O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(332)

labilidade da Casa do cidadão. Está levantada a secção. Eram tres horas e tres quartos da tarde.

Para a Camara dos Dignos Pares.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Tenho a honra de remetter a V. Exca., para serem distribuídos pelos Dignos Pares do reino, sessenta exemplares do relatorio apresentado n'esta Camara por o Sr. Ministro dos negocios estrangeiros, sobre objectos da sua repartição.

Deos guarde a V. Exca. Palacio das Cortes em 3 de Fevereiro de 1836. -Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Conde de Lumiares. - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o Ministerio dos Negocios do Reino.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Tendo esta Camara deliberado em secção de 30 do mez proximo passado, approvando o parecer da respectiva Commissão de petições, que os dous inclusos requerimentos de Manoel Joaquim Correa Vieira e outro, e de Francisco Antonio do Amaral, como procurador dos povos de Soajo, sejam remettidos ao Governo para os tomar na devida consideração; assim tenho a honra de o levar ao conhecimento de V. Exca.

Deos guarde a V. Exca. Palacio das Cortes em 3 de Fevereiro de 1836. -Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Luis da Silva Mousinho d'Albuquerque. - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o Ministerio dos Negocios Ecclesiasticos e de Justiça.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Em secção de 31 do corrente deliberou esta Camara, approvando o parecer da respectiva Commissão de petições, que o incluso requerimento da madre abbadeça e mais religiosas do convento de N. S. da Conceição dos Martyres, do logar de Sacavem, se remettesse ao Governo, para que conhecendo a necessidade das supplicantes, as soccorra dentro dos limites para que se acha authorisado; o que tenho a honra de communicar a V. Exca. para sua intelligencia.

Deos guarde a V. Exca. Palacio das Cortes em 3 de Fevereiro de 1836. -Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Manoel Antonio Vellez Caldeira Castel-Branco - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o Ministerio dos Negocios da Guerra.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Havendo esta Camara deliberado em secção de 30 do mez proximo passado sobre o parecer da respectiva Commissão de petições dado ácerca do incluso requerimento de Christovão José Villa Verde, que o mesmo requerimento fosse remettido ao Governo, para o tomar na consideração devida: assim tenho a honra de o communicar a V. Exca., para seu devido conhecimento.

Deos guarde a V. Exca. Palacio das Cortes em 3 de Fevereiro de 1836. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. José Jorge Loureiro. -- Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o Ministerio dos Negocios da Fazenda.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Havendo esta Camara deliberado em secção de 30 do mez proximo passado approvando o parecer da respectiva Commissão de petições, que o requerimento incluso de Joaquim José Carlos Basto, se envie ao Governo para attender ao supplicante como lhe parecer justo, sobre o facto do administrador da alfandega, se por ventura for verdadeiro; assim tenho a honra de o communicar a V. Exca. para sua intelligencia.

Deos guarde a V. Exca. Palacio das Cortes em 3 de Fevereiro de 1836. -Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Francisco Antonio de Campos. - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

O Redactor

J. P. Norberto Fernandes

SECÇÃO DE 4 DE FEVEREIRO.

Ás dez horas e meia da manhã disse o Sr. Presidente - Está aberta a secção.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo fez a chamada, e annunciou que se achavam presentes cento e quinze Srs. Deputados, e que faltavam com justificado impedimento os Srs. Barão de Leiria - Costa Machado - Camacho - Jeronymo José Carneiro - Joaquim António de Magalhães - Vellozo da Cruz - Morão - José Jorge Laureiro - Sá Vargas - Mascarenhas e Mello - Silva Carvalho - Mousinho d'Albuquerque. - Raivoso.

O Sr. Deputado Secretario Sousa Queiroga leu a acta da secção antecedente. Foi approvada.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo deu conta da

CORRESPONDENCIA.

Ministerio dos Negocios do Reino

OFFICIOS.

1.º Com varios papeis, relativos aos trabalhadores inglezes da casa da moeda. Passou á Commissão de petições por ser sua a requisição.

2.º Com os autografos do decreto das Cortes Geraes, sobre a admissão á formatura dos estudantes matriculados em o anno preterito no quarto anno das faculdades juridicas. Mandou-se que fossem para o archivo.

3.º Com uma representação da Commissão administrativa da misericordia do Funchal, pedindo ser autorisada para distratar emprasamentos onerosos, e arrendar e vender varios bens, fazendo do seu producto uma conveniente applicação. Mandou-se passar á Commissão e administração publica.

4.º Com varios papeis, relativos á abertura das novas ruas, denominadas das Cortes e Duque de Bragança. Passou á Commissão do commercio e artes.

Ministerio dos Negócios Ecclesiasticos e da Justiça.

OFFICIOS.

1.º Com papeis relativos á divisão do territorios. Passou á Commissão d'estatistica.

2.° Com um officio do governo civil do districto de Portalegre, acompanhado d'uma representação da Camara municipal d'Arneles, sobre objectos de divisão de territorio. Foi á mesma Commissão d'estatistica.

Ministerio dos Negocias da Fazenda.

OFFICIOS.

Unico. Respondendo sobre o objecto das indicações Sr. Lopes de Lima, ácerca dos eggressos da comarca d'Aveiro. Mandou-se que ficasse na secretaria.

Deu conta tambem a um requerimento com muitas assi-