O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 27
SESSÃO DE 31 DE MARÇO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
José de Mello Gouveia
Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 88 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Lacerda (Antonio), Dias de Azeredo, Gonçalves de Freitas, Gouveia Osorio, Ferreira Pontes, Avila, Barros e Sá, Arrobas, Fontes Pereira de Mello, Pinto de Albuquerque, Anlonio de Serpa, Sousa Azevedo, Palmeirim, Xavier da Silva, barão das Lages, Garcez, Carlos Benlo, Cyrillo Machado, Ramiro Coutinho, C. J. Nunes, conde da Torre, Silva Cunha, Faustino da Gama, Folque, Frederico de Mello, F. C. do Amaral, Costa Lobo, Pulido, Soares Franco, Magalhães Lacerda, Pereira de Carvalho e Abreu, Palma, Gomes de Castro, Márlens Ferrão, Ferraz de Miranda, Rebello Cabral, Castro Portugal, Aragão, Lobo d'Avi!a, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Figueiredo de Faria, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, Nogueira, Justino de Freitas, Rebello da Silva, Camara Leme, Freitas Branco, Mendes de Vasconcellos, Teixeira dc Sampaio Júnior, Pinlo Martins, Moraes Soares, Pinto da França e Thiago Horta.
Não compareceram—os srs. Azevedo Cunha, Correia Caldeira, Paiva Pinto, Bicudo Correia, Posser, Gaspar Pereira, Mello e Minas, Sousa Machado, Pacheco, Julio do Carvalhal c Mariano de Sousa. "
Abertura—á meia hora da tarde. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1.*—Do sr. visconde de Portocarrero, de que osr. Bicudo Correia não comparece á sessão por incommodo de saude. A camara ficou inteirada.
2."—-Do sr. Infante Pessanha, de que o sr. Sousa Feio não compareceu á sessão de hontem, não comparece á de hoje, nem talvez a mais algumas, por motivo justificado.
A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1.°—Do sr. Posser, participando que, por incommodo de saude, não pôde ser presente á sessão de honlem, á de hoje e talvez a mais algumas.
A camara ficou inteirada.
2."—D» camara dos dignos pares, participando ter sido ali approvada e reduzida a decrelo das cortes a proposição de lei sobre ser admittida até 30 de junho próximo a livre importação de trigo e centeio.
A camara ficou inteirada.
Vol. II—Makço—1860.
3.°—Do ministério do reino, acompanhando os processos eleiloraes das eleições nos circulos de Angra do Heroismo e Barlavento de Cabo Verde, a que se procedeu em 10 de setembro de 1859.
Foi á commissão de poderes.
4.'—Do mesmo ministério, acompanhando uma nota das alterações occorridas na despeza d'esle ministério, desde que foi organisado o orçamento para o anno económico de 1860-1861 alé 29 de fevereiro próximo findo; satisfazendo assim a um requerimento do sr. Justino de Freitas.
Foi á commissão de fazenda.
5.°—Do ministério da guerra, acompanhando a nota das alterações occorridas no orçamento d'este ministério para o anno económico de 1860-1861, desde a sua confecção em 30 de junho próximo passado até 17 do presente mez.
Foi á mesma commissão. .
6.°—Do ministério das obras publicas, acompanhando uma nola do material fornecido por sir Morton Petto para o caminho de ferro de leste; satisfazendo assim a um requerimento do sr. José Estevão. • Para a secretaria.
7.°—Do mesmo ministério, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Francisco Costa, relativos á eslrada de Ovar para a villa da Feira.
Para a secretaria.
REPRESENTAÇÃO
Da camara municipal de Villa Viçosa, pedindo que se ap-proxime o traçado do caminho de ferro de lesle dos concelhos de Extremoz, Borba, Villa Viçosa e Alandroal.
Foi á commissão de obras publicas.
SEGUNDAS LEITURAS
PROPOSTA
A commissão do ultramar pede que lhe sejam adjuntos os srs. deputados Francisco Joaquim da Cosia e Silva e Francisco Rodrigues Batalha. —J. A. Maia, secretario.
Foi admittida e logo approvada.
Também leve segunda leitura um requerimenlo do sr. Arrobas para se recommendar ao governo a impressão de todos os documentos relativos ao tratado entre Portugal e a Hol-landa.
O sr. Presidente:—Devo dizer que, segundo as resoluções tomadas pela camara, nenhum requerimento dos srs. deputados, onde se inclua a clausula de recommendacão ao go-