O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.º 25 DE 8 DE AGOSTO DE 1897 467

só primeiro hygienista e meu illustre mestre, lente distinctissimo da escola medica de Lisboa, o sr. conselheiro Silva Amado; pondo de parte os variolosos, que se abrigam em Arroyos, e os verolicos que estão no Desterro, os outros doentes, de doenças infecto-contagiosas affectados (a tuberculose, a febre typhoide, a erysipela, o sarampo, a escarlatina, etc.), apesar dos bons esforços da actual administração, entram para as mesmas enfermarias em que se encontram outros doentes atacados de doenças as mais banaes e simples.

Um paciente, a quem uma leve bronchite, uma pleurisia, um catarrho gastrico ou enterico, uma lesão cardiaca ou uma alteração dos centros encephalo-modullares, ao hospital levou, corre o risco, por esse mero facto, de ter cerceadas as garantias da sua vida futura.

Uma doença aguda do apparelho respiratorio, por exemplo, seguiria em regra a sua natural evolução e o doente ficaria absolutamente curado, se, algumas vezes, em plena convalescença, não viesse ahi implantar-se um d'esses agentes infinitamente pequenos, mas infinitamente virulentos e infinitamente numerosos que na enfermaria pullulam.

V. exa. sabe e a camara conhece que é absolutamente indispensavel fazer a desinfecção rigorosa dos domicilios particulares em que uma doença contagiosa tenha feito os seus habituaes estragos.

V. exa. sabe e a camara conhece, porque a bacteriologia prova que, por mil processos e variadissimas fórmas, podem ser infectados o solo, feito e o vestuario de doentes, assim: solo, leito e vestuario de onde facilmente se destacam as poeiras morbidas que no ar inspirado e nos alimentos solidos e liquidos se depozeram, são transportadas ao apparelho respiratorio, bem como ao apparelho gastro-intestinal, as sementes malignas que vão accender ahi as varias lesões que lhe correspondem ou, entrando na torrente circulatoria, determinar as infecções correlativas. Pois no hospital de S. José, onde a accumnlação é excessiva, não se póde fazer uma tal beneficiação; apenas do annos a annos ou de longos em longos mezes se desalojam os doentes de determinada enfermaria o ahi se procede á necessaria desinfecção.

V. exa. comprehende bem que, n'estas condições, não só os empregados d'essas enfermarias, mas ainda as pessoas estranhas que ali vão, tremulas de amor, levar o consolo da sua visita aos entes queridos que uma leve doença, ás vezes, ao hospital trouxe, inconscientemente podem ser o vehiculo das variadissimas doenças que nas enfermarias constituiram especial viveiro.

Mas, sr. presidente, se ha doença em que o quadro que acabo de esboçar a largos traços, se accusa com cores profundamente sombrias e carregadas, é a tuberculose pulmonar.

N'aquelle meio em que a accumulação é excessiva, em que o ar e a luz apropriada fallecem, em que nem ao menos, em grande parte, os leitos são banhados por esse desinfectante divino, mais efficaz do que o acido phenico e mais valioso; do que o sublimado corrosivo - o sol n'aquelle meio e tuberculoso encontra condições propicias, não, eu não digo já á cura, relativamente difficil em doença tal, mas a uma ligeira attenuação do mal que o mina, e sim ao desenvolvimento delirante dos bacillos da tisica.

Sr. presidente, o tuberculoso que nos nossos hospitaes entra, é duplamente digno de piedade: de piedade pela doença pertinaz que lhe devora os pulmões, de piedade ainda porque, a breve trecho de ter entrado na enfermaria, elle vê desvanecer-se essa esperança deliciosa, esse sonho que lhe illumina o cerebro e alevantára o moral, de que, internado no hospital, porventura seria curado porque ahi o tratariam com os requisitos da mais requisitada hygiene e os preceitos da mais sublimada medicina infelizmente tal não succede, porque, as condições das enfermarias o não permittem. Mais ainda. É preceito rigoroso da hygiene, a mais comesinha, que as maternidades estejam absolutamente isoladas em installações convenientes; pois no hospital de S. José a maternidade encontra-se no mesmo edificio com as restantes enfermarias e, consequentemente, em detestaveis condições, attento o facil contagio que assim se póde dar e d'ahi não ser difficil explodir, apesar dos bons esforços do seu distinctissimo director, a febre puerperal.

