O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 4.

SESSÃO DE 6 DE FEVEREIRO DE 1857.

PRESIDENCIA. DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

Antonio Pequito de Seiva» e Andrade.

Chamada — presentes 34 srs. deputados.

Entraram durante a sessão—os srs. Affonso de Castro, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, Heredia, Antonio Emilio Brandão, Girão, Avila, Barros e Sá, Lousada, Cunha e Sá, Fontes Pereira de Mello, Mello Breyner, Pinto d'Albuquerque. Antonio de Serpa, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão d'Almeirim; Barão das Lages, Carlos Bento, Possolo de Sousa, Rebello de Carvalho, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Jeremias Mascarenhas, Faustino da Gama, F. A. Barroso, Pegado, Dias Grande, Zuzarte, Alves de Sá, Rebello Cabral, Roboredo, Moraes Carneiro, Honorato Ferreira, Pinto de Magalhães. Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, José Guedes, Banha, José Joaquim da Cunha, J. J. de Matos, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, J. M. Gentil, Mello Gouveia, Teixeira de Queiroz, Rebello da Silva, Camara Leme, Paredes, Trindade Sardinha, Passos (Manuel), Osorio Cabral, Placido d'Abreu, P. Balthazar de Campos, Jacome Correia, Menezes Pita, Nogueira Soares, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho, e Visconde de Porto Carrero.

Faltaram com causa justificada — os srs. Serzedello, Rodrigues Cordeiro, Cyrillo Machado, Rezende, G. Pereira da Silva, Almeida (Pessanha.)

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Dias e Sousa, Vivião Pessanha, Francisco Carvalho, Tavares Castello Branco, Delorme Colaço.

Abertura—logo depois do meio dia. Acta,—approvada.

correspondencia.

Declarações.

1.ª — Do sr. Alexandre de S. Thomás, de que o sr. Pinto Tavares não assistiu á sessão de hontem, não assiste á de hoje, e talvez a mais algumas, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª—Do sr. Sampaio, de que o sr. Mendes Leite não comparece á sessão de hoje, e talvez a mais algumas, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

Officio.

Do sr. Mello Castro e Abreu, participando que por incommodo de saude ainda não póde comparecer na camara, o que fará com a brevidade possivel.

Á camara ficou inteirada.

Representações.

1.ª — Da camara municipal de Villa Nova de Famalicão, pedindo providencias para se fazer a estrada entre Villa do Conde e Povoa de Varzim.

À commissão de obras publicas.

2.ª—Da administração do correio de Coimbra, pedindo augmento de vencimentos.

 mesma commissão.

expediente

a que se deu destino pela musa.

Requerimentos.

1.° — Requeiro que pelo ministerio das obras publicas seja enviado com urgencia a esta camara:

1. Copia da representação de alguns accionistas da companhia união commercial, a que se refere o decreto de 6 de dezembro de 1856, publicado no Diario do Governo de 17 do mesmo mez.

II. Copia do parecer do ajudante do procurador da corôa junto do ministerio das obras publicas, ao qual se refere o mesmo decreto.

III. Copia do requerimento em que se pede ao governo a approvação dos estatutos da sociedade denominada = credito movel portuguez=aos quaes se refere o decreto de 6 de dezembro de 1856, publicado no Diario do Governo de 20 do mesmo mez. = Casal Ribeiro.

Foi remettido ao governo.

2. º—Requeiro que pelo ministerio das obras publicas se peçam ao governo os seguintes esclarecimentos:

I. Em que dala foi encarregado o engenheiro Mousinho de Albuquerque da direcção da parte da estrada de Coimbra ao Porto, comprehendida no districto de Aveiro.

II. Qual é o pessoal technico empregado na dita porção de estrada, declarando-se os nomes, suas habilitações, e quando lhes fôra determinada a sua collocação naquella direcção.

III. Que extensão abrangem os projectos elaborados sob a direcção do referido engenheiro, designando-se as datas em que foram remettidos ao governo cada um d'elles, as localidades que comprehendem, e se foram approvados pelo conselho de obras publicas.

Especialmente desejo ser informado se foram remettidos ao governo os projectos que determinam a passagem do Vouga, Agueda e Marnel, assim como a directriz da estrada em Oliveira de Azemeis.

IV. Em que pontos estão estabelecidos trabalhos impor

Vol. II—Fevereiro—1857.

4