O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.º 26 DE 23 DE ABRIL DE 1909 9

India portuguesa

(Valor em contos de réis, numeros redondos)

[Ver tabela na imagem]

Macau e Timor

(Valor em contos de réis, numeros redondos)

[Ver tabela na imagem]

Com relação a Timor, um producto ha, que podo ter collocação nos mercados da metropole, se tiver melhores facilidades obtidas nos fretes - o cafe. No Ministerio da Marinha e Ultramar, verifiquei que se tem procurado attingir este objectivo, tendo-se conseguido em 1908 substituir os vistos consulares dos portos de trasbordo, que sobrecarregavam as facturas, por certificados de origem passados pela alfandega de Dilly o directamente dirigidos ás alfandegas da metropole, facilidade economica esta que se deve á boa vontade com que a Administração Geral das Alfandegas procurou annuir ás instancias do Ministerio da Marinha e Ultramar.

No entretanto, si falta de carreiras directas entre a metropole e Timor faz com que o café d'aquella origem tenha mais vantagens dirigindo se para os mercados mais proximos, sobretudo para os da Australia, onde tem vantajosa collocação. O que se dá com o magnifico cafe timorense, começa a dar-se com o cacau, cuja cultura e exploração ali foi iniciada sob os mais promettedores auspicios, se attendermos ás classificações, que esse producto obteve nos mercados da metropole nas primeiras remessas aqui recebidas e que inteiramente corresponderam ás cotações dadas na Australia. Decerto que a exploração agricola de Timor é susceptivel de um largo desenvolvimento, podendo contribuir para reduzir os deficits que pesam sobre o seu orçamento, mas, para que esse objectivo possa ser attingido, o concurso dos capitaes nacionaes é indispensavel. Sem que esse concurso exista, sem que pela valorização dos terrenos explorados a producção e consequentemente a exportação vão aumentando successivamentc, a ideia do estabelecimento de communicações directas entre a metropole e aquella ilha não seria facilmente realizavel sem aggravamento dos encargos financeiros que os serviços de navegação colonial já trazem á metropole, visto que os nossos recursos não permittem adoptar a formula seguida pelas grandes potencias commerciaes de fazer das suas linhas de navegação, largamente subsidiadas, aguarda avançada das suas explorações para a gradual conquista de novos e lucrativos mercados, onde obtenham, com pensadora collocação os productos da sua progressiva industria, que dia a dia aumenta prodigiosamente, tendo adquirido uma tal força de penetração e de expansibilidade que já concorre nos principaes mercados do mundo com os productos das mais poderosas industrias dos outros países.

Expostos os elementos necessarios para conhecer o valor das relações entre a metropole e o ultramar, julgo indispensavel dar os indicadores do concurso que directamente as provincias ultramarinas dão para as despesas da sua administração, especificando as suas receitas nos tres grupos distinctos, que as caracterizam: - impostos indirectos e rendimentos proprios e diversos, nos annos economicos decorridos de 1900-1901 a 1908-1909. Como esclarecimento, é necessario dizer que as receitas de um orçamento são calculadas sobre a media das receitas cobradas nos tres nnnos anteriores:

[Ver tabela na imagem]

É a provincia de S. Thomé e Principe a nossa grande colonia de plantação, de universal renome pela feracidade do seu solo, pelo progressivo desenvolvimento das suas- culturas, pela perfeição das suas installações e pela excellencia do tratamento dado aos trabalhadores indigenas.

Representando um modelar esforço do trabalho português, as plantações, da provincia do S. Thomé e Principe constituem hoje a nossa mais util e mais proveitosa riqueza colonial. As suas propriedades agricolas attingem, segundo os mais autorizados pareceres, valor superior a 150:000 contos de réis.

Para bem se avaliar a intensidade do impulso ciado ás explorações agricolas da provincia de S. Thomé e Principe, bastará dizer que a reexportação do cacau d'aquella procedencia, tendo sido em 1890 apenas de 3:046 toneladas no valor de 625 contos de reis, em 1899 attingia 12:842 toneladas, no valor de. 4:115 contos de reis, mantendo-se a progressão a partir de 1900 como se. pode verificar do seguinte quadro:

Reexportação de cacau

[Ver tabela na imagem]

Os principaes mercados consumidores de cacau do S. Thomé e Principe são pela ordem da sua importancia: Allemanha, que absorveu 8:025 toneladas em 1904, 10:729 em 1905 o 8:803 em 1906; a Inglaterra, que respectivamente importou 6:627, 7:533 e 6:817; a Hollanda, 1:270 1:937 e 2:407; os Estados Unidos, 1:020, 1:424 e 842, todos estes indicadores referidos aos tres annos de 1904 1905 e 1906.

Já são conhecidos os indicadores da producção de cacau em S. Thomé no anno de 1908, que fui de 28:728 toneladas, que, ao preço medio de 3$507 réis os 15 kilos, representam o valor de 6.717:606$400 réis.

Movimento commercial da provincia de Angola

1900 .... 13.136:848$157
1901 .... 8.429:265$792
1902 .... 5.889:927$905