O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

442 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

tados era virtude do disposto na carta de lei de 31 de março de 1885.
Á secretaria.

7.° Do mesmo ministerio, satisfazendo ao requerimento do sr. Luiz José Dias, feito em sessão de 30 de janeiro ultimo.
Á secretaria.

8.° Do mesmo ministerio, satisfazendo ao requerimento do sr. Mariano de Carvalho, relativo á construcção de novas pontes para o serviço da alfandega de Lisboa.
Á secretaria.

9.° Do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. Frederico Laranjo, copia do officio do engenheiro director das obras da alfandega de Lisboa, do qual consta a importancia do orçamento das mesmas obras e das despezas já realisadas.
Á secretaria.

10.° Do ministerio da marinha, remettendo os documentos dos abonos extraordinarios mandados fazer por despachos de s. exa. o marquez de Sabugosa em julho e agosto de 1879.
Á secretaria.

11.° Do mesmo, ministerio, participando, em satisfação ao requerimento do sr. Ferreira de Almeida, que na repartição de contabilidade do ultramar não ha praticantes; ha um empregado pertencente á direcção geral de contabilidade publica, Joaquim Simões Afra, que continúa a perceber o seu vencimento pelo cofre do ministerio da fazenda.
Á secretaria.

12.° Do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. Ferreira de Almeida, relação das dividas dos empregados do ultramar residentes no reino em dezembro ultimo, e bem assim dos empregados residentes nas provindas de S. Thomé e Principe, Angola, India e Macau.
Á secretaria.

13.° Do mesmo ministerio, remettendo, informado, o requerimento dos escrivães de direito das comarcas de Loanda e Mossamedes, pedindo que o exercicio dos seus empregos, por um certo numero de annos, lhes de direito a serem collocados nas comarcas do reino.
Ás commissões do ultramar e de fazenda.

14.° Do mesmo ministerio, remettendo, informado, o requerimento de varios empregados publicos da provinda de Cabo Verde, pedindo que se torne extensivo aos funccionarios descendentes de europeus e nascidos no ultramar o beneficio concedido por decreto de 26 de dezembro de 1878.
Ás commissões do ultramar e de fazenda.

15.° Do mesmo ministerio, remettendo, informado, o requerimento do presbytero Bernardo Alves Valente, ex-missionario de Moçambique.
Ás commissões do ultramar e de fazenda.

16.° Do ministerio dos negocios estrangeiros, respondendo ao requerimento em que o sr. Consiglieri Pedroso pede copia da correspondencia relativa á subtracção do dinheiro, occorrida no consulado geral de Portugal no Rio de Janeiro.
Á secretaria.

17.º De D. Adelaide Christina de Sousa Leal, agradecendo á camara o voto de sentimento mandado consignar na acta das sessões pelo fallecimento do visconde de Sagres.
Á secretaria.

REPRESENTAÇÃO

De fabricantes de assucar pedindo protecção para a industria que exercem.
Apresentada pelo sr. deputado Carrilho e enviada á commissão de fazenda.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PUBLICO

1.° Requeiro que, pelo ministerio do reino, me seja mandada copia da acta da sessão da junta geral do districto de Vianna, na qual se deliberara ácerca da approvação ou rejeição do orçamento da camara municipal de Monsão para o presente anno economico. = Luiz José Dias.

2.° Requeiro que a petição do sr. Manuel Joaquim, alferes convencionado de Evora Monte, apresentada por mim a esta camara em sessão de 27 de janeiro de 1882, seja de novo presente á illustre commissão de guerra para fazer ao supplicante a justiça a que tem direito. = J. J. Alves, deputado por Lisboa.

3.° Requeiro que, pelo ministerio da marinha, me sejam enviadas com toda a urgencia as seguintes notas:
I. Tabella comparativa dos preços dos artigos adquiridos pelo conselho administrativo da divisão naval da Africa oriental, no primeiro trimestre de 1885, e designação dos membros d'esse concelho, com os que na mesma epocha foram adquiridos pelo transporte India. Importancia total do valor dos artigos recebidos nos depositos da divisão naval durante esse periodo, separando-se a importancia dos generos da de sobresalentes; numero de praças abonadas na caldeira, nos navios da divisão durante esse periodo. Preço da compra de uma porção de fita de nastro, quantidade e valor total, documento que legalise a urgencia, havendo-a. Preço medio dos artigos que constarem da nota, em periodo ou arrematações anteriores e posteriores feitas por outros conselhos administrativos. Opinião da repartição conforme o titulo 4.° capitulo 5.° do regulamento geral de contabilidade publica, ou de outra qualquer natureza;
II. Copia da proposta do commando geral da armada para a nomeação do chefe da divisão naval de Africa occidental, parecer da repartição e despacho do ministro;
III. Parecer do commando geral da armada sobre os autos de inquerito ao estado de disciplina da corveta Mindello;
IV. Ordem á força naval por occasião da insubordinação que ultimamente teve logar a bordo da corveta Mindello;
V. Consulta e parecer da repartição sobre a preterição ou promoção do capitão do fragata Agostinho José Maria da Mata. = J. B. Ferreira de Almeida.

4.° Requeiro que, pelo ministerio da marinha e ultramar, me sejam enviadas com toda a urgencia as seguintes notas:
I. Dos individuos não encartados como empregados das repartições da direcção geral do ultramar que ali têem feito serviço, a que titulo, qual o vencimento, por onde pagos, data do despacho que os mandou admittir, até fim do anno civil de 1885;
II. Nota complementar da que já foi enviada pela secretaria da marinha, das gratificações extraordinarias não especificadas na lei, com respeito ás gratificações d'esta especie ou abonos com qualquer outro titulo, que se tenham feito aos empregados da contabilidade de marinha ou aos que ali prestam serviço, segundo o artigo 321.° do regula-