Basta v. exa. saber, sr. presidente, que a mortalidade de l:4 e n'algumas estatisticas mesmo de l:6, comparando a que se da nas maternidades isoladas, com a que succede nas que se encontram de companhia com outras enfermarias no mesmo edificio, para facilmente se impor a alta utilidade do seu isolamento.

Eu não quero, nem devo esquecer, sr. presidente, as circumstancias afflictivas do nosso thesouro, seria um testemunho de mau criterio proceder assim.

Eu não abstráhio da nossa situação angustiosa tanto financeira como económica, mas, sr. presidente, é tão urgente pôr em pratica a medida pela qual eu pugno, tão trilhantes seriam os resultados e tão insignificante é a despeza a fazer, visto como talvez em duzentos e cincoenta e possam calcular os doentes que necessitam em absoluto de isolamento apropriado, que eu não posso deixar de defender o preceito a que me venho referindo.

Quando mais não fôra, da simples desaccumulação que resultaria para o hospital adviriam altos beneficios, devo pugnar tanto mais quanto essa despeza apenas é attinente as respectivas installações, a que não preside já a idéa de organisações monumentaes, mas que, pelo contrario, consistem em pavilhões ou barracas singelas, economicas e altamente compensadoras pelos resultados que dão.

Não venho pedir cousa que se pareça com esses edificios hospitalares que se encontram nos Estados Unidos ou na Inglaterra, que são verdadeiramente o assombro d'aquelles que os visitam; não venho lembrar, por exemplo, edificio que se assimelhe ao bello e sumptuoso hospital, a tuberculoso dedicado, que na ilha de White se levanta; não venho mesmo lembrar, embora talvez a idéa não fosse para desprezar, os hospitaes fluctuantes que ha no Tamisa, destinados a doenças infecto-contagiosas, hospitaes installados em navios que para a navegação já não servem.

Não peço nada d'isso, mas sim alguma cousa muito singela, embora efficassissima: pavilhões e barracas nas condições que indiquei.

Ora, sr. presidente, depois de tudo quanto tenho proferido, afigura-se-me que, dirigindo-me ao sr. presidente do conselho e fallando ao seu espirito, que é altamente lucido, e ao seu coração, que é profundamente generoso e profundamente caritativo, eu sou interprete não só do meu sentir, mas de toda a camara, pedindo-lhe que, no meio das varias preocupações e das mil contrariedades que lhe roubam o tempo, se não esqueça d'aquillo que acabo de referir.

Alem de que, sr. presidente, na quadra que nós atravessâmos, é absolutamente indispensavel que a palavra fraternidade, que tem servido para tantas e tão ôcas rhetoricas declamações, se revele, pelo sentimento que traduz, nas leis e nos serviços de assistencia publica; é indispensavel que, nos tempos que correm, e em que todos dizemos sentir profundamente os alheios infortunios, em que nós dizemos querer que todos os governos façam quantos esforços sejam possiveis para converter em realidade as sublimes inspirações do humano espirito, que consistem em attenuar as desigualdades sociaes; é indispensavel que os serviços de beneficencia sejam organisados do harmonia com o amor que ao proximo devemos.

Eu vou terminar, sr. presidente, afirmando que são já valiosos os motivos que tornam o sr. conselheiro José Luciano orador do respeito, do amor e do reconhecimento da nação; mas, se tal não fosse, bastaria este simples facto, arcar de frente com os problemas da saude publica, para