O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 176 )

Desigualdade provem d1 outras causas : ora eu pedi desde AbriJ até ao fim de Dezembro porque tendo-se en-cerrado as Cortes em Abril, é só desde essa época que pertence á inspecção da Camará este exame; comtudo eu não me opponho ao additamento do Sr. Cezar, mas direi só que vai retardar considerável-mente a remessa destes papeis, e por fim os documentos não chegam a tempo; então pedia á Cama-ia attendesse e deferisse ao meu requerimento primeiro, e depois approva-se o do Sr. Cezar, ao qual eu não me opponho.

O Sr. Presidente: —Eu peço aos Srs. Deputados que se lembrem que por ora não está em discussão o additamento; está em discussão o requerimento, e só depois deste votado é que pode entrar em discussão o additamento.

O Sr. Jervis d'j4touguia;—-Sr. Presidente, quan* do eu vi o illustre Deputado apresentar esta propôs* ta, tive muita satisfação e esperei mesmo que fosse immediatamente admittida e satisfeita a requisição do Sr. Deputado; porque em regra acredito que um Deputado que faz qualquer proposta, e só dirigido pelo interesse público (apoiados) ; por consequência destinei-me a dar-lhe o meu apoio, como ainda destino ; pedi a palavra quando vi que o Sr. Deputado tendo apresentado certa época até á qual queria haver conhecimento, não queria que se fosse mais atraz, e se exigissem outros esclarecimentos: Sr. Presidente, eu hei de sempre ser franco, e hei de sempre apoiar tudo o que eu julgar mais conveniente para o bem público; e agora desejo que a relação dos pagamentos appareça, e desejava até que não só a esta Camará fosse permittido havê-la, mas também que qualquer Cidadão tivesse sempre o direito de a exigir quando tiver interesse em af

O Sr. Silveiro: — Eu não me opponho ao additamento do Sr. Cezar, o que digo é que elle vai retardar os esclarecimentos que eu peço, mas assim mesmo approvo-o, e approvo-o uma vez que a Camará não queira consentir em que venham primeiro desde Abril até ao ultimo de Novembro; já digo compre-hende o espaço do encerramento das Cortes, á abertura jdas outras que é aquillo que está sujeito á ins» pecção desta Camará.

O Sr. Cezar da fasconcellos: — Sr« Presidente,

eu tinha pedido a palavra sobre a ordem para pedir' a V. Ex.a e á Camará que não gastasse tempo com esta discussão; creio que nenhum Sr. Deputado entra em dúvida, em approvar o requerimento do nobre Deputado, assim como o meu additamento; essa difficuldade que apresenta o nobre Deputado, estou eu convencido que não será tão forte, como elle imagina 5 entretanto se se vir que está a Sessão muito adiantada, e que não tem apparecido os esclarecimentos que pede o nobre Deputado, e que o Sr. Ministro da Guerra não pode satisfazer ao nobre Deputado, e a mim , então nessa occasião não terei dúvida em desistir do meu requerimento, para que um de nós seja satisfeito; o que eu entendo é que se não deve roubar tempo nenhum á Camará; approve-se o, requerimento e o additamento; vão para o Sr. Ministro da Guerra, e confio que S. Ex.a mesmo por interesse seu satisfará com a brevidade que lhe for possiveí.

O Sr. Alberto Carlos: — O additamento do Sr. Cezar deve ser approvado, mas o requerimento do Sr. Silveiro deve-o ser primeiro, e eu como Membro da Co m missão de Fazenda tenho muitos outros, que em breve hei de apresentar na Camará; votou-se uina somma dedous mil contos para o Ministério da Guerra, é necessário uma fiscalisaçâo especial, sobre a applicáção dessa somma, e então esta appiicaçâo é aquella que corresponde á épocha que encerra o requerimento do meu nobre Collega por Lisboa, o Sr. Silveiro. Peço pois, que o Sr. Cezar consinta que não se dê preferencia ao seu additamento; o objecto especial do requerimento é examinar a applicação dos doua mil contos, e os outros documentos que venham depois: se isto se não approvar, eu hei de requere-lo qualquer destes dias por parte da Comrnissão de Fazenda»

O Sr. Fonseea Magalhães:—*Parece-me escusado dizer nada depois do que disse o Sr. Cezar; mas farei sempre uma observação sobre o que disse o rrreu illustre amigo. Não é tão restricto o exame contido no tempo prefixado no requerimento do Sr. Deputado por Lisboa, como se inculca; a esta Gamara pertence também pelos mesmos motivos o exame do objecto de que faz assumpto o requerimento do Sr. Cezar: escusamos de entrar-agora nessa discussão, porque todos os Deputados, que aqui estão, o. entendem; e então o que eu desejo é que se não dê preferencia a um sobre o outro, porque a não ha. (dpoiudo). Então digo eu, em regra ordinária, deve-se começar pelo principio; se o requerimento do Sr. Cezar se refere a actos que precederam de alguns mezes os actos a que se refere o requerimento do nobre Deputado, pelo curso ordinário das cousas tem preferencia; mas não é necessário estarmos aqui a matar-nos sobre qual deve primeiro ser satisfeito; porque estou certo que o Sr. Ministro da Guerra nos ha de dizer que os pôde satisfazer simultaneamente; se assim o fizer, mais merecimento lera; ficamos-lhe mui» to obrigados. Venham pois esses documentos, se podem vir, que supponho podem ; se o Sr. Ministro disser que sim escusamos esta discussão.