O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 5 DE EEVEEEIEO DE 1879

Presidencia do ex.mo sr. Francisco Joaquim da Costa e Silva

Secretarios - os srs. Antonio Maria Pereira Carrilho Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Discussão o approvação do parecer sobre a eleição do circulo de Belem o proclamação do deputado Augusto Fuschini. — Idem do parecer sobre a eleição do circulo de Santa Cruz e proclamação do deputado Manuel José Vieira. — Idem do parecer sobre a eleição do circulo de Gouveia e proclamação do deputado Antonio Mendes Duarte e Silva,

Abertura — Ás duas horas da tardo.

Presentes á chamada 57 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs.: Adolpho Pimentel, Adriano Machado, Carvalho e Mello, Fonseca Pinto, Nunes Fevereiro, Tavares Lobo, Alfredo de Oliveira, Torres Carneiro, Gonçalves Crespo, A. J. d'Avila, Antonio Lopes Mendes, Carrilho, Pinto de Magalhães, Telles de Vasconcellos, Pereira Leite, Victor dos Santos, Zeferino Rodrigues, Avelino de Sousa, Barão de Ferreira dos Santos, Bernardo de Serpa, Conde da Foz, Diogo de Macedo, Domingos Moreira Freire, Eduardo Moraes, Emygdio Navarro, Goes Pinto, Hintze Ribeiro, Filippe de Carvalho, Firmino Lopes, Fortunato das Neves, Fonseca Osorio, Gomes Teixeira, Francisco Costa, Sousa Pavão, Van-Zeller, Palma, Freitas Oliveira, Costa Pinto, Gomes de Castro, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, Sousa Machado, Neves, Almeida e Costa, J. J. Alves, Ornellas de Matos, Ferraz Pontes, Laranjo, José Frederico, Namorado, Rodrigues de Freitas, J. M. dos Santos, Sousa Monteiro Junior, Sá Carneiro, Barbosa du Bocage, Luiz Garrido, Faria e Mello, Pires de Lima, Rocha Peixoto (Manuel), Correia de Oliveira, Aralla e Costa, Mariano de Carvalho, Miranda Montenegro, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Visconde de Andaluz, Visconde de Moreira de Rey, Visconde de Sieuve de Menezes.

Entraram durante a sessão — Os srs.: Osorio de Vasconcellos, Rocha Peixoto (Alfredo), Alipio de Sousa Leitão, Anselmo Braamcamp, Pereira de Miranda, Emilio Brandão, Barros e Sá, Arrobas, Ferreira de Mesquita, Saraiva de Carvalho, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Carlos de Mendonça, Francisco de Albuquerque, Mesquita e Castro, Mouta e Vasconcellos, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Jeronymo Pimentel, Jeronymo Osorio, Anastacio de Carvalho, Melicio, João Ferrão, Dias Ferreira, José Luciano, Ferreira Freire, Taveira Pinto e Menezes, Luiz de Lencastre, Almeida Macedo, Freitas Branco, Manuel d'Assumpção, Souto Maior, Pinheiro Chagas, Nobre de Carvalho, Marçal Pacheco, Pedro de Carvalho, Pedro Correia, Pedro Barroso, Jacome Correia, Rodrigo de Menezes, Thomás Ribeiro, Visconde da Aguieira, Visconde da Arriaga, Visconde da Azarujinha, Visconde do Rio Sado.

Não compareceram á sessão — Os srs.: A. J. Teixeira, Antonio Mendes, Pedroso dos Santos, Santos Carneiro, Pereira Caldas, Paula Medeiros, Silveira da Mota, Barros e Cunha, Sousa Gomes, José Guilherme, Figueiredo de Faria, Teixeira de Queiroz, J. M. Borges, Mello Gouveia, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Lourenço de Carvalho, Bivar, Alves Passos, M. J. Gomes, Pedro Roberto, Ricardo Ferraz, Visconde do Balsemão, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Acta — Approvada.

expediente

Officios

1.º Do ministerio do reino, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. Alfredo da Rocha Peixoto, relação das nomeações dos astronomos do observatorio astronomico da universidade de Coimbra, nos ultimos vinte o cinco annos.

Enviado á secretaria,

2.° Do mesmo ministerio, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. visconde da Arriaga, copia de dois documentos que dizem respeito á syndicancia a que se procedeu por causa da eleição de um deputado pelo circulo n.º 126, Silves.

Enviado « secretaria.

3.° Do sr. Ricardo Julio Ferraz, respondendo ao relatorio da commissão de syndicancia parlamentar sobre o fornecimento de cal, areia e tijolo.

A imprimir conjunctamente com os demais documentos enviados pela commissão da penitenciaria.

Representações

1.ª Dos escripturarios das repartições de fazenda dos concelhos da Pesqueira, Penedono e Sernancelhe, pedindo augmento de ordenado e o uso de um uniforme.

Foi apresentada pelo sr. deputado Manuel d'Assumpção, e enviada á commissão de fazenda.

2.ª Dos escripturarios das repartições de fazenda dos concelhos de Angra do Heroismo e Praia da Victoria da ilha Terceira, pedindo melhoria de vencimento.

Apresentada, pelo sr. deputado visconde de Sieuve de Menezes, e enviada á commissão de fazenda.

3.ª Dos escripturarios das repartições de fazenda dos concelhos de Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz e Camara de Lobos da ilha da Madeira, no mesmo sentido das antecedentes.

Apresentada pelo sr. deputado Alfredo de Oliveira, e enviada á commissão de fazenda.

4.ª Dos escripturarios dos escrivães de fazenda dos concelhos de Agueda e Albergaria a Velha, no mesmo sentido das antecedentes.

Foi apresentada pelo sr. deputado visconde de Aguieira, e enviada á commissão de fazenda.

5.ª Dos escripturarios das repartições de fazenda dos concelhos de Thomar, Ferreira do Zezere e Villa Nova da Barquinha, no mesmo sentido das antecedentes.

Foi apresentada pelo sr. deputado visconde de Villa Nova da Rainha, e enviada á. commissão de fazenda.

6.ª Dos escripturarios dos escrivães de fazenda do concelho de Montalegre, no mesmo sentido das antecedentes.

Foi apresentada pelo sr. deputado Costa Pinto, e enviada á commissão de fazenda. i

7.ª Dos boletineiros da direcção geral dos telegraphos, pedindo augmento de ordenado e melhoria de posição.

Foi apresentada pelo sr. deputado Costa Moraes, e enviada ás commissões de fazenda e de obras publicas.

SEGUNDAS LEITURAS

Projecto de lei

Senhores. — Na faculdade de mathematica da universidade de Coimbra ha uma cadeira em que se ensina a geometria descriptiva. Entre as doutrinas que fazem parte do programma d'esta cadeira ha algumas que, pela sua indole, não devem ser lá estudadas, e outras que podem ser dispensadas sem inconveniente.

Por outra parte, falta n'aquella faculdade uma cadeira de geometria superior.

Considerando, pois, que na cadeira de geometria descri-

Sessão de 5 de fevereiro de 1879

2G