O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 10 DE FEVEREIRO DE 1886

Presidencia do exmo. sr. Pedro Augusto de Carvalho (supplente)

Secretarios os exmos. srs.

Henrique da Cunha Matos de Mendia
Joaquim Augusto Poucos de Carvalho

SUMMARIO

Um officio do ministerio da fazenda. - Diversas representações mandadas para a mesa pelo sr. deputado Franco Castello Branco, pedindo a approvação do seu projecto para a annexação do concelho de Guimarães ao districto do Porto. - Alguns requerimentos de interesse publico e um de interesse particular apresentados pelos srs. Simões Dias, visconde de Alentem, José Luciano de Castro e Figueiredo Mascarenhas. - Justificações de faltas dos srs. Antonio J. da Fonseca, Vieira das Neves, Cardoso Valente e Guimarães Camões. - Declaração de voto do sr. Camões. - Notas de interpellação dos srs. Simões Dias, Sarmento e Emygdio Navarro. - O sr. Lencastre, proclamado par do reino, despede-se da camara. - O sr. Vicente Pinheiro pede informações sobre o conflicto de Braga com Guimarães. - Responde-lhe o sr. ministro da marinha. - Usa largamente da palavra o sr. Ferreira de Almeida, accusando de diversas irregularidades o sr. ministro da marinha, que lhe responde em seguida, assim como ao sr. Navarro, que tomou tambem parte no incidente. - O sr. Lobo d'Avila insta pela presença do sr. ministro da fazenda. - Ainda sobre o mesmo incidente usa da palavra o sr. Luciano de Castro, respondendo-lhe o sr. ministro da marinha.
Na ordem do dia continúa a interpellação do sr. Consiglieri Pedroso ácerca da não apresentação do tratado de Dahomey, alargando-se o mesmo illustre deputado em varias considerações, ao que responde em seguida o sr. ministro da marinha, ficando ainda com a palavra reservada para a próxima sessão. - O sr. Pedro Diniz propõe e a camara approva que o sr. Marçal Pacheco seja aggregado á commissão de marinha.

Abertura - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada - 59 srs. deputados.

São os seguintes: - Adriano Cavalheiro, Agostinho Lucio, Garcia de Lima, Albino Montenegro, Torres Carneiro, Alfredo Barjona de Freitas, Silva Cardoso, Sousa e Silva, Antonio Candido, Pereira Côrte Real, Antonio Centeno, A. J. da Fonseca, Lopes Navarro, Moraes Sarmento, A. M. Pedroso, Pinto de Magalhães, A. Hintze Ribeiro, Augusto Poppe, Avelino Calixto, Lobo d'Avila, Conde de Thomar, Conde de Villa Real, Cypriano Jardim, E. Coelho, Elvino de Brito, Sousa Pinto Basto, Fernando Caldeira, Vieira das Neves, Matos de Mendia, Augusto Teixeira, J. C. Valente, Franco Castello Branco, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Sousa Machado, Joaquim de Sequeira, J. J. Alves, Simões Ferreira, Teixeira Sampaio, Amorim Novaes, Azevedo Castello Branco, Ferreira de Almeida, Figueiredo Mascarenhas, José Luciano, Oliveira Peixoto, Simões Dias, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Luiz Ferreira, Luiz Dias, Marcai Pacheco, Guimarães Camões, Pedro de Carvalho, Gonçalves de Freitas, Vicente Pinheiro, Visconde de Alentem, Visconde de Ariz, Visconde das Laranjeiras e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Moraes Carvalho, Garcia Lobo, Pereira Borges, Cunha Bellem, Jalles, Moraes Machado, Carrilho, Sousa Pavão, Urbano de Castro, Pereira Leite, Neves Carneiro, Barão de Viamonte, Conde da Praia da Victoria, Emygdio Navarro, Góes Pinto, Fernando Geraldes, Francisco Beirão, Wanzeller, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Barros Gomes, Sant'Anna e Vasconcellos, Melicio, Scarnichia, J. Alves Matheus, Avellar Machado, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, Lourenço Malheiro, Reis Torgal, Luiz Osorio, Correia de Oliveira, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Santos Diniz, Barbosa Centeno, Pereira Bastos, Tito de Carvalho e Visconde de Reguengos.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Lopes Vieira, A. da Rocha Peixoto, Antonio Ennes, Fontes Ganhado, Santos Viegas, Almeida Pinheiro, Seguier, Augusto Barjona de Freitas, Fuschini, Barão do Ramalho, Bernardino Machado, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Carlos Roma du Bocage, Ribeiro Cabral, Estevão de Oliveira, Filippe de Carvalho, Firmino Lopes, Correia Barata, Francisco de Campos, Castro Mattoso, Mártens Ferrão, Silveira da Mota, Costa Pinto, Baima de Bastos, Franco Frazão, J. A. Pinto, Souto Rodrigues, Ferrão de Castello Branco, J. A. Neves, Ponces de Carvalho, Correia de Barros, Borges de Faria, Dias Ferreira, Lobo Lamare, Ferreira Freire, José Maria Borges, J. M. dos Santos, Pinto de Mascarenhas, Bivar, Luiz Jardim, D. Luiz da Camara, Manuel d'Assumpção, M. da Rocha Peixoto, Manuel de Medeiros, M. J. Vieira, Aralla e Costa, Mariano de Carvalho, Martinho Montenegro, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Pedro Correia, Rodrigo Pequito, Dantas Baracho, Visconde de Balsemão, Visconde do Rio Sado e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada sem reclamação.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio da fazenda, remettendo exemplares do relatorio e propostas de fazenda, e do orçamento rectificado ultimamente apresentados.
Mandaram-se distribuir.

