O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

278 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

espirito humano, que, na idade em que estou, já me dizem muito pouco.

O pouco que tenho a dizer terá o aspecto mais pratico que me for possivel. Não cabe, porém, fazel-o nos poucos minutos que faltam para dar a hora, e por isso, se v. exa. quer e a camara consente, ficará para ámanhã.

O sr. Presidente: - Como faltam poucos minutos para dar a hora, fica o sr. deputado com a palavra reservada.

A ordem do dia para ámanhã é a continuação da discussão d'este projecto e, havendo tempo, a discussão do projecto n.º 5.

Está encerrada a sessão.

Eram cinco horas e cincoenta minutos.

Documentos enviados para a mesa n'esta sessão

Representações

Dos amanuenses das secretarias da policia civil do Lisboa, pedindo melhoria de situação.

Apresentada pela sr. deputado Santos Viegas e enviada á commissão de administração publica, ouvida a de fazenda.

Da associação dos proprietarios do Porto, pedindo que sejam applicaveis as disposições do decreto do 9 de maio de 1891 ás associações de proprietarios urbanos.

Apresentada pelo sr. deputado Manuel de Sousa Avides, enviada á commissão de obras publicas e mandada publicar no Diario do governo.

Dos ex-arbitradores judiciaes das comarcas de Bragança e de Miranda, contra o decreto de 15 de setembro de 1892, que revogou o artigo 37.º do decreto de 20 de julho do 1886 e o regulamento do 17 de março de 1887.

Apresentadas pelo sr. deputado Abilio Beça e enviadas á commissão do bill.

Dos ex-arbitradores judiciaes da comarca da Feira, fazendo igual pedido.

Apresentada pelo sr. deputado Antonio de Castro Pereira Côrte Real e enviada á commissão do bill.

De diversos contadores dos juizes de direito, pedindo modificações na tabella de emolumentos e salarios judiciaes.

Apresentada pelo sr. deputado Cabral Moncada e enviada á commissão de legislação civil.

Requerimentos de interesse particular

Dos officiaes do quadro occidental militar do ultramar, Augusto F. Barros, Mareellino Pires da Costa, Pedro R. Leite, Adelino Luiz de M. e Castro e Antonio Romão Vieira, pedindo a revisão de varias disposições promulgadas em excepção para as classes militares coloniaes, em diplomas decretados nos interregnos parlamentares, e que importam prejuizos de promoção.

Apresentados pelo sr. deputado conde de Valle Flor e enviados ás commissões do bill e de marinha.

Do tenente do quadro da Africa occidental Joaquim da Silva Leite, fazendo igual pedido.

Apresentado pelo sr. deputado Dias Ferreira e enviado ás commissões do bill e de marinha.

Dos professores de cadeiras de desenho de lyceus nacionaes, Angelo Coelho de Magalhães Vidal, Antonio José Gomes Moreira, Antonio José Lourinho, Antonio Pires Patricio, Antonio de Sousa Pinto, José Augusto Pereira, José Julio Moreira, Luiz José Teixeira Napoles e Porphyrio Henriques da Fonseca, pedindo que os seus vencimentos sejam equiparados aos demais professores dos lyceus.

Apresentados pelo sr. deputado Mendes Lima e, enviados á commissão de instrucção primaria e secundaria, ouvida a de fazenda.

Do contra-almirante reformado Antonio José Alvares Rodrigues, pedindo melhoria do reforma.

Apresentado pelo sr. deputado Ferreira Marques e enviado á commissão de marinha.

Justificações de faltas

Declaro que por motivo justificado não pude comparecer ás sessões dos dias 7 e 8 do corrente. = O deputado por Beja, José Mendes Lima.

A secretaria.

Declaro a v. exa. que por incommodo de saude faltei ás sessões de 7 e 8 do corrente. = O deputado, Conde de Pinhel.

Á secretaria.

O redactor = Barbosa Colen.

Rectificações

No discurso do sr. Ferreira de Almeida, publicado em appendice á sessão de 1 de fevereiro, onde se diz, a pag. 158-E, col. 1.ª, "Ilha de Orunga", deve ler-se "Ilha de Orango".

No mesmo discurso, a pag. 158-F, fim da col. 2.ª, onde se lê "alem d'isso entendiam que destacando para Moçambique deviam ter, como os officiaes europeus, filhos da escola, emquanto elles tão sómente da fileira e com postos avançados, os vencimentos triplicados!", deve ler-se o seguinte: "alem d'isso entendiam que destacando para Moçambique deviam ter, como os officiaes europeus, filhos da escola, os vencimentos triplicados, quando elles provinham sómente da fileira e com postos avançados".