O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 66.)

jVIembro'da Commissâo disse, que não tem conhecimentos especiaes nenhuns das Províncias do Ultramar, como S< S.a estão lá outros'^ e então estes Srs. Deputados, que lern conhecimentos eápeciaés hiuni substituir esses na discussão dos objectos, que tat;s conhecimentos requeriam , e por consequência o numero não avultava; e além disso ha Commis-sões de maior numero de Membros, e eásas Goui-misbôes são divididas em secções; por ventura os trabalhos da Commissâo do Ultramar não são de natureza, que ae dividam por secções? Eu entendo que sim, nào só pela diversidade das localidades mas pelos conhecimentos eispeciaes que aquellas Prõ-vincias reclamam. Entendo por consequência , que a Camará daria, unia alta prova de sinceridade e de interesse pelas Províncias do Ultramar admitindo aquelles Srs. Deputados na Gotnmissão.

O Sr. Simas: — Não foi o capricho nem o querer manchar a minha conducta, que me levou a impugnar o Requerimento; estas palavras forarn de certo dilas pelo Sr. Deputado sem maior reflexão. A esperiencia mostrou-nos que um grande numero de Membros n'uma Commissâo impedia o andamento dos seus trabalhos; e é isto a rasão principal porque eu combalo o Requerimento, assim como combateria o numero de 14 oo 18 MembroSj que se proposesse para essa Gornmissão : porem ao mesmo tempo eu disse, que os Membros da Commissâo não se haviam de recusar a coadjuvação das luzes dos Srs. Deputados do'Ultramar todas as Vezes que entendessem, que lhes eram necessárias, e mesmo todas as vezes que os Srs. Deputados fossem offere-cer ou sollieitar algirm negocio: todavia eií entendi qvie depois da Camará ter eleito 7 Membros para a Com missão dó Ultramar, depois de n'esse acto se não ter feito reclamação alguma, a Gamara linha querido que esse fosse ò numero limitado, e amestrado pela experiência do Parlamento passado, eu impugnei o Requerimento.

Sr. Presidente, o-illustre Deputado allu'diu a m i m, e fez-me justiça quando disse — que eu não tinha conhecimentos nènhnns para tal Commissâo — eu fui o primeiro a confessa-lo, e estimaria muito que a Camará me dispensasse d'esta Commissâo, assim como de todas aquellas pa'ra que me fez a honra de nomear, entretanto mesmo pelos princípios que ,o illustre Deputado apresentou no começo do seu discurso, eu entendo, que e do meu dever trabalhar em todas asGommissões para que es^ ta Camará me nomear, e beide ahi levar os meus poucos ou nenhuns conhecimentos.

O Sr. Presidente:—Visto não haver mais quem falle vou por á votação o Requerimento do Sr; Pe-res da Silva.

Foi regeitado.

O Sr. y/, sflbano: -^ Eu pedi a palavra para participar que aCommissâo dos vinhos se acha instalada, e que nomeou para seu Presidente ao Sr. Rodrigo da Foncecá Magalhães, para Secretario ao Sr. Feliz Pereira de Magalhães e para Relator Agostinho Albano.

O Sr. Pessanha:-^E' para comniunicar á Ca-niara que se acha instalada a Commissâo de Agricultura e nomeou para seu Presidente o Sr. Corrêa de Mendonça , para Secretario o Sr. Pereira Re-bel!o , e pata Relator Pessanba^ .O Sr. Presidente.—O Sr. Ottolini pediu a pa-

lavra para um Requerimento urgente; não s"e Co* nhece a natureza d'esse Requerimen , e como ha muitos Srs. inscriplos, consulto a Camará se quer que dê a palavra com preferencia a este Sr. Deputado, r

 Camará decidiu afirmativamente í

O Sr. Ottolini: —Sr. Presidente, no Diário do Governo de 8 ,do corrente, vem uma providencia relativa a esta Câmara, por ordem superior, que na minha opinião vai de encontro com a publicidade das discussões garantida no Art. Q6 da Carta Constitucional^ e rios Artigos 97 > 101 e 103 do Regimento interno desta Casa; que permitte entrada franca na galeria publica sem outra limitação senão a de estar perfeitamente cheia: todos os Cidadãos tem direito de entrar na galeria em quanto ella não estiver perfeitamente cheia. Em contravenção a esta disposição genérica ha hoje uma limitação com a distribuição de bilhetes; a distribuição por bilhetes limita a entrada, e se hoje pouco a limita/ adrnii-tWo o principio, não podemos recusai diante das suas consequências por mais remotas que sejam: hoje distribuem-se 200 bilhetes , amanhã podem-se distribuir 100, no outro dia 20, e leremos em lugar de galena publica uma galeria particular, e quasi secretas aã Sessões!..

O Regimento não adnritte senão duas espécies de Sessões; Sessões secretas aquellas em que não ha ex-pectadores, Sessões publicas aquellas em que entram todas as pessoas a quem o Regimento dá faculdade de entrar: galeria por bilhetes e galeria especial: demais, esses bilhetes podem-se dar d'ante-mào a certas é determinadas pessoas, e quando o publico vier para entrar djr-lhe-ha — então distribuídos as bi/hetes:—:poder-se-lm fazer nesta Camará o mesmo que se fazia com as loterias da Misericórdia,

Portanto eu mando para á Meza um Requerimento afim de se revogar esta ordem, que não sei por quem é dada; porque o Diário do Governo diz apenas por ordem superior; com este Requerimento igualmente se evha muitas outras cousas que se dizem, e que eu não acredito, e que é decente para a Gamara não dar. occasmo a que se digam : o Re* querimento é o seguinte, e peço a sua urgência (leu e publicar-sè-ha quando tiver segunda leitura.)

O Sr. Presidente:—Pelo Regimento é me pro-hibido entrar em discussão neste lugar, mas eu entendo que esta prohibição se refere á qualidade de Depatado; mas quando algum dos Srs. Deputados faz alguma censura a actos de Meza, parece-me que o Presidente deve dar daqui as explicações necessárias, (Apoiados) para que a Assembiéa tenha conhecimento de facto, e possa sobre eiíe formar o seu.juizo ; (Apoiados) passo pois a explicar o facto á que allude o >r. Deputado no seu Requerimento.