O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

404

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

terna e as urgencias do thesouro nos obrigam a fazer algumas antecipações, que vem depois a figurar muito naturalmente nos rendimentos da alfandega, por meios um pouco artificiaes; comtudo, este imposto tem-se elevado e, se não fosse tão forte, talvez ainda mostrasse maior animação.

Não digo isto por censura; comtudo não ha duvida nenhuma que esta mudança de systema do monopolio para a liberdade tem sido vantajosa e proficua, tanto ao uso dos particulares como ao rendimento do thesouro.

Temos tambem o correio. O serviço d'esta repartição, aperfeiçoando se todos os dias, tem augmentando o rendimento; e provavelmente, se se aperfeiçoar ainda mais, como é susceptivel de se aperfeiçoar, dará ainda um maior aumenta da receita, comquanto a minha opinião seja que esta repartição do estado deve ter mais em vista satisfazer à necessidade das communicações rapidas, de que dependem muitos interesses importantes para a industria e commercio e relações quotidianas, do que como transformar se em fonte de receita do erario.

No estado porém actual é lisonjeiro ver que este regato financeiro não se deve desprezar. E mais este mappa prova que ha reformas importantes a fazer, para que as contribuições indirectas se decidam a entrar no caminho de progresso que os impostos directos têem tomado.

Impostos indirectos

[Ver Diário Original]

(a) Abolição da sisa de cavalgaduras. As dos predios de 10 a 5 por cento. - (b) Junção das setes casas e terreiro. Addionaes de 5 e 8 por cento. Reducção do carneiro. Isenção da camara. Os direitos do consumo sobre a exportação passam para as alfandegas grande. – (c) Molestia das vinhas, — (d) Cholera. — (e) Febre amarella. – (f) Isenção das hortaliças. – (g) Juncção do pescado.

Tendo analysado as receitas, pedia à camara licença para desdobrar diante d'ella o que diz respeito à despeza.

Tendo mostrado como entra o dinheiro, vou agora mostrar como elle sáe.

E é preciso saber-se isto.

Uma voz: — Não é preciso.

O Orador: — É preciso (apoiados). Desenganem-se os srs. deputados que não querem que isto se saiba, porque lhes não convem. Andam constantemente a dizer ao paiz exageradamente, que a sua prosperidade e a sua reconstrucção financeira dependem de economias; pois é necessario saber como e aonde essas economias se podem fazer (apoiados).

E para isto é preciso exactamente conhecer como nas differentes repartições do estado a administração publica tem augmentado a despeza. É necessario estudar este mappa para se saber se effectivamente é util o augmento da despeza que tem tido logar, e se a despeza que se está fazendo com essas repartições se tem traduzido em administração, e por isso começarei por dizer qual tem sido a despeza com o ministerio do reino.

Sei que, da longa innumeração que estou fazendo d'estes dados estatisticos, se não póde tirar conhecimento seguro e rapido; não desejo mesmo que os meus illustres collegas confiem muito nos meus estudos, nem nas minhas demonstrações; parecia-me, comtudo, que os trabalhos que tenho tido para agrupar estes elementos estatisticos não devem ser perdidos para quem, com a necessaria capacidade que me falta, quizer occupar-se d'estes assumptos e traduzir em reformas tudo quanto d'aqui resalta ao nosso espirito que é possivel reformar (apoiados).

Despeza ordinaria e extraordinaria dos ministerios

[Ver Diário Original]