O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ao iJlubtre Deputado para veriucar as suas Interpel-lações, caso os Ministros interpellados se declarem habilitados para responder.

O Sr. Jloltrcinam:—Peço então que se altere a liora, a fim de que as Tnterpellaçòes se verifiquem nu primeira parte da ordem do dia, porque a Sessão na Camará dos Dignos Pares começa ás duas horas, e a desta Camará ús onze e meia, logo ha muito tempo para se fazerem as Interpellaçôes.

O Sr. Presidente:—Logo que pela Camará soja alterada a practica ate agora seguida, não tenho duvida nenhuma.

O Sr. Conde de Samodâes (Francisco): — Peço ser inscriplo para apresentar um Projecto de Lei.

O Sr. Benevidcs: — Peço também ser inscripto para apresentar um Projecto de Lei.

O Sr. Ferreira Pontes: — Peço igualmente ser inscriplo para apresentar um Projecto de Lei.

C) Sr. /Ivelino: — Mando para a Mesa o seguinte Requerimento (Leu).

r'/\;

O Sr. Ministro doa Negócios Estrangeiros (Jer-vis de Atouguia):— Pedi a palavra para mandar para a Mesa um Officio que me rernelteu o Ministro de Sua Magestade Catholica, dirigido a esta Camará cm agradecimento a outro que V. Kx." honlern lhe mandou — K u como Deputado peço a V. Mx.a se digne mandal-o ler á Camará, e que depois da leitura dei lê me conceda n palavra.

O Sr. Presidente: — Para que a Camará intenda bem o motivo deite Ofíicio, e preciso que lhe de-clare que hontem participei ao Ministro de Sua Magestade Catliolica a resolução que houlem a (-amara tomou de ser lançada na Acta a declinação de que a Camaia ouviu com grande satisfação. qu<_- mesma='mesma' tag0:_='_:_' vida='vida' em='em' ipoiudos='ipoiudos' tia='tia' achava='achava' p='p' se='se' preciosa='preciosa' perigo='perigo' senhora='senhora' não='não' augusta='augusta' geracs.='geracs.' _='_' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'>

O Sr. Secretario Hehello de. Carvalho, leu

UM oi-1'icio. —Do Ministro de Sua Majestade Catholica, agradecendo as demonstrações da Camará de senliiucnlo pelo attenlíido contra Sua Magestade Catholica, e de satisfação por ver que a sua preciosa vida não corria perigo.

O Sr. Presidente: — Parece me que a Camará quererá que se. mencione na Acta que estcOmdo foi recebido com especial agrado (Muitos apoiados).

Slssirrt se resolveu.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Jervis de sitouguia);— Sr. Presidente, quando factos desta natureza tem Ioga r, seguir arisca as etiquetas, que estão marcadas para casos ordinários, nem e possível, nem deve fazer-se; c a Camará não estranhará que pela minha parte, como Ministro, e Ministro de urna Soberana ligada por laços de parentesco tão de perto com aquella, que acaba de ser victirna de um malvado; e por ordem de Sua Mageslade, na execução de meus deveres., tendo procurado pessoalmente por difterenles vezes o Ministro de Sua Mageslade Catholica, seja portador de um recado verbal daquello Ministro para a Camará, o que não será talvez conforme com a rigorosa marcha da etiqueta diplomática, mas a que altentas as circumslancias, intendi não me dever recusar.

Com as lagrimas nos olhos, o Ministro de Sua Mageslade Catholica se mostrou agradecido a esta Nação, porque de todos os indivíduos delia, de todas as cores políticas quenella existem, recebeu as maio-

res demonstrações do sentimento profundo, que a todos impressionou um ai tentado de tal natureza; e ene.i r regou-me de fazer saber á Camará— que o seu reconhecimento era o mais profundo, e que faria constar ao Oioverno os testimunhos unanimes, que tinha recebido de todos os Portuguezes, por occasiâo de tão infausto acontecimento.

Novamente repito, quo julguei não poder recusar-me a satisfazer ao pedido daquelle Ministro (Muitas tiftoitidus )j e se nisto ha erro de etiqueta, tomo sobre m i m a responsabilidade (slpoiados geraes:— Muito bem).

oumcM DO DU.

Discussão do Parecer sobre as vagaturas.

7í" o seguinte

PARKCKR. — A Cornmissâo de Verificação de Poderes, tendo, pela relação //, conhecido quaes os Deputado* eleitos por mais de um Circulo, o tendo atlençao a naturalidade, residência e votação de cada um rios dirios Dopntndos, <_:_ francisco='francisco' de='de' omcio.s='omcio.s' do='do' eleitos='eleitos' differenles='differenles' mais='mais' verso='verso' vacataras='vacataras' costa='costa' das='das' também='também' tio='tio' são='são' jo.sá='jo.sá' lamego='lamego' lobo='lobo' em='em' duas='duas' renuncia='renuncia' accrescem='accrescem' deputados='deputados' de-zesseis='de-zesseis' eleito='eleito' círculos='círculos' vagaturas='vagaturas' que='que' lendo='lendo' inegibilidade='inegibilidade' brito='brito' desenove.='desenove.' total='total' por='por' arnaldo='arnaldo' sido='sido' decidida='decidida' dois='dois' a='a' deste.='deste.' pelos='pelos' opinião='opinião' c='c' os='os' e='e' altenção='altenção' sebastião='sebastião' intende='intende' deputado='deputado' o='o' p='p' almeida='almeida' anzeller='anzeller' ha='ha' tendo='tendo' preencher='preencher' da='da'>

Km quanto ás K l picões Primarias, a que se deve mandar proceder nos ditferentes Círculos, em quo vai ler logar nova eleição, e em quanto aos li leitores de Deputados, que se consideram illegil iino.í nos dirtos C°llegios Í£leitoraes, se refere a Com missão aos Pareceres respectivos das Commissões, já impressos, e que dizem respeito a taes Collegios Kleitoraes. Sala da Commissão, õ de Fevereiro de 1852. —• José Caetano de Campos. — A*. Ferrer. — /. de Mello Soares e Pascuncellos.—António Maria líibtiro da, Costa Holtrernan. — Leonel Tavares.

Vagaturas a preencher. Porto— Collcgio de Cedo feita —7."

1." António Aluizio Jervis de Atouguia. 3.° Arnaldo Wanzeller.

Collcgio de Santo Ovídio — O.c

Porto

3° Sebastião do Almeida e Brito. Oliveira de Azeméis.

4.° António Aluizio Jervis de Atouguia. b." Júlio Gomes da Silva Sanches.

Bragança.

6." António de Azevedo Mello e Carvalho. Beja.

7.° António José7 de Ávila. A'r'ganil.

8.° António Corrêa Caldeira. Setúbal.