza da ilha, talvez então - e por culpa nossa - absolutamente empobrecida.