O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(370)

taria; e deve crer-se que a não rejeitasse, sendo ella bem fundamentada.
O Sr. Silva Sanches: - Isso apenas pode provar que eu estarei enganado; mas os factos conduzem-nos á minha opinião; e é por esse motivo, e pelo de em tal caso serião gastar tempo inutilmente, que ella se não tem formado. Mas pode ser que a experiencia se faça,, se com igualdade se não começar a administrar justiça.
O Sr. Tavares de Carvalho: - Eu queria dizer o mesmo que acaba de expor o Sr. Presidente. Faça-se a accusação, e não se tema a rejeição da maioria, que por certo não terá logar, se for feita com razão e justiça.
O Sr. Silva Sanches: - Infelizmente para a accusação não falta materia; mas ainda repito, que se tem julgado inutil apresentalla, por se ter como certa, ou muito provável a sua rejeição, e se não quer nesta hipothese roubar tempo á Camara, quando muitos importantes objectos estão para tratar; e quando, sendo ella rejeitada, o effeito d'apresentação não faria cessar o mal, nem compensaria a perda do tempo.
O Sr. Aguiar: - Concordo perfeitamente com o que disse o illustre Deputado o Sr. Tavares de Carvalho. Venha a accusação; mas venha fundada, e não vaga, como é de costume; e então se verá se a maioria da Camara a adota ou rejeita. - dizer-se o contrario é um ataque feito a todos nós, e eu não estou disposto, nem como Deputado, nem como homem, a soffrer similhantes excessos.
O Sr. Silva Sanches: - Sr. Presidente, sobre o objecto é já escusado fallar. Direi pois somente, que como Deputado dou todas as satisfações; como homem nunca me recuso a ellas.
Resolveu-se a respeito do officio que a Camara ficou inteirada. O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo continuou.
3.° Incluindo uma relação de todas as pensões ou doações, que tem sido conferidas pôr aquella repartição, desde o estabelecimento da regencia na ilha Terceira, até á data d'hoje. Mandou-se para a secretaria.

Ministerio dos Negocios da Fazenda.

OFFICIOS.

1.º Sobre terem-se mandado retirar as eguas das manadas reaes dos terrenos nacionaes, ou de particulares. A Camara ficou inteirada.
2.º Sobre privilegios de commercio que sé tenham concedido a alguma companhia que exista em Angola. A Camara ficou inteirada.
3.° Dando parte de ficarem expedidas ás convenientes ordens para serem satisfeitos os quesitos que constam da indicação ao Sr. Campos (Francisco), relativos a bens nacionaes. A Camara, ficou inteirada.

Camaras Municipaes.

REPRESENTAÇÕES.

1.ª Da cidade de Lagos pedindo certos edificios para estabelecimentos publicos. Mandou-se que se remettesse ao Governo para proceder ás informações competentes, é participar o resultado á Camara.
2.ª Da villa d'Atouguia pedindo dispensa do pagamento da terça, e providencias para poder fazer face as despezas do concelho. Passou ás Commissões d'adminstração publica, e do fazenda.
3.º Da villa de Godim, annexa á de S. Martha de Pennaguião, pedindo a creação de duas cadeiras de primeiras leiras, e de latinidade. Foi á Commissão d'instrucção publica.
O Sr. Tavares de Carvalho: - Sr. Presidente. Peço ser inscrito.
O Sr. Affonso Chaves tambem fez igual petição.
O Sr. Vieira da Mota: - Sr. Presidente. O meu patricio o padre Joaquim Soares, que foi religioso da ordem de S. Domingos, e hoje é membro da sociedade portuense, bem conhecido por suas virtudes civicas e políticas, compoz um cathecismo político e religioso para instrucção da mocidade portugueza, o qual remetto para a meza com um requerimento em que pede que seja mandado dar nas escolas de primeira infancia, e que se lhe conceda o privilegio de só elle, como seu autor, o poder imprimir por espaço de cinco annos. Parece que deve ir á Commissão de instrucção publica para dar o seu parecer.
O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado pode mandar o cathecismo para á mesa; e julgo que a Camara não tem duvida que vá para; a Commissão d'instrucção publica, e que se mencione na acta que este offerecimento foi recebido com agrado; mas o requerímento ha de ter a bondade de o dirigir á Commissão de petições para lhe dar o devido destino. Eu proponho. Propoz, e venceu-se. Continuou o mesmo Sr. Presidente: - São nomeados para compor a Commissão especial, encarregada d'examinar o requerimento dos habitantes da cidade do Porto, no tempo do cerco da dita cidade, e no qual pedem certo distinctivo - os Srs.

Francisco Antonio de Campos.
Luiz Antonio Gebello da Silva.
José Liberato Freire de Carvalho.
Joaquim Larcher.
Antonio Camello Fortes de Pinna.
José Antonio Maria de Souza Azevedo.
José Homem de Figueiredo Freire.

A Camara vai dividir-se nas suas Commissões. Está fechada a secção. Onze horas e tres quartos.

O Redactor

J. P. Norberto Fernandes.

SECÇÃO DE 23 DE FEVEREIRO.

Ás onze horas da manha disse o Sr. Vice-Presidente = Está aberta a secção.
O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo, tendo feita a chamada, verificou estarem presentes cem Srs. Deputados, e faltarem com justificado impedimento os Srs. - Marciano d'Azevedo - Pereira do Carmo - Pereira Ferraz - Baeto - Avilez Zuzarte - Teixeira de Moraes - Neves Mascarenhas - Bandeira de Lemos - Fonseca Magalhães.
O Sr. Deputado Secretario Souza Queiroga leu a acta da secção d'hontem. Foi approvada.
O Sr. Vice-Presidente: - O Sr. Presidente communicou-me em officio da data d'hoje, que o seu estado de saude, não lhe permittia o vir hoje á Camara, em consequencia; desta partecipação tornei em seu logar a cadeira da presidencia.
O Sr. Lopes de Lima: - A palavra para depois da correspondencia.
O Sr. Pizarro: - Tambem eu a peço.
O Sr. Raivoso: - E eu, Sr. Presidente.
O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo deu conta da