O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[685]

mostrar como se tinhão distraido os fundos do chefe do terreiro para outros objectos.

O Sr. Presidente poz a votos a indicação, e foi approvada; mandando-se expedir por ordem em que se diga ao Governo, que fica autorisado para dispôr de todos os dinheiros procisos do cofre dó terreiro.

O Sr. Derramado fez uma moção para que a mesma providencia se declare extensiva ás mais provincias onde occorrerem os meninos estragos: foi julgada urgente; teve por isso segunda leitura, e entrou logo em discussão.

O Sr. Bettencourt: - A respeito dessa indicação só direi, que Alemtejo e Extremadura he quem deve gozar desse beneficio, porque estas provincias são os que contribuem para o cofre, mandando aqui seus generos a vender. Eu não duvidaria acceder a ella, se o cofre obtivesse como devia estar pejado, mas está vazio, e ainda para chegar ao que se tem resolvido ha de custar.

O Sr. Derramado requereu em consequencia da antecedente informação, restringir sua indicação áquellas provincias.

Julgada a materia sufficientemente discutida, foi posta a votos a indicação, e foi approvada, quanto áquellas terras somente que contribuirem para o cofre do terreiro publico.

O Sr. Manoel Pedro de Mello leu um projecto de lei sobre nova moda, e o mandou para a meza com os desenhos. Ficou para segunda leitura.

O Sr. Travassos leu o parecer da Commissão encarregada de propor a reforma dos pensões, foi julgada urgente, teve por isso 2.ª leitura, e se admittiu á discussão com o orçamento depois do impressa.

O mesmo Sr. Deputado, como relator da dita Commissão, requereu informação sobre a natureza das tenças, sobre os almoxarifados em que tem assentamento, e a pratica actual de seus cabimentos. Mandárão-se pedir estas informações.

O Sr. Presidente propoz a necessidade dos adiantamentos dos trabalhos do Congresso, e se decidiu que o houvesse. Propoz o modo deste adiantamento, se seria havendo horas de prolongação nas sessões, ou se se farião sessões extraordinarias. Venceu-se que houvessem prolongações extraordinarias, quando o Congresso assentasse que fossem precisas.

O Sr. Presidente deu para ordem do dia a continuação do orçamento da despeza do Ministerio da guerra, e levantou a sessão depois das duas horas da tarde.

RESOLUÇÕES E ORDENS DAS CORTES

Para Sebastião José de Carvalho.

Illustrissimo e Excallentissimo Senhor. - As Cortes mandão remetter ao Governo, para sua intelligencia, na fórma da resolução de 24 de Janeiro proximo passado, a copia inclusa da acta do 1.° do corrente, relativa ao orçamento. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exca. Lisboa Paço das Cortes 3 de Fevereiro de 1828. - João Baptista Felgueiras.

Para o mesmo.

Illustrissimo é Excellentissimo Senhor. - As Cortes precisão de que o Governo lhes transmitta as informações convenientes, ácerca dos manadas do Riba-Tejo, e Alter do Chão, expondo o estado de sua administração, e indicando o molhado que lhe pareça melhor e mais economico para conservar a raça d'Alter, sem os inconvenientes que de suas manadas resultão á agricultura no Alemtéjo. O que V. Exa. levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Ecca. Lisboa Paço das Cortes 3 de fevereiro de 1823. - João Baptista Felgueiras.

SESSÃO DE 4 DE FEVEREIRO.

ABERTA a sessão, sob a presidencia do Sr. Freire, leu-se e approvou-se a acta da
antecedente.

Mandárão-se lançar na acta as seguintes declarações de voto: 1.ª «na sessão de ontem votei que se acerescentasse uma hora de duração a cada sessão, e que houvesse algumas sessões extraordinarias.» João Victorino, Mendes Velho, Seixas, Francisco Antonio de Campos, Luiz da Cunha, Oliveira e Sousa, Rebello Leitão, Pereira de Mello, Soares Franco, Manoel Pedro de Mello. 2.ª «Declaro que na sessão de ontem fui de voto que houvesse sessões extraordinarias, e que as ordinarias se prorogassem por mais uma hora» Santos Valle, Derramado. 3.ª « Declaro que na sessão de ontem fui de voto que todas as sessões ordinarias do Congresso se prolongassem por mais uma hora, e tambem que houvesse regularmente algumas sessões extraordinarias em cada uma semana» Cordeiro da Silveira, Aquino de Carvalho. 4.ª Declaro que na sessão de ontem fui de voto, que se dessem dias certos de sessão extraordinaria para adiantamento dos trabalhos das Corte.» Sousa Castello Branco, Annes de Carvalho, José Liberato.

O Sr. Secretario Felgueiras deu conta do expediente, mencionando

1.º Um officio do Ministro dos negocios do Reino, com duas representações da camará de Lisboa, acerca da nomeação do provedor mor desande, e pedindo sobre este objecto urgentes providencias. Foi mandado á Commissão competente.

2.° Outro officio do mesmo Ministro, remettendo uma relação motivada dos requerimentos que se apresentarão, e que na conformidade das leis entende o Governo que estão no caso obterem remunerações pecuniarias. Foi mandado á Commissão de fazenda.

3.° Outro officio do mesmo Ministro, remettendo em cumprimento da ordem das Cortes de 24 de Janeiro proximo a relação circunstanciada dos empregados no terreiro publico, com declaração de seus vencimentos e aumentos que tiverão. Foi mandado á Commissão de agricultura.

4.º Uma felicitação ás Cortes da camara constitucional de Murça, a qual faz ao mesmo tempo uma