O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

394

cidade achava-se quasi que desguarnecida, e as muralhas arrasadas... A camara comprehende de certo que eu alludo ás muralhas de Diu, e não a essas muralhas da situação que um poetico orador nos dizia aqui o outro dia que não se esboroavam, nem sequer ao som da tuba que fez prostrar as muralhas de Jericó.

D. João de Castro, contemplava pois o destroço e ruinas das muralhas de Diu; e não podia resignar-se a deixa-las por terra, emquanto os inimigos, tantas vezes batidos e repellidos, cobravam animo e reuniam exforços para novos ataques.

Mas as muralhas não podiam levantar-se sem despezas avultadas.

E quando D. João de Castro, recorrendo ao thesouro, o achou exhausto; e recorrendo á sua propria bolsa, a achou vasia, por ter despendido tudo quanto tinha no serviço do estado; virou então os olhos supplicantes para a cidade de Goa, e á camara e povos d'essa cidade pediu vinte mil pardaos.

E quer v. ex.ª saber os termos em que elle os pediu? Escreveu á camara e povos uma carta notavel, na qual, depois de lhes expor o estado de ruina das defezas da praça, a necessidade urgente de repara-las, e a carencia absoluta de meios para o fazer; lhes dizia: «Que tendo mandado desenterrar os ossos de seu filho, D. Fernando, morto na defensa da cidade, para os dar como penhor da quantia que pedia, se não poderam desenterrar por não estarem ainda em estado d'isso; e que por esta rasão cortara as proprias barbas, que ali enviava em penhor.» E como que receiando que ainda isso não bastasse, terminava com as seguintes e memoraveis palavras:

«Eu não possuo oiro (dizia elle), nem prata, nem movel, nem cousa alguma de raiz por onde vos possa segurar vossas fazendas; sómente uma verdade secca e breve que me Nosso Senhor deu.»

E sabe v. ex.ª qual d'estes dois penhores escolheu para si a cidade de Goa? Tornou a enviar, com expressões de profundo respeito e veneração, as barbas valiosas do insigne varão; e guardou para si aquella «verdade secca e breve» que elle dizia ter recebido de Nosso Senhor: e foi sobre essa verdade que a cidade mandou, não só os vinte mil pardaos, senão mais ainda; e mais mandaria se mais podesse ter colhido e levantado no curto praso que a urgencia do caso concedia. Esta, sr. presidente, é que é a historia de que eu sou historico: não o sou, nem o hei de ser nunca, d'aquella historia, em que os governos, em vez da «verdade secca e breve» fazem jogo com a mentira e com a illusão; fingem querer fazer contratos, que já não podem, nem querem fazer; e se applaudem de, pelo engano e pela burla, trazerem interesses pouco licitos ao thesouro.

O sr. ministro da marinha referiu-se tambem ás colligações; e a proposito de algumas palavras que recordou, de um discurso memoravel do sr. José Estevão, notou que alludindo o sr. Fontes á colligação existente entre o partido regenerador, e o cartista ou conservador, commettesse a quasi ingratidão de esquecer um terceiro partido que entrava n'essa colligação, e que, segundo s. ex.ª asseverou, era aquelle a que eu me honro de pertencer.

Sr. presidente, não é a primeira vez que o nobre ministro da marinha provoca explicações sobre este ponto. Eu já as dei uma vez; mas como s. ex.ª parece não as ter comprehendido bem, eu vou dá-las novamente, e farei diligencia por ser bem claro e explicito.

Sr. presidente, o partido a que pertenço, tem-se colligado por diversas vezes, e com diversas fracções do partido liberal; mas sempre em pontos certos e restrictos, e para fins definidos.

Hoje não ha colligação nenhuma de partido a partido; mas quando as tem havido, as colligações têm versado só sobre pontos em que todos nos podemos pôr de accordo; nunca chegaram áquelles em que nós divergimos profunda e radicalmente (apoiados).

E já que o sr. ministro deseja que eu seja explicito, citar-lhe-hei como exemplo, a questão dynastica, na qual era impossivel toda a transacção entre os meus correligionarios politicos e os do sr. Fontes (apoiados).

Estes e outros pontos similhantes, são pontos de dogma para os respectivos partidos politicos; e seria offender-nos a uns e a outros, suppor que cada um de nós abjurava d'elles (apoiados).

Alem da questão dynastica, ha tambem pontos religiosos, e pontos politicos em que não seria facil pôr-nos de accordo.

Mas afóra esses pontos ha outros muitos, em que, por pensarmos todos do mesmo modo, nos encontrâmos unidos e combatemos juntos, sem necessidade até de tratado previo que non reuna e colligue.

E quer s. ex.ª que lhe cite já um exemplo?

Citar-lh'o hei mesmo sem sair da questão.

Todos nós, deputados da opposição realista e da opposição liberal, nos achamos accordes em querer, em pedir, em exigir... decoro e dignidade nos bancos dos srs. ministros (muitos apoiados).

Todos nós condemnamos essa politica doble, que abusa da boa fé dos proponentes, e faz jogo com elles; que diz que é falso ter assignado um contrato que effectivamente assignára; que nega perante nós ter solicitado e aceitado propostas, depois de á propria corôa ter confessado que as aceitára e fizera obra por ellas; e que arrastada por um sestro deploravel de menos franqueza e lealdade, nem aos documentos publicos consente que fallem verdade (apoiados).

Essa politica, toda a opposição, qualquer que seja a sua côr politica, toda a opposição a condemna.

E digo mais — não é só a opposição, a propria maioria a condemna comnosco.

Póde ella não ver nos factos tanto negrume como nós vemos; póde achar-se menos livre do que nós; póde achar-se mais ligada a compromissos, mais interessada na conservação de uma situação que, apesar de todos os pesares, julgue ligada com o interesse do paiz.

Mas, no fundo do seu coração, as suas idéas são as nossas; os seus desejos como os nossos.

E não é só a maioria; o proprio sr. ministro da fazenda acredito que está completamente arrependido do que fez.

Foi um erro, deploravel sim, mas foi um erro que s. ex.ª hoje desejaria e muito não ter praticado. Não o diz, mas sente-o; seria preciso que eu descresse completamente de s. ex.ª para duvidar d'isso.

S. ex.ª podia ter-se poupado, e podia ter-nos poupado a nós, opposição e maioria, a esta desagradabilissima discussão.

Quando se commettem erros d'estes, é melhor ter coragem de largar a vida publica, e ir sepulta-los no lar domestico, do que affrontar a opinião publica do paiz proclamando e sustentando doutrinas de todo o ponto inadmissíveis e insustentaveis.

Como se não procedeu assim, a discussão era inevitavel. A minha phrase tem sido dura, e peço á camara toda que m'a releve; mas depois das doutrinas que vi, e das doutrinas que ouvi, não podia usar de outra senão d'ella.

O sr. ministro da marinha alludiu hontem á transformação successiva dos differentes partidos politicos; pela minha parte espero resistir a essas tendencias de transformação.

Sou hoje o mesmo que sempre fui. E espero na Divina Providencia que conservarei sempre os meus principios immutaveis, e que até ao fim da minha vida poderei apresentar-me como homem de uma só côr, de uma só fé, e digo-o bem alto, de uma palavra só (muitos apoiados).

Vozes: — Muito bem, muito bem.