REPRESENTAÇÕES

Das juntas de parochia das freguezias: de Santa Maria da Oliveira e de sua annexa de S. Miguel do Castello, de S. Paio, de S. Sebastião, de S. Christovão, de S. Thomé de Abbação, de S. João de Airão, de Santa Maria de Airão, de S. Mamede de Aldão, de Santa Marinha de Aroza, de Santa Maria de Athaes, de S. Pedro de Azurem, de Ballasar, de S. Claudio do Barro, de Santo Estevão de Briteiros, de Santa Leocadia de Briteiros, de S. Salvador de Briteiros, de S. João de Brito, de S. João Baptista das Caldas de Vizella, de S. Miguel das Caldas de Vizella, de S. Thomé de Caldellas, de S. Lourenço de Calvos, de S. Martinho de Candoso, de S. Thiago de Candoso, de S. João Baptista de Castellões, de Santa Christina de Cerzedello, de Cerzedo, de Santa Maria de Corvite, de Santa Marinha da Costa, de Creixomil, de S. Martinho do Conde, de S. Salvador de Donim, de S. Paio de Figueiredo, de Santa Eulalia de Fermenões, de Gandazella, de Gemeos, de Gominhães, de S. Miguel de Gonça, de S. João Baptista de Gondar, de Gondomar, de Santa Maria da Guardisella, de Villa Nova das Infantas, de Santa Maria de Inflas, de S. Martinho de Leitões, de S. Cosme da Lobeira, de Santa Christina de Longos, de S. Thiago de Lordello, de S. Vicente de Mascotellos, de Matamá, de S. Romão de Mezão Frio, de S. Paio de Moreira de Conegos, de Santa Eulalia da Nespereira, de S. Vicente de Oleiros, de Pencello, de Santa Eulalia de Pentieiros, de S. Salvador de Pinheiro, de S. Pedro de Polvoreira, de S. João da Ponte, de Santa Eufemia de Prasins, de Santo Thyrso de Prasins, de Rendufe, de Roufe, de S. Clemente de Sande, de S. Lourenço de Sande, de S. Martinho de Sande, de Santa Maria de Villa Nova de Sande, de S. Christovão de Selho, de S. Jorge de Selho e Paraizo, de S. Lourenço de

26