O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 25

SESSÃO DE 20 DE FEVEREIRO DE 1900

Presidencia do exmo. sr. Luiz Fisher Berquó Poças Falcão

Secretarios - os exmos. srs.:

Joaquim Paes de Abranches
Antonio Rodrigues Nogueira

SUMMARIO

Communicação da presidencia á camara. - Dá-se conta do expediente - Realisa o seu aviso previo, sobre as levadas da madeira, o sr. João Augusto Pereira, respondendo-lhe em seguida o sr. ministro das obras publicas. - É introduzido na sala e presta juramento o sr. Miguel Dantas. - O sr. Fuschini insta pela remessa do uns documentos que requereu pelo ministerio da fazenda, apresenta, duas representações, chama a attenção do sr. ministro das obras publicas para o mau estado da ponte do Sado e do porto de Sines, e faz sentir a necessidade de se reformar o regimento, no que respeita aos avisos previos. Declarações do sr. presidente. - Mandam para a mesa representações os srs. Adriano Anthero e Homem de Mello, uma renovação de iniciativa o sr. João Augusto Pereira, e dois avisos previos e um requerimento o sr. Abilio Beça.

Na ordem do dia continua em discussão o projecto de lei n ° 9, sobre o contrato para o lançamento de um cabo submarino, tocando no Funchal e em S. Vicente Continua, e termina, o seu discurso, começado na sessão anterior, o sr. Luciano Monteiro, a quem responde em seguida o sr. ministro das obras publicas, seguindo-se-lhe o sr. Arroyo, a quem tambem respondo Rejeita-se a proposta do sr. Pereira dos Santos, e é approvado o projecto. - Entra depois em discussão o projecto de lei n.º 13, concedendo pensões á mãe e a filha do fallecido Camara Pestana. Usa em primeiro logar da palavra, em nome da minoria, o sr. Teixeira de Sousa, que faz o panegyrico do fallecido, e declara que vota o projecto. Segue-se o sr. Moreira Junior, que falla no mesmo sentido, e por ultimo o relator, sr. Alexandre Cabral, que apresenta uma emenda. É approvado o projecto por unanimidade, e approvada tambem a emenda.

Primeira chamada - Ás duas horas da tarde.

Presentes - 4 srs. deputados.

Segunda chamada - Às tres horas.

Abertura da sessão - Ás tres horas e um quarto.

Presentes - 50 srs. deputados.

São os seguintes: - Abel Pereira de Andrade, Abilio Augusto de Madureira Beça, Adolpho Ferreira Loureiro, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Baptista Coelho, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alvaro de Castollões, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Rodrigues Nogueira, Antonio Teixeira de Sousa, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Augusto Cesar da Silveira Proença, Carlos de Almeida Pessanha, Duarte Gustavo de Roboredo Sampaio e Mello, Francisco José Machado, Francisco José de Medeiros, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Xavier Correia Mendes, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Joio Augusto Pereira, Joio Marcellino Arroyo, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João de Sousa Bandeira Joaquim Paes de Abranehes, Joaquim da Ponte, Joaquim Rojão, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, Joaquim Simões Ferreira, José Augusto Lemos Peixoto José de Azevedo Castello Branco, José Bento Ferreira de Almeida, José Braamcamp de Mattos, José Gonçalves da Costa Ventura, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Pimentel Homem de Noronha, Julio Ernesto de Lima Duque, Libanio Antonio Fialho Gomes, Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, Manuel Homem de Mello da Camara, Manuel Paes de Sande e Castro, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Ovidio Alpoim Cerqueira Borges Cabral, Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Salvador Augusto Gamito de Oliveira, Visconde de Guilhomil, Visconde da Ribeira Brava e Visconde de S. Sebastião.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho Alves lê Oliveira Guimarães, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Antonio Faustino dos Santos Crespo, Antonio Lopes Guimarães Pedroza, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Tavares Festas, Antonio Vellado da Fonseca, Arthur de Sousa Tavares Perdigão, Augusto Fuschini, Augusto Guilherme Botelho de Sousa, Conde de Caria (Bernardo), Conde de Idanha a Nova (Joaquim), Eusebio David Nunes da Silva, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Frederico Ressono Garcia, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João José Sinel de Cordes, João Monteiro Vieira de Castro, José Alves Pimenta do Avellar Machado, José Eduardo Simões Baião, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Maria Barbosa de Magalhães, José Osorio da Gama e lastro, José Paulo Monteiro Cancella, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Marianno Cyrillo de Carvalho, Matheus Teixeira de Azevedo, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Miguel Pereira Coutinho (D.) e Pedro Mousinho de Mascarenhas Gaivão.

Não compareceram á sessão os srs.: - Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Antonio Augusto de Sousa e Silva, Antonio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Osorio Sarmento de Figueiredo, Antonio Simões dos Reis, Augusto José da Cunha, Conde de Paçô Vieira, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Joaquim Fernandes, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Frederico Alexandrino Garcia Ramirez, Henrique da Cunha Mattos de Mendia, Ignacio José Franco, Jacinto Candido da Silva, João Catanho de Menezes, João Lobo de Santiago Gouveia, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim José Fernandes Arez, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Antonio de Almada, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José Dias Ferreira, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Joaquim da Silva Amado, José Julio Vieira Ramos, José Mathias Nunes, José Mendes Veiga de Albuquerque Calheiros, Leopoldo José do Oliveira Mourão, Luiz José Dias, Luiz Pereira da Costa, Manuel Telles