O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

distribuído o orçamento das despe zás pelas diversas Com missões, segundo a pratica seguida na Camará Constituinte; e cada uma das Com missões vai oocu-par-se do exame do orçamento que lhe e enviado. Longe de mim censurar esta pratícs , em que reconheço vantagens; pore'm creio que procurando nós approveitar as vantagens deste methodo, devemos também procurar remover os inconvenientes que o methodo tem: examinar cada Commissão'separadamente, sem conferenciarem uroas cpra as outras; sem conferenciarem com a Commissão de Fazenda que é aqueíla que deve examinar em geral todos os recursos, e encargos do Paiz, creio que tem isso graves inconvenientes; eu nâopertendo por modo algum que se sujeitem as opiniões das Com missões especiaea, ás vistas geraes d'uma reunião que eu imagino que é indispensável; porem creio que é absolutamente necessário que haja essa reunião composta de pessoas que tenham maduramente examinado negocio tão importante, e que d'e!la partam todas as luzes, que são indispensáveis : em consequência rnando para a Mesa a seguinte proposta. — (Leu-a e delia se dará conta guando lioer segunda leitura).

Tiveram segunda leitura os seguintes:

.Entrou em discussão a Proposta do Sr« Carvalho e Mello para que a Commisíào de Legislação appre-sente um Projecto de lei, que garanta os empregos civis.

O Sr. Ávila:—Eu pedi a palavra para repetir aquillo mesmo que jádisie n'outra sessão: nós lemos o direito d'iniciativa, mas não o de querer obrigar asCommissões para que a presente m Projectos de lei: nós podemos organisar esses Projectos, remetlê-los ás Commissõos, se a Camará julgar que a ellas devem ser remettidos, e as Cormni.ssões então devertt dar o seu Parecer sobre elles: esta e' a doutrina, que se acha consignada no regimento que foi approvado provisoriamente por esta Camará, o qual diz no § 58 titulo 7.° o seguinte (leu) : por consequência julgo que a deliberação que devemos tomar a este respeito, e' convidar o Sr. Deputado, a que haja de converter em Projecto de lei o seu requerimento, e só então e' que a Camará o poderá remetter á respectiva Commissào para dar sobre elle o seu Parecer.

O Sr. Carvalho e Mdlo: —Sr. Presidente, se eu me tivesse sentido com forças, e cabedacs próprios para fazer um Projecto de lei desta magnitude, de certo o teria apresentado, roas não possuindo nem uma, nem outra cousa, e conhecendo aliás a necessidade d'uma tal lei, fiz o que podia , e devia fazer, que foi requerer a uma Commissâo de homens illus-trados, como é a de Legislação, que apresentasse um Projecto sobre matéria de que deve estar ao facto, e que ninguém melhor do que ella poderia rã-2«r. Eu poderia desenvolver roais as razões em que fundei a minha proposta; no entanto eu peço o seu adiamento, porque eu vejo que ella ha desoffrer longa discussão, e/devendo nós occupar-nos agora da discussão da resposta ao discurso do Throno, por isso p*çe que a minha proposta fique adiada, ate que se conclua a discussão da resposta ao discurso do Thrrfio. * .

A Camará resolveu que ficasse adiada.

Requerimento*—Requeiro que se peça ao Governo pelas, duas Secretarias d'£stado, Reino, e Justiça, toda a correspondência, qu« tem havido desde 1&34 ate' hoje com as Auctoridades Ecclesrastica e

Administrativa de Vizeu, relativa ar» pstar?» rio Se* minado d'aqueíla Diocese; e que seja rrmrt-tuiii á Commissâo dos Negpoeios -^eclesiásticos para esta dar o seu Parecer aóbtè as providencias, que di-v^m recoininendar-sé ao Governo ern objecto d« taw-ia transcendência» Jeronimo Dias d' Azevedo.

O Sr. Midosi: — }^' a primeira vez q u» vsjo apresentar áCamara requerimentos dessa natureza; o Sr. Deputado quer que venham esclarecimentos do Governo para depois uma Commissâo quálquor dar o seu Parecer sobre o merecimento dos actos f^verna-tivos! Parece-me que nem o regimento auetorUa o pedirem-se papeis por essa forma , nem tão pouco,, se tirará a vantagem que o Sr. Deputado parecp ter em vista; então peço ao Sr. Deputado que tenha a bondade de meditar mais^alguma cousa na maneira porque apresenta a S.* parte do seu requerimento , e sem dúvida concordará então'comigo que não será bom abrir este exemplo, nem estabelecer um precedente que pôde de futuro offerecer gravíssimos inconvenientes. -

O Sr. Dias d*Azevedo:—Esta questão pôde entreter um pouco a Camará , e etí estou na resolução de sustentar o meu requerimento tal e qual o apresentei ; entretanto esteobjVcttt 'pôde levar talvez mais tempo do que convém , e pela mesma razão do Sr. Carvalho e Mello, peço o adiamento da 2.* parta da minha proposta, pedindo qn^^e ponha á votação a l.a, que não envolve dúvida alguma;

O Sr. Presidente po% á votação a l.a parte do requerimento até á palavra Diocese , e foi approoa-da j ficando a outra par fé adiada.

Requerimento. — Requeiro que.pelo Ministério da Guerra se remetia —: l.° O quadro áassomrnas postas á disposição do mesmo Ministério pelo'Tbesou-ro Publico ena cada um dos mezes, desde Abril ale Dezembro do anno passado. — 2.e A receita, que se diz não classificada proveniente dos estabelecimentos pertencentes ao mesmo Ministério, também e ti) cada URI dos «rezes, desde Abril até ao fim de Dezembro.—~* 3.° Quaes foram as somrrías entregues ás dif-ferentés Pagadorias Miíita^fe, « -Repartições dependentes do Ministério, em cada um dos mez<_ de='de' satisfação='satisfação' mais='mais' houve='houve' mesmo='mesmo' synopse='synopse' das='das' _4.='_4.' citaçorias='citaçorias' natureza='natureza' bencias='bencias' las='las' nas='nas' suas='suas' pagadorias='pagadorias' dos-pagamentos='dos-pagamentos' pagaram='pagaram' mblivos='mblivos' as='as' cora='cora' cfoàráesum='cfoàráesum' divisões='divisões' especiaes='especiaes' portarias='portarias' que='que' _6.a='_6.a' feitos='feitos' militares='militares' _-úveirò.='_-úveirò.' sã='sã' toã.='toã.' quantias='quantias' elles='elles' por='por' para='para' l.a='l.a' _='_' à='à' tag0:_='_:_' a='a' referidos='referidos' os='os' effectivãmente='effectivãmente' e='e' classificação='classificação' f='f' josé='josé' qualquer='qualquer' antónio='antónio' despezas-='despezas-' p='p' orderis='orderis' determinaram.='determinaram.' preferencia='preferencia' fossenf='fossenf' da='da' quanto='quanto' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'>

O SV. Presidente: —O-'Sr*Ce2hr frffc "aeste req-ue-rimento o seguinte:

Addilamentò..—-O pedido do Sr. Deputado SiU veiro que seja extensivo ao anno dé;1837, & aos mezes de Janeiro, Fevereiro, e Março'ee 18H8, Ce&àí*' de Fasconcellos. Está-ero diicus^áo b t-equerirn-ento.