O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

440 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

perguntar ao governo se já me póde dizer alguma cousa acerca da maneira como tenciona resolver o conflicto entre Braga e Guimarães.
Na ultima sessão o sr. Vicente Pidella pediu ao sr. ministro da marinha informações a este respeito, e s. exa. não lh'as deu nem precisas nem claras. Disse que o governador civil de Braga estava em Lisboa, e não tinha havido conferencia entre s. exa. e o sr. ministro do reino, e se a tinha havido s. exa. não sabia o que lá se havia passado.
Como houve conselho de ministros, e o sr. governador civil de Braga partiu hoje para ali a tomar conta do districto, póde o sr. ministro dizer-nos alguma cousa a respeito do conflicto e da maneira como tenciona resolvel-o.
Parece-me insustentavel ver o districto n'uma agitação tão grande, o que póde produzir funestas consequencias, e no meio d'isto está o governo ha quinze dias de ponto n'esta questão, a estudar e a pensar no meio de a resolver pacificamente.
Parece impossivel que em quinze dias se não tomasse uma resolução!
Eu, sr. presidente, desejava que s. exa. me desse uma resposta clara e precisa, e, se essa resposta me não satisfizer, eu peço a v. exa. se digne prevenir o sr. presidente do conselho, ou o sr. ministro do reino, que estão mais ao facto d'esta questão, de que eu desejava fazer-lhes igual pergunta e obter de s. exas. uma resposta categorica, clara e terminante ácerca do assumpto.
Aguardo a resposta de algum dos srs. ministros presentes, e peço a v. exa. que me reserve a palavra para o caso de ainda ter que fazer algumas considerações.
O sr. Ministro da Marinha (Pinheiro Chagas): - Sr. presidente, pedi a palavra simplesmente para dizer ao illustre deputado, que o sr. ministro do reino, por cuja pasta corre este assumpto, assim que o governo tiver tomado alguma deliberação a este respeito, virá immediatamente communical a á camara. Então responderá a quaesquer perguntas que o illustre deputado tenha a fazer-lhe.
O sr. Presidente: - A ordem do dia para ámanhã é a continuação da que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram seis horas da tarde.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.